Quem já ouviu falar de um vírus que captura tudo o que a vítima digita? Vírus desse tipo, já chegaram a ser comentados em vários filmes que diretamente ou indiretamente falam sobre informática, esses vírus são chamados de spywares ou Keyloggers.
Os Keyloggers são programas feitos na maioria das vezes na linguagem de programação C, mas também podem ser criados facilmente em outras linguagens mais simples como Object Pascal, com a ajuda do Borland Delphi.
A função de um keylogger é capturar tudo que a vítima digita, e enviar todas as informações para o invasor através de e-mail, ou no caso de alguns keyloggers até em real time (tempo real). Se formos imaginar a ação de um keylogger da forma descrita acima, irá até parecer um programa inofensivo, mas quando eu digo, que o Keylogger irá capturar tudo o que a vítima digitar e enviar para o invasor, será tudo mesmo, inclusive senhas, informações pessoais e até conversas no MSN e e-mail, ai é que esta o perigo do keylogger.
Por serem um vírus que monitora de forma invisível, tudo o que a vítima digita, os Keyloggers também são considerados os vírus espiões, inclusive até são divulgados e vendidos com esse nome, por ser mais chamativo e direto :D.
Apesar de algumas pessoas comprarem keyloggers proprietários (programa pagos), hoje em dia existem vários keyloggers que podem ser baixados pela internet gratuitamente, ou para um periodo de avaliação, o que já é suficiente para uma pessoa bem ou mau intencionada. Os keyloggers mais conhecidos são:
Evolução por parte da segurança:
Com a enorme utilização dos Keyloggers para o mau, algumas empresas de segurança, se atualizaram e lançaram novidades, a mais popular é o teclado virtual. Já que o keylogger captura apenas o que é digitado em seu teclado (real), a utilização de um teclado virtual conseguiria passar desapercebido pelo vírus.
Evolução por parte da invasão:
O teclado virtual que foi lançado como solução para os problemas relacionados aos keyloggers, logo foram superados. Hoje já existem keyloggers inteligentes que simulam um teclado virtual para que a vítima ache que esta segura, mas na verdade esta digitando no teclado virtual do keylogger.
Esses são os Keyloggers, vírus espiões ou spywares.
Não deixem de comentar :D!!!
sim esses dias descobri q em si proprio o windows seven (pelo menos no Home Premium) vem com um teclado virtual q tambem serve para deficientes, e o keyloger tambem eh considerado uma ferramenta de invasao pois fornece as senhas e ja esta sendo utilizado pelos trojans ou seja vc baixa por exemplo turkojan ele ja vem com keyloger imbutido