Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

Retrospectiva 2018 no WhatsApp é golpe (vírus)



É no mês de dezembro que várias redes sociais, aplicativos e outros serviços começam a exibir ou oferecer uma retrospectiva de tudo que você fez durante o ano na plataforma, alguns exemplos de sites que fazem isso é o Facebook, Instagran, Spotify e vários outros, isso sem contar com os aplicativos e sites que oferecem retrospectivas utilizando todos os perfils e fotos do usuário nas redes sociais.

Aproveitando essa onda de retrospectivas, cibercriminosos estão disseminando um novo golpe Phishing via WhatsApp, onde uma mensagem oferece um serviço que faria uma retrospectiva de fotos, status, conversas e postagens que foram feitas durante todo esse ano de 2018. Na verdade o link divulgado na mensagem direciona a vítima para uma página repleta de propagandas que geram uma renda para os cibercriminosos.

Esse ataque foi identificado pela dfndr lab, que é o laboratório de cibersegurança da PSafe, e segundo o mesmo em apenas 16 horas foram feitas 339 mil detecções do golpe a partir da ferramenta anti phishing da PSafe, levando em consideração que não são todos que utilizam essa ferramenta, o numero de vítimas do golpe pode ser exponencialmente maior.

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab: “Os cibercriminosos costumam utilizar datas relevantes como gancho para criar formas de enganar os usuários. Foi assim com a Copa do Mundo, eleições, Black Friday, e agora com o fim do ano”.

Caso você não saiba phishing é uma técnica hacker que consiste na criação de mensagens utilizando a boa e velha engenharia social, para convencer alguém a clicar ou baixar algo que esta na mensagem, abrindo assim uma porta de entrada para uma invasão, ou simplesmente, gerando uma renda com publicidade ou coleta de informações pessoais. Hoje o Brasil é um dos países com o maior numero de ataques do tipo Phishing do mundo, sendo que vários desses ataques possuem um nível arrojado de geração das mensagens e páginas para coleta de informações. Normalmente os cibercriminosos utilizam datas especiais para dar um ar de credibilidade as mensagens, aumentando as chances de uma vítima cair no golpe.

Atualmente existem algumas ferramentas que podem ajudar você a se proteger desse tipo de ataque, uma delas é a ferramenta da própria PSafe, que analisa links para verificar se o mesmo já fez ou faz parte de algum golpe Phishing, para utilizar esse analisador de links basta clicar aqui.

Outra forma de se proteger desse tipo de golpe, é sempre analisar as mensagens que você recebe, principalmente as que aborde assuntos como sorteios, promoções, descontos, ou bonificações, se existe um link na mensagem as chances de ser um golpe é alta, se houver um arquivo para baixar, é quase certeza que se trata de um golpe, além de analisar a mensagem, é recomendável que você sempre atualize o seu sistema operacional e utilize um bom programa antivírus tanto no PC quanto no Smartphone.

Eae você recebeu alguma mensagem de retrospectiva? Deixe seu comentário abaixo ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Retrospectiva 2018 no WhatsApp é golpe (vírus)”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens