Todo mundo já deve saber quem é o banqueiro Daniel Dantas, ele que vem respondendo por vários crimes financeiros, entre eles o do tão comentado mensalão.
No dia 8 de Julho de 2008 o Daniel Dantas foi preso pela policia federal, a partir dai varias investigações começaram para reunir ainda mais provas contra ele, entre todas essas investigações a que chama mais atenção, pelo menos para nós do ramo de Informática Hacking, é a investigação de arquivos criptografados do Daniel Dantas, aonde provavelmente deve conter diversas provas contra ele.
Como todos nós sabemos, um cidadão brasileiro julgado no Brasil, não tem obrigação de gerar provas contra si mesmo, sendo assim, já é de se imaginar que o Daniel Dantas não irá dizer a senha dos arquivos, devido a isso tudo, a policia federal tentou por 5 meses quebrar a criptografia dos arquivos sem sucesso, apelando então para o FBI que durante 12 meses tentaram quebrar a criptografia e também não conseguiram, em ambos os casos foi usado a técnica força bruta.
Os arquivos do Daniel Dantas foram criptografados usando o software livre TrueCrypt, e ao que parece o algoritmo utilizado para a criptografia foi o AES de 256 bits, o que explicaria a dificuldade em quebrara a criptografia.
Bom, isso tudo prova duas coisas, primeiro o Daniel Dantas realmente fez algo de errado, se não o que custaria abrir os arquivos, e segundo, essa foi uma das melhores formas de provar que existem vários softwares livres que realmente dão segurança para os seus usuários como o TrueCrypt.
Agora vem outro ponto importante, e se esses arquivos fossem parar nas mãos de grupos fortes de Hackers, eles conseguiriam quebrar a criptografia dos arquivos?
Ééé nem tudo é tão fácil como no seriado 24 Horas :D!!!
“Ééé nem tudo é tão fácil como no seriado 24 Horas 😀 !!!”
aieuheaiuhaeiuhae… é mesmo!