Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

NSA afirma que EUA esta livre de chips espiões chineses



Na semana passada, uma reportagem da Bloomberg, levantou a hipótese de um possível chip espião, desenvolvido pelo governo chinês, estar sendo implantado em placas mãe fabricadas pela Super Micro, que por sua vez é uma das principais fabricantes de hardware do mundo, se essa reportagem da Bloomberg for real, estamos falando de placas adulteradas em servidores de empresas americanas gigantes como a Apple e a Amazon e até mesmo nos servidores do próprio governo norte americano. Segundo informações esse chip espião seria capaz de coletar e enviar dados do servidor para o governo chinês, ou seja, estamos falando de uma espionagem chinesa a nível de Hardware sobre a nação mais poderosa do mundo.

Como já era de se esperar, assim que a reportagem da Bloomberg foi publicada, houve um estardalhaço, não só por parte de empresas que utilizem servidores com placa mãe da Super Micro, mas também por parte do próprio governo dos EUA, inclusive muitas empresas tiveram quedas em suas ações por supostamente estarem com seus servidores comprometidos pelo chip espião. Apesar disso tudo, tanto a Apple quanto a Amazon tranquilizaram seus clientes, afirmando categoricamente de que não há nenhum indicio de que seus servidores estejam comprometidos por algum chip espião.

De fato, temos que admitir que uma espionagem a nível de hardware é possível, e que empresas que fabricam e fornecem componentes para outras empresas e até mesmo governos, de certa forma tem um enorme poder e responsabilidade, para que o hardware entregado seja somente o que foi pedido, e não esteja com nada a mais, se é que me entendem, afinal no passado já houve casos em que montadoras de computadores estariam enviando computadores com dispositivos espião integrados.

Bom, já que estamos falando de espionagem, o que a agencia de espionagem, digo, segurança dos Estados Unidos teria a dizer sobre tudo isso, afinal, uma agencia que comprovadamente já espionou ou ainda espiona grande parte de seus cidadãos e até mesmo cidadãos de outros países, com a desculpa de evitar ações terroristas, deveria estar atenta a espiões corporativos ou até mesmo de outras nações. Hoje (11/10) uma nota solta pela NSA (Agencia de Segurança Nacional dos EUA), afirmou que não há qualquer evidência de que chips espiões chineses estariam implantados em servidores de organizações ou empresas dos EUA. Segundo Rob Joyce, conselheiro-sênior de cibersegurança: “Tenho todo o tipo de indústria comercial enlouquecendo a cabeça por causa disso e ninguém encontrou nada. Tenho um grande acesso a informações “sigilosas”, e não tenho uma pista para dar do lado do governo”.

Realmente temos que concordar, de que se os servidores do governo americano estivessem comprometidos com algum chip espião, a NSA deveria saber, afinal, é de se esperar que uma agência desse porte, com a tecnologia que eles possuem, vasculhem todo equipamento comprado pelo governo, afinal, os EUA é um alvo digital em potencial, não só de hackers mas também de governos inimigos.

Caso você esteja por fora desse assunto, veja essas dumas matérias, que eu postei aqui no Mundo Dos Hackers, a primeira sobre o suposto descobrimento do chip espião chinês, que seria o “maior hacking da história“, a segunda matéria foi sobre a queda de ações de algumas empresas por conta do chip espião e a repercussão de toda essa história.

E você, acha que esse chipe realmente existe? Deixe seu comentário ;-)!!!

Nenhum Comentário para “NSA afirma que EUA esta livre de chips espiões chineses”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens