Você já pegou algum vírus que foi passado por um pen drive ou qualquer outro dispositivo de armazenamento?
Esses tipos de vírus aproveitam-se do autorun (auto execução) do Windows, para executar automaticamente um código ou programa malicioso, para pegar esse tipo de vírus, basta estar com o autorun ativo e conectar algum dispositivo de armazenamento ou até mesmo colocar CDs e DVDs infectados em seu computador.
Recentemente um pesquisador de segurança, demonstrou que o tipo de ataque citado acima, também é possível em PCs com o Linux “mau configurado em questão de segurança“.
Jon Larimer é da divisão de segurança X-Force da IBM, ele demonstrou que é possível fazer com que um Ubuntu bloqueado, saia do descanso de tela sem a inserção da senha, isso apenas inserindo um pen drive com código malicioso.
Para quem nunca usou o Ubuntu, depois de muito tempo sem ação do usuário, ou por requisição do usuário, o Ubuntu entra em modo de descanso e só sai após o usuário inserir a senha.
Na demonstração Jon explorou uma vulnerabilidade no Evince (visualizador de documentos do GNOME), essa falha foi corrigida no mês passado.
Para evitar esses tipos de ataque tanto no Windows quanto no Linux, faça algumas configurações de segurança em seu sistema, desativando o autorun ou auto execução no sistema, hoje em dia, alguns antivírus ao serem instalados já fazem essas configurações automaticamente.
Para obter maiores informações sobre teste do Jon Larimer, acesse o blog Frequency X.
Não deixem de comentar ;)!!!
nao q os virus do linux sao tao agressivos ateh pq sao poucos….. eh mais comum botnet e eu me orgulharia por exemplo de participar (mesmo q involuntariamente) (naum quer dizer q vo deixar vcs me infectarem) de uma botnet q derrubou o senado xP (por exemplo)