Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

[Linux] Como mudar ou criar uma senha para o usuário root



Um dos erros mais comuns em Linux é o de permissão negada por falta de privilégio, esse erro é motivo de muita chateação para usuários iniciantes, porém é extremamente necessário, pois isso quer dizer que não é qualquer um que pode fazer configurações vitais no sistema ou instalar e desinstalar os pacotes que quiser.

Nas distribuições Linux, instalação e desinstalação de pacotes além de algumas configurações do sistema, só podem ser feitas com privilégios de super usuário ou usuário “root“, isso garante a segurança do sistema, pois sempre que logamos no Ubuntu por exemplo, nós estamos como usuário comum, dessa forma se o nosso sistema fosse invadido, o invasor não conseguiria instalar vírus complementares ou fazer alterações no sistema sem o privilégio de um super usuário, nesse caso ele teria que explorar alguma falha para conseguir escala de privilégio, mas esse assunto não cabe a esse tutorial.

Para obter privilégios de super usuário você pode utilizar o comando sudo seguido do comando que precisa de privilégios de super usuários, por exemplo:

sudo apt-get update

O comando sudo lhe da privilégios de super usuário e o comando apt-get update atualiza o repositório de pacotes da sua distribuição Linux baseada em Debian como o Ubuntu por exemplo.

Ao digitar o comando acima, dando um enter, será pedido a senha da sua conta de usuário, basta digitar a senha e dar mais um enter que o comando será executado com privilégios de super usuário.

Outro comando que pode lhe dar privilégios de super usuário é o comando su , a diferença do comando su para o comando sudo, é que no caso do su você permanecerá como super usuário até que o terminal seja fechado, já no comando sudo, você só ficaria como usuário root naquele comando, se fosse preciso digitar outros, você teria que dar o comando sudo novamente.

Para utilizar o comando su, você precisa antes definir uma senha para o usuário root, que pode ser a mesma da sua conta de usuário comum ou uma nova senha, para isso siga os passos abaixo:

Obs: Nesse tutorial eu estou utilizando o Ubuntu 12.04.

1- Clique no ícone do Ubuntu no lado esquerdo da tela, feito isso procure por terminal e clique no terminal.

Se você estiver utilizando uma versão mais antiga do Ubuntu, clique em Aplicativos / Acessórios / Terminal .

 

2- No terminal digite o comando sudo passwd root  e de um enter, feito isso será pedido a senha da sua conta de usuário comum, digite a senha e de um enter.

Obs: Ao digitar a senha, não será mostrado os caracteres no terminal, isso é normal e é mais uma segurança para o usuário.

Agora será pedido a senha para o usuário root, digite a senha e de um enter, feito isso confirme a senha e de mais um enter.

Pronto, a senha para o usuário root foi definida ou atualizada.

Agora você já pode dar o comando su . Feito isso será pedido a senha do usuário root, que é a que acabamos de definir, basta digitar a senha e dar um enter.

Pronto, agora você já esta como super usuário ou usuário root :D. Perceba que ao lado do seu nome no terminal, não esta mais um cifrão ($), agora esta um #  isso significa que você esta como super usuário, no caso do $ quer dizer que você esta como usuário comum.

Caso você queira redefinir a senha para o usuário root, basta dar o comando sudo passwd root novamente.

Links desse tutorial:

Ubuntu: http://www.ubuntu-br.org/

Não deixem de comentar ;)!!!

 

4 Comentários para “[Linux] Como mudar ou criar uma senha para o usuário root”

28 de outubro de 2012 ás 8:17hs

gostei demaiss, precisava passar isso para meus alunos, mas nao lembro muito do linux, ajudou bastante, divulguei no meu face, espero ajudar a outros tambem.
Vlw

    29 de outubro de 2012 ás 13:50hs

    Valeu Eugênio pela força :D.

    Abração!!!

20 de dezembro de 2012 ás 19:30hs

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sylvia Rizzo

6 de março de 2018 ás 20:12hs

olá,
estou procurando saber como mudar o idioma do sistema pelo terminal.
Não entendo como meu notebook está la linguua da Bielo Russia.
Já tentei pelo firefox não consegui ele traduz mas os comando vem todo em bielorusso

tenho um notebook da Dell Inspiron 15-5566

vocepode me orientar em portugues etapa por etapa por etapa
entrar no terminal eu sei mas preciso bem explicado pois não tenho experiencia

agradeço desde já.

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens