A maioria dos consoles de hoje em dia, possuem rotinas no sistema que identificam se um jogo é ou não original, se o jogo não for original, obviamente o sistema não reproduzirá o game e emitirá um alerta. Esses bloqueios estão a um bom tempo presentes nos consoles mais utilizados (PlayStation e Xbox) e a cada nova versão dos consoles, os bloqueios se tornam mais arrojados e eficientes.
Recentemente um Hacker conhecido como Specter, descobriu uma falha de segurança no firmware (sistema) do PlayStation 4, a falha foi encontrada na versão 4.05 do firmware. Segundo Specter essa brecha permite a execução de código arbitrário, como se fosse uma execução do próprio kernel, isso permitiria o desenvolvimento de um jailbreak e até mesmo modificações no próprio kernel do console, tirando ou burlando a proteção contra a execução de produtos não oficiais, ou seja, através dessa falha, é possível “desbloquear” o PlayStation 4, fazendo com que o console rode jogos piratas.
Specter divulgou seu código para exploração da falha em seu GitHub, porém deixou bem claro, que o código não possui nenhuma função para burlar o sistema antipirataria do PS4, mas é claro que na prática, um cracker ou hacker, pode estudar e modificar o código para desenvolver um jailbreak.
Vale lembrar que a firmware 4.05 do PS4, já pode ser considerada obsoleta, já que a versão 4,06 foi lançada em novembro de 2016, corrigindo diversas vulnerabilidades e brechas de segurança, logo, é bem provável que a maioria dos consoles PS4 já estão atualizados com a versão 4.06 da firmware.
Gostou dessa notícia? Então comente e compartilhe ;-)!!!