No Banner to display

Email falso alerta infecção por WannaCry



O WannaCry é um vírus do tipo Ransomware, ao infectar um sistema alvo, esse tipo de vírus criptografa todos os arquivos da vítima e pede um resgate em Bitcoins, para descriptografar os arquivos e devolvê-los a vítima, ou seja, é uma espécie de sequestro virtual de dados. Existem muitos vírus do tipo ransomware, mas o WannaCry é um dos mais famosos por ter infectado milhões de computadores domésticos e empresariais no ano passado (2017), inclusive computadores de instituições bancárias,  o que causou um prejuízo na casa dos bilhões de dólares, além disso, muitas variantes e modificações do WannaCry surgiram, inclusive com alteração da conta bitcoin, dessa forma, mesmo a vítima efetuando o pagamento do resgate, como a carteira bitcoin não era do cracker que desenvolveu o WannaCry, a descriptografia dos arquivos não eram realizadas e a vítima perdia os arquivos e o dinheiro.

Passado um ano dos ataques do WannaCry, durante essa semana, um ataque de phishing envolvendo esse ransomware vem afetando milhares de pessoas. De acordo com a Unidade Antifraude de Londres, pessoas vem recebendo emails falsos alertando-as, que o seu sistema operacional esta infectado pelo WannaCry, e como se não bastasse a mensagem ainda informa que seu smartphone e qualquer outro gadget também esta infectado pelo vírus, segundo a mensagem, para se livrar do vírus, é preciso que a vítima faça o pagamento de 0,1 Bitcoin cerca de US$ 650.

Obviamente, esse ataque de phishing esta apenas jogando verde, alertando usuários aleatórios na esperança de que a vítima acredite que esta infectada e deposite a quantia em Bitcoin. Normalmente os ataques do tipo Phishing vem acompanhados por algum link ou anexo maliciosos e induz a vítima a clicá-lo ou executá-lo, mas ao que tudo indica o email falso que vem sendo propagado tenta tirar proveito apenas nas palavras, já que não possui nenhum link nem anexo, ou seja, o email não tem nenhum link malicioso nem vírus que possa infectar a vítima.

Fica a dica, se você receber um email alertando que você esta infectado pelo WannaCry ou qualquer outro vírus, e que você precisa fazer algum tipo de pagamento para ter o vírus removido do seu sistema, não acredite, primeiro que para saber se o seu sistema esta infectado, é preciso rodar um programa de segurança em seu sistema e fazer um escaneamento, segundo que se o seu sistema estivesse infectado pelo WannaCry, você já saberia, pois esse e outros vírus ransomware assim que criptografam os arquivos ficam mostrando uma janela de alerta no sistema, com a mensagem de que o sistema esta infectado e mostra a carteira Bitcoin para qual o pagamento do “resgate” deve ser feito.

Outra dica é sempre manter o seu sistema operacional atualizado e evitar utilizar sistemas antigos, além disso sempre utilize um bom antivírus.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Email falso alerta infecção por WannaCry”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens