No Banner to display

Deface e invasões pode virar crime no Brasil



Defacement ou simplesmente Deface é uma técnica hacker que consiste em explorar falhas em uma página da Web ou servidor Web, para obter acesso administrativo ao mesmo, de tal forma que seja possível substituir ou editar as páginas do site, com isso o invasor altera a página inicial de um site (index) pela sua própria página, assumindo a autoria do ataque e quase sempre deixando uma mensagem para o dono ou administrador do site. Normalmente essa técnica é um ponto de partida para quem quer se tornar um hacker, afinal, as páginas da web e servidores web são a maioria na Internet, logo um entusiasta hacker possui um vasto campo de testes, com várias linguagens de programação (php, javascript, asp, mysql, etc) e sistemas operacionais (Ubuntu server, RedHat, Windows server, Debian, etc).

Hoje dia 22/08, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, uma proposta em que criminaliza ataques do tipo deface (ataque a sites), além de aprovar também uma alteração no Decreto de Lei 2.848/40 em que torna qualquer outro tipo de hack como invasão a sistemas de informação no geral também um crime. Com isso o governo pretende diminuir os ataques do tipo de deface, punindo autores desse tipo de ataque com medidas severas.

Segundo a criminalista Anna Julia Menezes: “O potencial de dano não é somente patrimonial, também pode resultar em afronta à honra do ofendido. A intimidação causada pelas publicações é capaz de atingir o psicológico do indivíduo, causando-lhe, em muitos casos, lesão muito mais gravosa àquela praticada com o simples intuito de obter vantagem financeira ilícita. A preocupação com as modificações de conteúdo por hackers é real e encontra fundamento no mundo atual”.

Vale lembrar que o que caracteriza um crime é a invasão de sistemas não autorizados, por tanto fazer testes de penetração não é enquadrado no projeto de lei, aliás muitas empresas hoje em dia permitem e até incentivam financeiramente hackers a testarem seus sites, programas e sistemas e até mesmo a invadi-los, para que dessa forma falhas de segurança sejam encontradas e reportadas rapidamente, para que sejam logo corrigidas evitando um dano e prejuízo ai sim verdadeiro, essa modalidade adotada se chama bug bounty e é adotado por empresas como Twitter, Google, Microsoft, PayPal, Amazon, Facebook, Tinder, dentre várias outras.

Gostou dessa notícia? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Deface e invasões pode virar crime no Brasil”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens