No Banner to display

Cupom do iFood pelo WhatsApp é falso



Mais um golpe vem sendo propagado via WhatsApp, dessa vez o nome da empresa que vem sendo utilizado é o iFood. A PSafe, identificou durante essa semana, através de sua ferramenta anti phishing, que um novo golpe vem sendo aplicado via WhatssApp, agora utilizando o nome do iFood, assim como em outros golpes do tipo, os cibercriminosos, enviam mensagens falsas com o propósito de convencer a vítima a acessar um determinado link.

No caso desse golpe envolvendo o iFood, a mensagem falsa fala sobre um cupom de desconto em que o iFood esta oferecendo, o cupom seria de R$ 100 e poderia ser utilizado como desconto para compras com iFood. Para conseguir o cupom é necessário acessar um link que leva para um site que também é falso, nesse site é feito um pequeno questionário com as seguintes perguntas: Conhece o funcionamento do iFood?; Possui o aplicativo instalado no seu smartphone?; Indicaia o iFood para amigos e familiares?. Após responder as 3 perguntas, a vítima é redirecionada para uma outra página, onde deve compartilhar esse mesmo golpe com amigos e grupos no WhatsApp, dessa forma o golpe é espalhado ainda mais, uma vez que um amigo próximo ou parente da vítima receba uma mensagem dela, que é considerada uma pessoa confiável livre de suspeitas, veja abaixo a mensagem que esta sendo enviada em grupos do WhatsApp e mensagens privadas:

Esse tipo de golpe já esta a um bom tempo em alta aqui no Brasil, só nesse ano de 2018 mais de 7 golpes desse tipo (Phishing) foram feitos, a maioria em datas especiais envolvendo empresas especializadas na data, um bom exemplo é o golpe feito na páscoa, envolvendo a franquia de chocolate Cacau Show. No caso desse golpe do iFood, até o momento a PSafe já identificou mais de 86mil vítimas envolvendo o link para o site falso que é utilizado na mensagem, como essa apuração é feita através da detecção de golpes através do seu software anti phishing, apenas os usuários que utilizam o PSafe foram contabilizados, logo o numero de vítimas deve ser muito maior.

Para evitar de cair nesse tipo de golpe, sempre desconfie de links divulgados em mensagens de WhatsApp e qualquer outra rede social, empresas grandes dificilmente fazem promoções através de mensageiros como o WhatsApp, se você está em dúvida sobre a veracidade da promoção, basta acessar o site oficial da empresa, se a promoção for real, ela deverá estar em destaque no site.

Gostou dessa notícia? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Cupom do iFood pelo WhatsApp é falso”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens