Como eu disse em vídeos e posts anteriores, esse mês de julho, deve ser o mês em que o Mundo Dos Hackers voltará a ficar ativo, com novos, vídeos, matérias, tutoriais e projetos, então esse cubo de LED 8x8x8 é uma prévia do que vem por ai :D.
Esse cubo de LED 8x8x8 foi desenvolvido do zero, ou seja, é um projeto 100% brasileiro, de autoria minha (Paulo Tacio) e do Douglas Cordeiro, nós desenvolvemos desde a primeira trilha do circuito até a primeira linha de código, aonde o Douglas ficou encarregado do circuito e eu da programação.
Ao todo foram utilizados 512 LEDs vermelhos difusos, ligados entre si em cada linha através do cátodo, ou seja, linhas em cátodo comum e colunas em ânodo. Adotamos o Arduino como plataforma de desenvolvimento e o Atmega 328P como microcontrolador do cubo (com bootloader do Arduino), para controle das linhas utilizamos os próprios pinos do Atmega, já para controle das colunas utilizamos o PCF8574P, além de um módulo bluetooth, para que pudéssemos interagir com o cubo enviando mensagens, que serião mostradas ao término dos efeitos
Atualmente o cubo esta com 9 efeitos + a interação com Android ou iOS via bluetooth, veja abaixo o vídeo e uma lista de alguns componentes utilizados:
Lista de componentes utilizados:
512 LED
64 Transistores BC337 (colunas)
8 Transistores TIP32C (linhas)
8 PCF 8574P (controle das colunas)
1 Atmega 328P (microcontrolador do cubo) programado em linguagem C
1 Módulo bluetooth para receber mensagens via SmartPhone ou Tablet com Android ou iOS
Essa ainda não é a versão final do cubo, eu ainda vou fazer mais efeitos e adicionar algumas funcionalidades, eu irei postando novos vídeos do cubo, conforme eu for lançando novas versões.
Não deixem de comentar ;)!!!
Olá boa noite ! Belo projeto, eu fiz um parecido 4x4x4 porém os leds que utilizei foram RGB e comunicação via EthernetShiled (Modulo de internet para comunica com arduino), fica muito top para fazer uma interface colorida e mais interativo !!
Seria uma boa implementação no projeto de vocês como um versão 2.0 ^.^
Parabéns e continuem assim !! Abração !! Educação brasileira agradece !
Roberto.