O RG ou Registro Geral, por anos foi o nosso parceiro, sempre presente nos nossos bolsos ou carteiras, para quando formos enquadrado pela policia não passar uma noite na cadeia, e claro para outras finalidades também :D, fique sabendo que agora ele esta prestes a se aposentar.
Já faz um tempinho em que esta sendo discutido um projeto de um novo documento de identidade, que seja capaz de juntar todos os nossos documentos em um só, a idéia é informatizar os nossos documentos, dessa forma será mais acessível e rápido identificar uma pessoa ou até mesmo obter várias informações da mesma, o nome desse novo documento é RIC (Registro de Identificação do Cidadão).
O RIC é como um cartão de crédito, ele possui um microchip responsável por armazenar as nossas informações, ele também possui a nossa impressão digital, que já é presente no nosso amigo de sempre RG. No RIC as nossas informações serão armazenadas no microchip via gravação a laser, a leitura será como a dos passaportes (MZR ou Zona de leitura mecânica). No RIC irá conter todos os nossos documentos, como: RG, CPF, PIS/PASEP, Título de eleitor, além de poder armazenar outros dados como tipo sanguíneo e declaração de doação de órgãos.
Os primeiros RIC serão distribuídos a partir de Dezembro desse ano, por enquanto eu ainda não consegui informações de como será o processo para obter um RIC, ou como será a campanha que eles irão fazer para nos incentivar a aposentar os nossos RGs, mas de qualquer forma a mudança não será brusca. O Ministério da Justiça estima que os nossos documentos sejam substituídos até 2019.
já tinha escutado sobre isso… eu acho que vai ficar bem melhor agora 😉