O Nmap é um scanner open source, avançado e repleto de funcionalidades, ele foi desenvolvido pelo hacker Fyodor e é hoje amplamente utilizado por hackers e crackers em pentests (testes de invasão).
Com o Nmap é possível fazer um scan completo em redes, para obter informações como quais hosts estão ativos na rede, qual sistema que esta sendo rodado e quais portas estão abertas e sendo utilizadas por servidores, além disso o Nmap também é muito utilizado por administradores de rede para tarefas como inventário de rede, horários de atualizações e gerenciamento de serviços. Apesar do Nmap ter sido desenvolvido pensando em um scan rápido e eficiente em uma rede com vários hosts, ele também consegue fazer muito bem um scan focado em apenas um host da rede.
Você pode encontrar um post completo sobre o Nmap clicando aqui.
Sexta-feira passada “30/11” o Nmap foi atualizado para a versão 6.25. Essa nova versão trás diversas melhorias, dentre elas:
– Compatibilidade com o Windows 8
– 85 novos scripts NSE
– Quase mil novos OS e serviços de detecção fingerprints
– Melhorias no desempenho
– Melhor suporte a traceroute em IPv6
Uma curiosidade é que durante o verão, cinco estagiários do Google trabalharam em tempo integral junto com os mentores do Nmap :D.
O Nmap esta disponível para Windows, Linux e MAC OS, para baixá-lo acesse o site oficial do Nmap clicando aqui.
Nem precisam pedir vídeo aulas ou tutoriais sobre o Nmap, pois já estou preparando algumas e estarei postando em breve :D.
Como sempre não deixem de testar essa nova versão do Nmap, pois esse é sem dúvida um dos melhores scanners que temos atualmente e o melhor de tudo é que ele é gratuito e open source.
Não deixem de comentar ;)!!!
Opa! já vou baixar.
É um ótimo programa. vlw Paulo!