No Banner to display

App malicioso infecta mais de 1 milhão de Androids



Apesar do Google investir dinheiro, tecnologia e esforços para manter a sua loja de aplicativos Google Play, livre de aplicativos maliciosos, uma vez ou outra acontece de um aplicativo passar desapercebido e conseguir ser publicado na Play Store.

Segundo a empresa de segurança digital Sophos, alguns aplicativos maliciosos conseguiram passar pelas medidas de segurança do Google, e foram publicados, baixados e instalados através da Google Play. Ao que tudo indica mais de 1 milhão de dispositivos Android foram infectados pelo malware conhecido como Andr/HiddnAd-AJ. De acordo com a Sophos, o malware estava “escondido de forma inteligente” no código de aplicativos que aparentavam ser inofensivos, dentre esses aplicativos está uma bússola inteligente e alguns leitores de QR code, um desses aplicativos foi baixado e instalado mais de 500 mil vezes.

Atualmente o Google utiliza um sistema de segurança chamado Google Play Protect, esse sistema funciona como um antivírus, ele analisa toda nova aplicação que foi enviada por um desenvolvedor para ser publicada, se algo de errado ou malicioso for encontrado, o Google Play Protect não permite a publicação do app, com isso o Google consegue com que aplicativos maliciosos sejam barrados antes mesmo de serem lançados na Google Play. Para burlar exatamente o Google Play Protect, o Andr/HiddnAd-Aj ficou camuflado em bibliotecas que são comumente utilizadas por desenvolvedores, além disso, o malware só entrava em ação seis horas depois da instalação, exatamente para não despertar suspeita.

O Andr/HiddnAd-Aj tem como objetivo, mostrar imagens de publicidade na tela do aparelho e em páginas da web, com isso os invasores conseguiam receber pela monetização da publicidade.

Os aplicativos maliciosos já foram removidos da Google Play, sempre que isso acontece, o Google também costuma desinstalar os Apps remotamente dos dispositivos infectados, então se você foi uma vítima desses aplicativos maliciosos, provavelmente já deve estar livre da ameaça.

Vale lembrar que por mais que alguns aplicativos maliciosos, passem desapercebidos pelo Google Play Protect, a Google Play ainda é a loja de aplicativos mais confiável para Android.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “App malicioso infecta mais de 1 milhão de Androids”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens