WhatsApp vai receber recurso contra golpes



Quantas vezes você já recebeu uma mensagem “urgente” em seu WhatsApp ou em grupos, essas mensagens normalmente falam sobre promoções, sorteios ou benefícios que você ganhou ou pode ganhar, bastando apenas clicar no “link” da mensagem. Esse tipo de golpe é conhecido como Phishing e tem como objetivo desde obter informações pessoais das vítimas, lucrar com propagandas na página para qual o link redireciona ou até mesmo infectar o computador da vítima com algum tipo de vírus, aqui mesmo no Mundo Dos Hackers, só esse ano, já noticiamos mais de 5 golpes do tipo via WhatsApp.

Como na maioria das vezes o link da mensagem não é de uma página com script malicioso, e nem para download de arquivos infectados, mas apenas para uma página de perguntas e respostas com propaganda e solicitação de informações da vítima, dificilmente um antivírus poderia detectar a ação como sendo maliciosa, já que em tese se trata apenas de uma página da Web comum com perguntas para o visitante.

Pensando em proteger melhor seus usuários, os desenvolvedores do WhatsApp, estão trabalhando em um recurso para o mensageiro, que irá filtrar links compartilhados e tentar detectar possíveis manipulações que tentem enganar os usuários. Os testes desse novo recurso começou desde ontem 19/07, e apenas alguns usuários receberam esse recurso para teste, mas é bem provável que em breve essa medida de segurança seja liberada para todos os usuários do WhatsApp, veja abaixo um exemplo de mensagem em que o filtro de segurança taxou como sendo suspeita.

No caso da mensagem acima, a URL do link troca a letra “w‘ por dois “v“, passando a impressão de que se trata de um link do whatsapp, quando na verdade é “vvhatsapp“, essa é a artimanha mais utilizada para enganar as vitimas.

Caso você esteja preocupado com a privacidade das suas mensagens, fique tranquilo, o WhatsApp deixou claro que todo o filtro de mensagem é feito diretamente do aplicativo no dispositivo do usuário, nenhuma mensagem é descriptografada ou filtrada fora do aparelho do usuário.

Gostou dessa notícia? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “WhatsApp vai receber recurso contra golpes”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • o outro: 99% de segurança com o computador desligado...
  • Marcelo: Como faço esse mesmo processo só que utiliz...
  • Pedro: Não roda e o g6 da lg quem roda...
  • vICENTE FARIA DE SOUZA: roda no galaxy a5...
  • Alan: De que adianta ter uma senha segura, se os ...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens