WannaCry foi desenvolvido e utilizado pela Coreia do Norte



Os vírus do tipo ransomware tem como papel criptografar todos os arquivos do computador infectado, tornando-os inacessíveis, para descriptografar esses dados é necessário de uma senha ou tecnicamente dizendo a chave privada utilizada na criptografia. Os Hackers (Crackers) utilizam esse tipo de programa para fazer um “sequestro” de arquivos, pedindo uma quantia em dinheiro para devolver (descriptografar) os arquivos.

No mês de maio desse ano (2017), um vírus do tipo ransomware chamado WannaCry infectou milhares de computadores em todo o mundo, criptografando os arquivos desses computadores e pedindo alguns milhares de dólares em bitcoins para devolver o acesso aos arquivos ao usuário, até mesmo computadores de bancos, empresas multinacionais e órgãos do governo foram vítimas do WannaCry, que causou um prejuízo na casa dos milhões de dólares. O WannaCry conseguiu ser tão efetivo, porque utilizou duas vulnerabilidades criticas no Windows 7 conhecidas e até mesmo exploradas pela NSA a DoublePulsar e EternalBlue, dessa forma ao infectar um computador Windows 7, o WannaCry conseguia infectar todos os computadores Windows 7 que estivessem conectados a mesma rede.

Como a infecção do WannaCry foi a nível mundial, não teria como rastrear a origem da infecção ou os desenvolvedores do vírus, e como o pagamento do “sequestro” era feito em bitcoins que é uma moeda digital criptografada não rastreável, também não teria como descobrir para onde o dinheiro estava indo.

Alguns meses depois da infecção em massa do WannaCry, algumas agências de inteligência se manifestaram sobre o possível desenvolvedor do vírus e consequentemente do ataque com o WannaCry, e quem teve a coragem de dar a cara a tapa foi o ministro britânico Ben Wallace, ele diz que acredita fortemente que o ataque foi realizado por um governo estrangeiro. “Nós acreditamos que a Coreia do Norte foi o governo envolvido nesse ataque mundial“, comentou para a BBC. “Podemos ter a maior certeza possível – obviamente, eu não posso comentar detalhes de inteligência, mas é algo largamente acreditado pela comunidade e vários países que a Coreia do Norte teve esse papel“.

Se isso é uma estratégia dos aliados dos Estados Unidos para denegrir ainda mais o governo da Coreia do Norte eu não sei, mas cá entre nós, se for verdade, isso não é uma surpresa :D.

Lembrando que para se proteger do WannaCry e outros vírus, você deve utilizar um bom antivírus e deixar a atualização do Windows ativa e diária. A Microsoft já lançou patches de correção para as vulnerabilidades DoublePulsar e EternalBlue, então atualizando o seu sistema Windows, você já evitará que o seu computador seja infectado pelo WannaCry pela sua rede. Além disso vale lembrar que a maior brecha de segurança em um sistema é você usuário, então adote medidas de boa conduta e segurança como não abrir qualquer arquivo, nem acessar qualquer link que você receba via email, redes sociais ou qualquer outro veículo de mensagens.

Não deixe de comentar e compartilhar essa notícia.

1 Comentário para “WannaCry foi desenvolvido e utilizado pela Coreia do Norte”

Rafael

1 de novembro de 2017 ás 10:04hs

Agora eles criaram algo parecido, o Bad Rabbit

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens