Vírus infecta mais de 500 mil roteadores



Os malwares ou vírus, são desenvolvidos para diversos tipos de sistemas e até firmwares, eles utilizam vulnerabilidades no sistema ou firmware para conseguir alguma vantagem ao hacker, ou no caso de alguns vírus eles simplesmente entram no sistema e executam rotinas pré programadas pelo hacker. Se você acha que apenas o seu Windows ou Android pode pegar vírus, você esta enganado.

Segundo a Talos Intelligence Group, uma empresa de infraestrutura da rede Cisco, um malware conhecido como VPNFilter já infectou mais de 500 mil roteadores em até 54 países diferentes, segundo especialistas, esse vírus é capaz de roubar senhas e dados de usuários da rede em que o roteador roteia, e é capaz até mesmo de desconectar o roteador da Internet. Ainda segundo a Talos, nos últimos meses, eles vem trabalhando junto a agentes públicos e privados em uma investigação que ainda esta em andamento, para descobrir a origem do vírus.

O VPNFilter utiliza uma versão do malware BlackEnergy, esse vírus causou um blecaute na Ucrânia em 2016 e pode infectar a infraestrutura de rede com modens das seguintes marcas: Linksys, MikroTik, Netgear e TP-Link. A infecção pode ocorrer tanto em ambientes domésticos quanto em ambientes empresariais que utilizem dispositivos QNAP.

Por enquanto ainda não se sabe que tipo de vulnerabilidade de segurança, o VPNFilter esta utilizando, porém em todos os casos de roteadores infectados, foi notado que já existiam exploits que exploravam uma ou mais falhas de segurança nesses dispositivos.

Para manter o seu roteador seguro, é recomendável que você mantenha a firmware do dispositivo sempre atualizada, além disso, ao resetar o roteador para as configurações de fábrica, é possível que o malware seja apagado, então essa também é uma boa solução caso você esteja desconfiado que o seu roteador esta infectado.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

4 Comentários para “Vírus infecta mais de 500 mil roteadores”

Diogo Kolmer

24 de Maio de 2018 ás 16:08hs

Olá,desculpa tar a incomodar mas nos vossos cursos hackers têm como fazer vírus?
E se eu tiver o IP de alguém oq posso fazer com ele para hackear essa pessoa?
Se eu comprar os cursos sempre que houver uma atualização eu poderei ver?
Desculpa tar a fazer muitas perguntas mas eu sou novo neste ramo,o vosso trabalho e incrível continuem 🙂

    25 de Maio de 2018 ás 0:10hs

    Sim, no curso de hacker é mostrado como desenvolver um vírus em Object Pascal, no caso é utilizado a conexão reversa, assim não é preciso saber qual o IP do alvo, isso é explicado melhor no curso. Lembrando que o curso não é voltado para atividades maliciosas, apenas mostra como as invasões acontecem, para isso é necessário saber como fazê-las.

    Abração!!!

reinaldo

8 de junho de 2018 ás 12:34hs

Olá como sei se meu roteador foi infectado ou está? há como saber?
Boa tarde!

    8 de junho de 2018 ás 19:33hs

    Ainda não se tem um jeito de identificar se o roteador esta infectado, por isso o recomendável é que todos reiniciem o roteador.

    Abração!!!

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Durante o curso é utilizado o Windows e alg...
  • Paulo Tacio: Segue o mingw 64: https://sourceforge.net/p...
  • Carlos H Veiga: Olá Brian, Dei uma olhada melhor no MinG...
  • Carlos H Veiga: Olá Brian, tudo bem? Eu uso o G77 (Fortr...
  • C.Oy: Top !! eu sei fazer tmb, só preciso de um c...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens