Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

Vírus é espalhado por email de suspensão da CNH



A técnica hacker Phishing consiste em “pescar” informações, dados e senhas de uma vítima, através de um ataque que mescla engenharia social, páginas fake e vírus. A engenharia social é utilizada para convencer uma vítima de baixar um arquivo malicioso (vírus) ou acessar uma página da Internet falsa, para isso, os cibercriminosos enviam mensagens falsas via email e redes social, quase sempre essas mensagens são de promoções, sorteios, prêmios ou qualquer outro assunto que chame a atenção da vítima. O objetivo desse tipo de ataque é infectar o computador da vítima para a captura de senhas e informações pessoais da vítima que podem ser vendidas no mercado negro, ou até mesmo divulgação de banners publicitários que podem gerar uma renda ao cibercriminoso.

Durante essa semana uma campanha de phishing vem sendo propagada via email, a mensagem do ataque fala sobre uma suposta suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da vítima, e pede para que a mesma baixe um arquivo em anexo para obter maiores informações sobre as penalidades e o motivo da suspensão, esse arquivo em anexo trata-se de um vírus do tipo “trojan” que ao infectar o computador da vítima coleta todas as informações da mesma e as envia para servidores dos cibercriminosos, além de entregar o controle do computador infectado para o invasor. O nome do arquivo anexado ao email do golpe é “CNH_Protocolo-0543218774.exe” e apesar do vírus estar camuflado, alguns antivírus conseguem detectar o arquivo como sendo malicioso (vírus) o que brecou a propagação do golpe, dentre os antivírus que detectam o vírus estão: Ad-Aware, AVG, BitDefender, Avira, Kaspersky, McAfee e Windows Defender.

Para evitar de cair nesse golpe é simples, nunca baixe arquivos em anexos de email que tenham como título temas apelativos, como suspensão de CNH, retirada de FGTS, promoção, prêmios, sorteios, etc. No caso desse golpe em especifico, basta ignorar o email e verificar no site do Detran do seu estado se sua CNH realmente esta suspensa, o mesmo pode ser feito em qualquer outro golpe Phishing, sempre acesse o site oficial de uma marca ou órgão ao invés de baixar ou acessar arquivos e sites enviados por email.

Gostou dessa notícia? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Vírus é espalhado por email de suspensão da CNH”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens