Ubuntu rodando no Galaxy Note 8



Os smartphones atualmente possuem praticamente o mesmo poder de processamento e memória que os computadores de alguns anos atrás, o problema é que não temos como utilizá-los como nosso computador, pelo seu sistema ter sido desenvolvido para mobile, por exemplo, nós podemos baixar um aplicativo IDE para codificarmos programas em C, mas não será a mesma coisa que utilizar uma IDE no computador, com um mouse, teclado e um monitor.

No passado algumas fabricantes de smartphones e Tablets tentaram trazer o ambiente desktop para smartphones, mas as soluções nunca foram eficientes, pessoalmente eu acho que por causa do pouco recurso de processamento e memória dos smartphones do passado, ou por má otimização dos sistemas utilizados.

E aqui estamos nós, ano 2018, processadores com 8 núcleos e mais de 2.0GHz de clock, mais de 4GB de memória RAM, mais de  100GB de armazenamento interno, o que falta para tornar nossos aparelhos mobile em um desktop? Se o seu aparelho for um Galaxy Note 8 não falta mais nada :D.

O Galaxy Note 8 é um smartphone que foi pensado para o uso desktop, por meio do Dex, um acessório onde você encaixa o Note 8 e pode conectar um teclado e um mouse via USB e um monitor via HDMI, dessa forma você pode utilizar o seu celular em um monitor com teclado e mouse, como se fosse um computador, o problema do Dex é que ele roda aplicativos no próprio Android em uma tela grande (monitor), o que ocasiona problemas de resolução, mas ao que tudo indica o Dex tornará realmente o Note 8 em um Desktop.

A Samsung vem desenvolvendo um aplicativo capaz de rodar distribuições Linux dentro do Note 8. Em um vídeo demonstrativo a Samsung rodou a distribuição Linux Ubuntu 16.04 LTS Desktop a partir do Note 8, para garantir uma boa performance a distribuição Linux Desktop rodará sobre o mesmo Kernel Linux do Android. No vídeo é mostrado a IDE Eclipse sendo aberta no Ubuntu e a documentação da mesma sendo mostrada no Firefox para Ubuntu em outra janela. Se tudo der certo, imagine você podendo rodar o Kali Linux no Note 8, ligando um cabo de rede no Dex e fazendo Pentest na rede em que o mesmo esta conectado.

Veja abaixo o vídeo demonstrativo da Samsung:

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Ubuntu rodando no Galaxy Note 8”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens