Tudo sobre o Firefox 4



Eu ainda me lembro do primeiro dia que eu fiz um post aqui no Mundo Dos Hackers, falando sobre a nova versão do navegador da Mozilla, o Firefox 4, que na época ainda estava em fase Alpha, que é antes da faze de testes (beta), naquela época eu tinha poucas informações sobre o que o novo Firefox traria ou teria, mas o pouco que eu tinha ainda consegui acertar algumas coisas, como o abuso da transparência do Windows 7 :D.

Alguns “vários” meses se passarão e agora aqui estou eu fazendo um post completo sobre o Firefox 4.

Alguns números

Uma semana após o lançamento da nona versão do Internet Explorer da Microsoft, a Mozilla lançou a quarta versão do Firefox, que todos já devem saber, é o principal concorrente do IE. Como não poderia ser diferente, o Firefox apesar de não ser o navegador mais utilizado do mundo, mostrou ser o preferido dos internautas. Em menos de 24 horas após o lançamento do Firefox 4 na terça-feira passada 22/03, o navegador já havia sido baixado mais de 6 milhões de vezes, mais do que o dobro do Internet Explorer 9 que foi lançado no dia 14/03 e em 24 horas foi baixado 2,3 milhões de vezes.

Quem quiser acompanhar em tempo real o numero de downloads do Firefox 4, pode acessar a página especial que a Mozilla criou.

Quais as novidades do Firefox 4?

O Firefox já é conhecido por ser o navegador mais rápido e seguro da Internet. Nessa sua quarta versão, ao que tudo parece, ele esta ainda mais rápido e ainda mais seguro, veja abaixo as principais novidades do Firefox 4:

Design

Como eu disse no inicio dessa matéria, a Mozilla realmente aproveitou os efeitos de transparência do Windows 7 para deixar o Firefox 4 com uma cara mais leve e moderna, isso torna o uso do navegador mais agradável no Windows 7, já que no mesmo quase tudo é transparente.

Outra novidade no design do Firefox 4 são as abas, que agora estão acima da barra de endereços.

O menu do Firefox agora fica reunido em um único botão no canto esquerdo superior.

Os botões “Ir, Parar e Atualizar” agora estão todos ao lado direito da barra de endereços e ficam visíveis quando são necessários. O botão “Home” foi parar laaaa no lado direito, depois da barra de pesquisas.

Um ponto importante é a barra de pesquisas que continua ao lado direito da barra de endereços, ou seja, a Mozilla não quis deixar apenas a barra de endereços como campo de pesquisas, que foi o que aconteceu com o Internet Explorer 9 e sempre foi assim no Google Chrome.

Veja abaixo algumas imagens do Firefox 4:

Obs: Clique nas imagens para aumenta-las.



Um recurso interessante que esta presente no Firefox 4 é o “Agrupar abas“. Ao clicar no botão “Agrupar abas” que fica no canto direito superior, todas as abas do navegador ficam visíveis em miniaturas em uma única janela, lembrando a página “Mais visitados” do Google Chrome, ao clicar em uma miniatura a mesma é aberta, nessa mesma janela você ainda pode criar grupos para as suas abas, para que elas fiquem organizadas.




Cloud

O Firefox possui uma ferramenta chamada Sync, com ela você pode salvar em uma conta online (nuvem) todos os seus favoritos, históricos, senhas, preferências e até mesmo abas, para que sejam acessados de qualquer outro computador ou celular, que tenha o Firefox 4 como navegador. Importante que os dados são criptografados e só podem ser acessados com uma chave de segurança. Apesar desse recurso já existir em add-ons, agora ele é nativo do Firefox.

Para acessar o Sync clique em “Firefox” e em seguida clique em “Configurar Sync“.



Segurança

Em questão de segurança o Firefox 4 trás um recurso interessante que é o “Content Security Policy” (CSP), que é um mecanismo focado em evitar três tipo de ataques, são eles: Cross Site Scripting (XSS), Clickjacking e Packet Sniffing.

Os usuários do Firefox 4 não precisam fazer nada para receber essa proteção, pois ela já é nativa.

HTML 5 e CSS 3

Como não poderia ser diferente o Firefox 4 aumentou a compatibilidade com a nova versão do HTML (HTML 5) e CSS (CSS 3).

Através do site html5test.com , nós podemos ver o quanto o navegador é compatível com o HTML 5. No teste que eu fiz o Google Chrome ficou em primeiro com 293 pontos, seguido do Firefox 4 com 255 pontos e por último (já era de se esperar) ficou o Internet Explorer 9 com 130 pontos.

Donwload

O Mozilla Firefox 4 é um software livre e pode ser baixado diretamente do site da Mozilla.

Informações finais

Como já era de se esperar, por enquanto nem todos os complementos que você usava no Firefox 3.6 serão compatíveis com o Firefox 4, logo ele será desativado até que surja uma nova versão compatível com o navegador.

Um outro ponto importante é que a Mozilla resolveu deixar o Firefox 4 compatível com o Windows XP, que ainda é o sistema operacional mais utilizado no mundo, já a Microsoft não manteve a compatibilidade no Internet Explorer 9.

Ao que tudo indica o Firefox ainda continua sendo uma das melhores opções de navegador, se não a melhor.

Em breve postaremos mais informações sobre o Firefox 4 aqui no Mundo Dos Hackers.

Não deixem de comentar ;)!!!

8 Comentários para “Tudo sobre o Firefox 4”

Filipe

24 de março de 2011 ás 19:39hs

Perfeito, desta vez a mozilla se superou… muito bom!

Bruno Bessa

24 de março de 2011 ás 21:09hs

Ótima matéria…

Baixei o navegador ontem e gostei mt!

Crow

24 de março de 2011 ás 22:04hs

dali firefox!!! vou fazer o Donwload agora pra conferir!!!!
valeu equipe MH muito bom!!!!

renato

24 de março de 2011 ás 23:15hs

atualizei o explorer e firefox.
pergunte qual eu uso.
Lógico FIREFOX. :~)

24 de março de 2011 ás 23:30hs

Eae pessoal do MH
Meu o Firefox não tem pra ninguém.
O IE só ganha pq vem junto do Ruindows.
Dale Software Livre e viva a Liberdade.
Abraços

Leonardo

25 de março de 2011 ás 16:16hs

nunca fui fã do firefox,
além do mais todas essas novidades ai o Opera já tinha assim que lançaram o win7.
Opera sim é um navegador que inova, foi assim com as abas, speed dial, opera turbo, seções, sincronização de perfil e muito mais!

27 de março de 2011 ás 20:06hs

A Batalha dos browsers é sempre legal para nós usuários e para alguns desenvolvedores web. Tanto vejo mais ainda prefiro o Chrome :D, IE Dead.

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Esta atualizado para os tempos de hoje (201...
  • d3tt0x: O curso está atualizado para o ano de 2017 ...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Curso eu recomendo o Curso de Hacke...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Sim, temos todos os produtos dispon...
  • Apenas um Cara: Ainda dá pra comprar ?...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens