Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

Trojan Emotet vem sendo utilizado na Black Friday



Como já era de se esperar, os cibercriminosos não estão medindo esforços para conseguir infectar ou coletar informações dos computadores de pessoas que estão querendo aproveitar a Black Friday para fazer compras online. Um dos vírus que os cibercriminosos vem utilizando é um trojan conhecido como Emotet, segundo a empresa de segurança e detecção de ameaças cibernéticas ESET, durante essa sexta-feira de black friday, foi detectado uma grande campanha de propagação do Emotet. Para tentar atingir as vítimas os cibercriminosos estão enviando emails falsos (phishing) com o Emotet em anexo, quase todas as mensagens são relacionadas a promoções da black friday.

De acordo com a ESET, a campanha vem atingindo países da América do Sul como o Brasil, Equador e Argentina, além dos Estados Unidos, México, Reino Unido e África do Sul, sendo os dois últimos os países mais afetados.

Ao que parece o trojan Emotet que esta sendo espalhado durante essa black friday foi modificado para agir como um trojan bancário, capaz de roubar dados de acesso bancário como agencias, contas, senhas e chaves de segurança, além de coletar também informações de cartão de crédito. A principio o anexo do email aponta para um arquivo XML com extensão DOC (Word), porém ao ser executado o Emotet age como um downloader que baixa e instala uma payload ou o vírus no sistema, a partir dai o trojan começa a agir, coletando as informações bancárias e de cartão de crédito e as envia para o cibercriminoso.

Pode ter certeza que o Emotet não é o único vírus que esta sendo utilizado em campanhas de phishing para infecção e roubo de informações durante essa black friday, há até mesmo ataques que utilizam apenas links de páginas da web para coletar as informações da vítima ou até mesmo para exibir propagandas que geram renda para os cibercriminosos.

Para se proteger dessa e outras ameaças, mantenha sempre o seu sistema operacional atualizado, isso irá corrigir brechas no sistema que tornam a invasão por parte de alguns malware possível, sempre utilize um bom programa antivírus se possível com os complementos de Firewall, AntiSpyware e segurança para o navegador web. Outra medida de segurança que deve ser adotada e talvez seja a mais a importante de todas é o cuidado ao acessar links ou baixar arquivos de emails ou mensagens recebidas, sempre verifique o destinatário da mensagem e principalmente o assunto da mesma, normalmente mensagens com propósitos maliciosos utilizam assuntos como promoções, premiações, sorteios e afins.

Eae você recebeu alguma mensagem falsa durante essa Black Friday? Deixe seu comentário abaixo ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Trojan Emotet vem sendo utilizado na Black Friday”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Micael: Eai cara blz bora joga counter shot...
  • carlos moura: gostaria de participar do grupo...
  • Bugado: Muito justa essa política da apple em relaç...
  • Suely: A minha amiga Está de namoro com o meu namo...
  • Chris: Quero entrar no grupo !...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens