[Termos Hacker] Os nomes



termos hacker nomesQuem nunca ouviu uma notícia na tv, rádio, internet ou qualquer outro meio de comunicação dizendo “Hackers invadiram o sistema de um banco e desviaram dinheiro“, ou “Hackers roubaram mais de 100 contas de sites pagos em computadores infectados“? Bom, para a mídia é fácil falar, mas laaaa atrás, quando algumas pessoas resolveram optar pelo lado negro de Hacking, os amantes e criadores da cultura hacker resolveram separar o bem do mau, isso através de nomes, e é isso que vamos ver agora.

Usando um exemplo bem simples, quando um policial comete um ato ilícito, ele ainda deve ser chamado de policial? Claro que não, a partir da hora que ele comete um ato ilícito como roubar por exemplo, esse policial passa a ser um ladrão, o mesmo acontece em Hacking, se um Hacker passa a cometer crimes na Internet ele não pode ser chamado mais de Hacker e sim de Cracker, agora se esse mesmo Hacker comete um ato ilícito usando cartões de crédito, ele também não continuar sendo chamado de Hacker e sim Carder. Para ficar mais organizado e fácil de entender, vamos falar sobre cada nome:

Hacker: Individuo com amplo conhecimento em informática, que faz uso desse conhecimento para encontrar falhas e medidas de correção para essas falhas. Normalmente um Hacker atua na área de Segurança da Informação sendo um consultor de segurança ou prestando serviço para uma empresa do ramo.

Cracker: Como os Hackers, os Crackers também possuem um conhecimento avançado em informática, porem as suas atitudes são diferentes, os Crackers usam o seu conhecimento apenas para beneficio próprio ou destruição, ao invés de desenvolver medidas de correção para uma vulnerabilidade, os Crackers criam códigos para explorar essa vulnerabilidade e conseguir destruir o sistema alvo, ou conseguir algo de valor como informações pessoais, informações bancárias, senhas, etc.

Carder: O nome Carder é dado para a pessoa que utiliza informações bancárias como números de cartões de crédito, cartões de conta corrente ou poupança, ou contas em sites de movimentações bancárias, para beneficio próprio como comprar produtos, fazer transferência para contas de laranjas entre outros atos ilícitos. Uma coisa bem interessante que tem na Internet para download são geradores de cartões de crédito, alguns são até verdade, mas a maioria são arquivos maliciosos que podem prejudicar o seu computador.

Defacer: O Defacer é o individuo que utiliza a tecnica Deface para pichar sites, eles exploram vulnerabilidades através de técnicas para conseguir acesso administrativo a um site para alterar a página inicial do mesmo, por uma que ele (invasor) criou. Normalmente a página criada pelo invasor serve como um meio ilícito de protesto contra o site ou ideologia do site, e é claro nessa mesma página tem uma frase de vitória seguida do nickename do invasor. A maior parte das vulnerabilidades em sites da Internet são SQL e PHP Injection.

Phreaker: O Phreaker é o Hacker da telefonia móvel e fixa. Os Phreakers utilizam técnicas para burlar os sistemas de segurança das companhias telefônicas, normalmente para fazer ligações de graça ou conseguir créditos.

Cheater: O nome Cheater é dado as pessoas que usam cheats (códigos que burlam o sistema de um jogo), para adquirir algum privilégio no jogo online ou local, ou seja, Cheats são trapaças, logo, Cheater são os trapaceiros.

Lammer: Ao contrário do Hacker e do Cracker o Lammer não possui um bom conhecimento em informática, ele apenas procura tutoriais na Internet que ensinam a fazer invasões básicas, e quando ele consegue fazer a invasão ele se auto denomina Hacker, mas é claro, ele esta enganando apenas ele mesmo. Normalmente os Lammers não possuem uma sede de conhecimento, eles querem apenas fazer algo e pronto, se deu certo tranquilo, se não deu, vai para outra técnica, sem ao menos saber como a mesma funciona e porque não deu certo.

Noob: O Noob ou Neewbie é aquele individuo que esta iniciando (no nosso caso em Hacking) e possui uma boa sede de conhecimento, não se denomina Hacker e sabe que ainda tem muito a aprender. Normalmente os Noobs fazem perguntas bobas e iniciantes em fóruns, comunidades e sites. Caso você seja um noob não tem vergonha, todos passam por essa fase, só tome cuidado para não se tornar um Lammer.

Script Kiddie: Para entender bem o que é um script kiddie, nós podemos usar o noob como exemplo, os noobs são como aprendizes de Hacker, já os Script Kiddies são como aprendizes de Crackers. Normalmente essas pessoas utilizam técnicas que elas ainda não dominam para prejudicar computadores e também obter benefícios próprios, mas como se tratando de Crackers não há lei, a maioria dos Script Kiddies caem em armadilhas deixadas pelos Crackers e acabam sendo invadidos, ou até mesmo usados como escudo nas invasões dos Crackers, por exemplo, o Cracker invade um sistema grande usando um script kiddie como um zumbi primário, dessa forma o principal culpado das invasões será o Script Kiddie que foi invadido.

Esses são os nomes mais conhecidos. Muitas pessoas dizem que esses nomes não são precisos, que é pura bobagem e que Cracker e Hacker é tudo a mesma coisa, mas eu aposto que essas pessoas não gostariam de serem chamadas de ladrões ou bandidos sem nunca terem cometido algum delito!

Até a próxima matéria do quadro “Termos Hacker“, e não deixem de comentar!

38 Comentários para “[Termos Hacker] Os nomes”

rM

17 de junho de 2010 ás 10:01hs

Bem legal a matéria!
Hoje em dia, alguns jornais(poucos) quando vão dar alguma notícia sobre hackers eles usam “crackers”, outro dia mesmo passou no jornal da globo e a apresentadora utilizou o termo “cracker”. Isso já é um grande avanço, as pessoas estão começando a diferenciar xD

@OFF,
Paulo, tem como me dar uma ajudinha aqui\/?
http://www.mundodoshackers.com.br/instalando-o-linux-em-um-pen-drive
Olha meu post que tu vai entender melhor.

Daniel

17 de junho de 2010 ás 21:02hs

É Paulo esses nomes são importantes para quem está começando na área de Hacking (eu). E é bom também usar corretamente esses termos.
Valeu Paulo e não deixe de sempre atualizar o MH.

17 de junho de 2010 ás 22:13hs

ola, como sempre naum abandonei o site soh diminui meu nick mais depois volto ele como antes pq ta assim sem querer, adorei a materia ateh pq eu pensava q scripts kids eram os q apenas usavam prograas prontos e naum sabiam programar agora intendi q sao mais q issu vlew

SENHOR-X

18 de junho de 2010 ás 12:43hs

massa essa materia mas eu ja sabia alguns disso (^_^)

Vitor Moreira

18 de junho de 2010 ás 16:15hs

Muito boa mesmo Paulo!!
Parabéns pelo site…
Eu quero ser um hacker e não um cracker!!!

ZeroSpy

19 de junho de 2010 ás 14:43hs

Matéria show.. eu particularmente me identifico com “Phreaker” eu adoro telefonia móvel e fixa. Nada contra as outras xD

20 de junho de 2010 ás 22:22hs

Paulo Tacio, faltou o Dialer!!

    20 de junho de 2010 ás 22:33hs

    Aff, desculpa ae o Dialer é um malware. Mas Paulo faiz um post dele ae…

Daniel

24 de junho de 2010 ás 17:54hs

Ótima explicação, ainda bem q eu ja sai de nivel de noob rsrs
Ei, Mundo Hacker, tem algum tutorial, ou programa que ajude a fazer o Defacer?
Só para aprender mesmo, não vou ser cracker.
Vou pesquisando para ver se acho algo a respeito, e fico esperando resposta sua, até e obrigado.

10 de agosto de 2010 ás 23:54hs

gostei muito eu queiro ser o emnasor quem pode min da umas aulas etou esperando aresposta ta

Renatosantos

12 de agosto de 2010 ás 10:26hs

very good! : )

jefferson

2 de novembro de 2010 ás 13:28hs

Muito bom.. Gostei muito da explicação =)

27 de novembro de 2010 ás 17:24hs

essa matéria é um maximo … mostra como nois somos poderosos..tenhu permisao pra falar isso .pq eu fui considerado o maior hacker do mundo …valeu gente se alguem se enteressar pode me add no msn http://www.hard.22@hotmail.com ou o msn de um amigo eduardo_lopes-22@hotmail.com … valeu pessoal.

franciele

16 de dezembro de 2010 ás 13:45hs

Gostaria de saber os nomes de todos os crackers no mundo se me mandaram ficarei grata mto obg*-*

    17 de dezembro de 2010 ás 0:38hs

    Bom franciele, podemos citar poucos, já que eles agem anônimamente por se tratar de uma cultura e feitos ilegais. Os que podemos citar são os que foram presos ou que cairam na mídia.

    Abração!!!

21 de dezembro de 2010 ás 0:58hs

oi voçeis tem aplicativo, para hackear orkut atualizados sim ou nao espero noticias tchau. :)

R.Novoletto

31 de janeiro de 2011 ás 18:26hs

o hard é foda !!.. desculpa mas ñ aguentei e chorei de dar risada ake! … auhsuashuahsuahsuahsuahsuahsas’

|)347h Fr0/\/\ 4b0v3

17 de março de 2011 ás 23:43hs

Eu acho que eu sou um Lammer, eu sei menos coisa que um Newbie, %-\

25 de maio de 2011 ás 22:06hs

Eu procuro uns tutoriais e procuro descobrir outras formas de fazer tal coisa sozinho
procuro tbm os conhecimentos basicos para tentar fazer algo de interessante (isso faz de mim um lammer?)

    25 de maio de 2011 ás 22:07hs

    ahh e tbm todo mundo me xama de hyacker e eu nao falo nada, nao falo nem q sou e nem q nao sou
    isso faz de mim um lammer?

    bil

    27 de junho de 2011 ás 13:10hs

    basicamente sim.

    valeu ai
    ~~ ~~
    (0) (0)
    J
    —–

tevez

27 de junho de 2011 ás 13:02hs

eu do asssistencia a uma impresa de imformatica qualquer problema la eu resouvo ate falahas na segurança e eu sei muito sobre informatica entao isso fas de mim um hacker??
mas se nao for eu sou oque

    27 de junho de 2011 ás 20:50hs

    Bom, se além dos conhecimentos em informática avançada você tiver conhecimentos hacking como exploits, pentests, etc, sim você pode ser um Hacker, se não, você é um usuário de informática avançado :D.

    Abração!!!

Cristian

12 de julho de 2011 ás 12:57hs

Bom… intão eu acho q sou um Noob ainda… kkk.
Eu sei q tenho muito q aprender. :D

18 de agosto de 2011 ás 9:08hs

Aeeh gostei Mt, agora eu to sabendo alguns que eu não conhecia como lammer e sccrips kiddies Gostei !!!

By: ? rsrsrsrs’

24 de agosto de 2011 ás 3:10hs

Faltou banker também né? É quase o mesmo que carder, mas é banker. haha

    1 de setembro de 2011 ás 18:41hs

    É verdade :D, eu falarei sobre eles em um outro post relacionado a nomes Hacker.

    Valeu por ter lembrado.

    Abração!!!

x-MaXtRoN-x

11 de setembro de 2011 ás 16:05hs

Legal

Porque a caixa de comentario fica no final do site ou blog nao poderia ser no final do post. ou do comentario do Admin. pense e reflita

    12 de setembro de 2011 ás 14:44hs

    A campo de comentário fica no final, para que os usuários leiam os comentários antes de postar um comentário, as vezes suas dúvidas já podem ter sido tiradas.

    Abração!!!

vivi

9 de outubro de 2011 ás 15:42hs

alguem poderia rakear p mim esse email zezoeletricaut@hotmail.com

Felipe

16 de outubro de 2011 ás 19:17hs

Ótima matéria. Antes não conheçia o carder, o defacer e o Script Kiddie.

Paulo, me responda uma coisa. Há um tempo atrás, quando eu não sabia NADA de hacking e informática, quando eu estava iniciando em algum jogo online e era ruim(todo mundo começa ruim), algumas pessoas me chamavam de noob. Creio que isto já aconteçera com muitas pessoas. Por quê este nome se dá a pessoas assim?

Agora eu troquei os jogos pelo estudo de informática e hacking. De vez em quando eu jogo algum jogo de estratégia com meus irmãos, que não seja de computador, tipo WAR.

Grato desde já pela resposta.

Mr.Sec

9 de junho de 2012 ás 15:48hs

Muito legal ^^ Eu sei algumas coisas na area mas acho q nao sou nada dai,sou apenas curioso. :)

lourenço

5 de maio de 2013 ás 16:18hs

gostei da matéria, bem explicado. sou noob rsrsrs

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Sim, através do nosso email e telefone. Qu...
  • pc: Paulo o suporte deste curso esta sendo atra...
  • Marcel Carvalho: Muito bom! Ótimo post, é difícil encontrar ...
  • daniel: minha internet fico mais lenta , porque é w...
  • JOSE: Excelente site com variedades ilimitadas so...

Galeria de Imagens

     
    28MAC Linux1719Renato22Windows 7Windows Vista02012107paulo-e-marcos-mhcast-3Firefox
Ver mais imagens