[Termos Hacker] Os Chapéus



termos hacker - chapeisQuem conhece um pouco sobre Hacking sabe que existe uma classificação de chapéis para identificar um Hacker pelas suas ações, e são sobre esses “chapéis” que  nós vamos discutir.

Quando o termo Hacker foi levado exclusivamente para Informática, e designado a um usuário expert em informática que explora vulnerabilidades, surgiram várias ações hackers ilicitas que sujavam toda a cultura hacker, não interessava se você fosse um hacker que seguia a ética e agisse dentro da lei, você ainda seria considerado um bandido, e até hoje ainda é assim.

Com tudo isso foram surgindo meios de divisão entre os Hackers, tipo, aqui é o lugar dos bons, se você é mau vai pra la :D. Nesse conceito surgiram nomes diferentes que se relacionavam a Hacking como Cracker, Phreaker, Lammer, Newbie … e também surgiram os chapéis.

Os chapéis vieram para identificar um hacker por meio de seu estilo e ações dentro da ética Hacker, sendo assim, um hacker que segue a lei a risca, não pode ser visto como um hacker que segue a lei só em alguns pontos ou o hacker que não segue a lei de forma alguma.

Existem vários chapéis, alguns são oficiais e outros foram criados por hackers ou usuários comuns, para brincar ou para identificar uma ação hacker especifica, os chapéis mais conhecidos são: White Hat (chapéu branco), Black Hat (chapéu preto) e o Gray Hat (chapéu cinza).

É bem fácil de entender como são designados os chapéis, veja abaixo a as características de cada um:

White Hat: O chapéu branco é designado ao Hacker que segue o lado da segurança, ele invade, mas dentro da lei e da ética hacker. Normalmente quando um white hat acha uma vulnerabilidade em um sistema ou programa, ele avisa o administrador para que tal falha seja corrigida. Hackers white hat agem livremente e dão até palestras sobre segurança, e prestam consultorias a empresas, tem até empresas que contratam esses hackers para cuidar da segurança de seus sistemas e dados. Por haver ainda um certo preconceito entre a sociedade e a mídia com o Hacker, os white hat as vezes não se apresentam como hacker, e sim como um profissional na área de TI ou um analista e desenvolvedor de sistemas. Outros exemplos de hackers éticos são peritos e investigadores digitais. Lembrando que nem todo profissional em TI ou analista de sistemas são hackers, alguns cumprem apenas as suas tarefas básicas dentro de uma empresa, sem seguir, entender ou sequer admirar a cultura Hacker.

Black Hat: O Hacker black hat (chapéu preto) é aquele Hacker que não segue de nenhuma forma a ética hacker ou a lei, ele age da forma que quer para fazer o que quiser com sistemas vulneráveis, esses são os verdadeiros criminosos cibernéticos, eles usam o seu conhecimento para roubar pessoas, para invadir computadores e para destruir sistemas. Nesse caso, a pessoa que age dentro do lado negro de hacking, não é tido como um Hacker e sim como um Cracker. Normalmente os Hackers white hat não gostam dos black hats por questão de princípios e bom senso, mas existem vários casos como o mais conhecido do agora hacker Kevin David Mitnick, que foi um hacker black hat (cracker), chegou até a ser preso, e agora ficou do lado da ética hacker e da segurança, passando a ser então um Hacker White Hat.

Gray Hat: Os gray hat ou chapéu cinza, são Hackers que ficam no meio do muro, eles agem de forma legal como um white hat, mas em certos casos usam idéias pessoais e criam argumentos para justificar os seus atos que ferem a ética hacker, o que o torna um black hat, por exemplo, o hacker gray hat invade um sistema, vê tudo que esta nele, as vezes até divulga esse material, mas não comente nenhum crime usando essas informações, só que também não avisa os administradores do sistema sobre a falha e nem toma atitude para corrigi-la. É bom deixar claro que os Gray Hat concordando ou não com alguns pontos da lei ou da ética hacker, se agirem de forma ilícita, serão considerados black hats ou criminosos e responderão por isso independente de seu ponto de vista.

Esses são os chapéis usados para classificar os hackers através de suas ações.

Hoje em dia, poucas pessoas conhecem essa divisão, a maioria acha que é tudo criminoso cibernético ou ladrão, mas não é bem assim, existe toda uma cultura e ética em Hacking, que faz com que os Hackers sejam sempre experts em informática que agem dentro da lei e e ajudam sistemas a serem aperfeiçoados para que toda a sociedade possa desfrutar da tecnologia com segurança e prazer.

Até o próximo post do quadro “Termos Hacker“, e não deixem de comentar :D!!!

23 Comentários para “[Termos Hacker] Os Chapéus”

Daniel

11 de maio de 2010 ás 15:58hs

Nos que conhecemos o mundo do hacking usamos esses termos. Mas quem dera se a midia usase tambem esses termos.

11 de maio de 2010 ás 16:45hs

Paulo tacio, eles deviam passar isso na internet pra que o povo entenda de vez!

11 de maio de 2010 ás 19:27hs

sou um gray hat mais virado para white hat

EVANDRO

11 de maio de 2010 ás 23:32hs

Muito boa essa matéria paulo sobre os chapéis,já tinha visto matérias sobre isso e vi como é um por um ,e vi que vc questionou sobre o cracker kevin ,baixei o filme dele esses dias vi a historia o cara era embassado mesmo ,mas agora ele mudou ,mas falando certo todos nós hackers ou iniciantes sempre temos curiosidades de invadir e fazer algo de erado ,espalhar um virús sabendo que foi vc que fez ,mas é porisso que temos que mostrar que hackers ñ é só invasão mas sim cultura etrabalho . falow paulo até mais e “SALVE O MUND0 D0S H4CK3ERS”

    12 de maio de 2010 ás 0:02hs

    É isso ai Evandro :D, valeuuu!!!

      Eduardo

      12 de maio de 2010 ás 21:46hs

      Na minha opinião… a midia quer é “acabar” com essa historia de hacker do bem ou hacker do mal…. pra eles todos se enquadram como hackers independente de suas açoes…. Se alguem que entende isso explicasse essa diferença nos termos na televisao, por exemplo, na rede globo…. iria mudar alguma coisa…. ou entaum a globo vai continuar noticiando…

      “HACKERS INVADIRAM E DANIFICARAM SERVIDORES DO GOOGLE!!!!!”

      ah…e o Evandro falow uma verdade… qual é o iniciante que naum quer fazer uma brincadeirinha de mau gosto de vez em quando naum….!! flw!!

20 de maio de 2010 ás 12:34hs

pq ta sem coisa nova npo site a um tempão ??

Zero

2 de junho de 2010 ás 18:03hs

Olá, Boa Noite! Sou novo nos coments mais já conhecia seu trabalha um tempo. Sempre acesso de algum lugar. Essa matéria é muito boa pelo fato das pessoas terem um certo medo só de ouvir a palavra “hacker”. Já tive problemas relacionados em alguns empregos.

A mídia “metralha” a vida dos hackers o tempo todo passando uma imagem assustadora, mas não é bem assim. Como se tem uma classificação diferente, porém eles acham que somos todos iguais.

É claro que quem nunca fez uma coisinha aqui e outra alí.. até conhecer a ética ou “ethos” em si já fiz algumas coisas x:

Mas o melhor de tudo é saber que podemos contar com hackers que levam as coisas a sério o que a meu ver é esse site.

Parabéns pelo trabalho Paulo.

Kiing

22 de julho de 2010 ás 11:07hs

Corrige esse tópico, porque o plural de chapéu é CHAPÉUS e não chapéis…..

Fernando

24 de julho de 2010 ás 10:12hs

Muito bom !

tiago

29 de julho de 2010 ás 23:48hs

em questao ainda bem que existe Black Hat por senao para que serviriam os White Hat

Symulador

4 de agosto de 2010 ás 15:26hs

Não acredito no que Li aqui

Brasil saboge

aprendendo

16 de setembro de 2010 ás 16:40hs

ola eu queria saber se tem mais chapeus para um trabalho e me interessei no tema

    17 de setembro de 2010 ás 20:42hs

    Esses que eu citei acima são os principais, mas se eu não me engano tem outros sim!

    Abração!!!

Ikaros Defender

31 de outubro de 2010 ás 17:37hs

Quero ser no futuro um White Hat 😀

Hacker Insane

21 de agosto de 2011 ás 15:54hs

Eu sou o hacker que usa o boné da Monster energy..kkkk

flavio

30 de setembro de 2011 ás 21:39hs

ate hoje tenho uma duvida se o meu professor de T.I é hacker ele não tem cara de hacker mas tem uma mente brilhante.

Gabriel Matheus

13 de dezembro de 2012 ás 22:08hs

Eu admiro a cultura Hacker.
Sempre tive curiosidades sobre o Tema,estou olhando o Deep web estudando varias coisas. Quero entender sobre tudo todas as pessoas que me conhecem me consideram um Hacker mais não sei se sou um.

Falo com pessoas de diferentes areas em Informatica é tenho mais conhecimento que eles.

Acho que seria legal postar algumas coisas relacionadas a Deep Web.

No Mundo da Informatica sempre é bom aprender se você parar é ficar de corpo mole vai acaba se perdendo.

Valeu’

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Esta atualizado para os tempos de hoje (201...
  • d3tt0x: O curso está atualizado para o ano de 2017 ...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Curso eu recomendo o Curso de Hacke...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Sim, temos todos os produtos dispon...
  • Apenas um Cara: Ainda dá pra comprar ?...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens