Técnica de mineração de moedas digitais WebMiner



As criptomoedas como Bitcoin, Monero, Ethereum, dentre outras, vem sendo bem cobiçadas atualmente, isso graças as grandes oscilações e valorização em especifico da Bitcoin, o que se torna uma alvo em potencial não só para investidores, mas também para hackers e crackers.

Para investir em uma criptomoeda existem duas formas, a primeira e mais simples, é comprar uma quantia de uma determinada criptomoeda e lucrar (ou perder) com a variação cambial da moeda, a segunda forma é utilizar seu poder computacional (CPU e GPU), para minerar essa moeda, ou seja, criptografar e descriptografar a criptomoeda em transações online.

O problema da mineração de moedas, é que apenas um computador minerando, acaba não sendo lucrativo, na verdade, se for colocar no papel o quanto o computador gastou de energia e as possíveis manutenções que ele terá de ter, o que você lucraria com a mineração, daria apenas para pagar os gastos que você teve para minerar. Mas se juntar vários computadores formando um cluster de mineração, o quanto você receberá pela mineração vale e muito apena.

Pensando exatamente no potencial que vários computadores tem ao minerar uma criptomoeda, surgiu uma técnica chamada “Webminer“. Essa técnica consiste em utilizar códigos Java Script em sites, que utilizem os recursos de processamento do computador do visitante, para minerar uma criptomoeda, isso enquanto o visitante está na página que possui o Java Script. Com isso, sites que tem um grande numero de visitantes, conseguem minerar uma boa quantidade de uma criptomoeda, logo recebe também uma boa quantidade da criptomoeda.

Há controversas sobre essa técnica, por vários sites não informarem aos seus visitantes, que o computador deles serão utilizados para gerar uma renda para o dono do site, porém, muitos usuários não se importam com isso, já que a mineração é feita apenas quando o mesmo esta na página com o script do minerador, inclusive, preferem esse tipo de renda, do que banners de propagandas, que atrapalham a navegação no site.

Uma coisa é certa, o webminer é uma técnica que só tende a crescer, quem sabe até seja o futuro da monetização de sites, substituindo campanhas de adsense e banners de publicidade, para o visitante isso de certa forma, pode ser bom, por não ter que ver sites poluídos, cheios de propagandas, por outro lado, fica a questão ética, dos administradores de sites pelo menos informarem aos visitantes sobre a breve utilização do CPU, para mineração.

Se você tem curiosidade em saber, se o seu computador esta sendo utilizado para mineração, ao acessar um site da web, abra o gerenciador de tarefas do Windows, para isso de um ctrl+alt+del, se o site que você esta acessando, estiver utilizando o seu PC para minerar bitcoin ou qualquer outra criptomoeda, o navegador que você esta utilizando, deverá ter um alto uso do processador. Na imagem abaixo, pode ser visto que nenhum site no Chrome ou Firefox esta minerando criptomoedas.

Assim como é possível bloquear propagandas em sites, caso você não queira que o seu PC seja utilizado para webminer, você também pode instalar plugins em seu navegador que impedem esse tipo de recurso, como o No Coin, MinerBlock e até mesmo o AdBlock, em outra matéria, eu mostrarei como instalar, configurar e utilizar esses bloqueadores de mineração.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

1 Comentário para “Técnica de mineração de moedas digitais WebMiner”

acacia lima

18 de julho de 2018 ás 10:53hs

valeu por compartilhar

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Olá! Sim, você pode adquirir cada módulo e...
  • Mário Atuba: A OI é cúmplice disso. Quando reclamei por ...
  • Thiago Coelho: Infelizmente já se passaram 3 meses e não t...
  • Ricardo: Gostaria de saber se posso comprar o 1° dep...
  • Paulo Tacio: Sim, o curso esta atualizado e funcional pe...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens