Ransomware WannaCry ainda esta ativo



Os Ransomwares são vírus que sequestram os arquivos da vítima, para isso ele criptografa todos os arquivos tornado-os inacessíveis até que o processo reverso (descriptografia) seja feito, sendo assim cibercriminosos pedem um dinheiro para o resgate dos arquivos, em alguns casos, é feito até ameaças de que se o resgate não for pago os arquivos serão apagados.

Apesar dos ransomwares não serem uma novidade, alias esse tipo de vírus existe desde a década de 80, foi só em 2017 que esse tipo de vírus ganhou uma maior notoriedade graças a uma campanha maciça que atingiu milhões de vítimas e infectou centenas de milhares de computadores domésticos, executivos e até governamentais, esse ataque causou um prejuízo na casa dos bilhões de reais. Dentre os ransomwares que mais tiveram vítimas esta o WannCry que infectou mais de 300 mil computadores em até 150 países incluindo o Brasil.

Recentemente foi descoberto que o WannaCry se aproveitava de duas vulnerabilidades do Windows conhecidas como DoublePulsar e EternalBlue, inclusive essas duas falhas foram descobertas e exploradas por nada menos que a NSA (Agencia de Segurança Nacional dos Estados Unidos) que é conhecida hoje como uma agencia secreta espiã, falando nisso, o próprio governo dos EUA acusou a Coreia do Norte de estar envolvida no desenvolvimento e campanha de disseminação do WannaCry por todo o mundo.

Um ano se passou desde o ápice de infecção do WannaCry e acredite, esse ransomware ainda faz vítimas por todo o mundo nos dias de hoje. Apesar da Microsoft ter corrigido as falhas DoublePulsar e EternalBlue, muitos usuários não atualizam o seu Windows o que acaba deixando seu sistema vulnerável, além é claro de não utilizar programas de segurança como antivírus que já são capazes de detectar e barrar a execução do WannaCry. Para você ter uma ideia de acordo com a Kaspersky só durante esse terceiro trimestre de 2018, o WannaCry infectou quase 75 mil PCs, sendo que seu antivírus Kaspersky foi capaz de impedir 260 mil ataques desse mesmo ransomware, ou seja, apesar de não ser uma campanha tão expressiva como a do inicio do ano passado, ainda existem campanhas de infecção pelo WannaCry que chegam até a superar os números do mesmo período do ano passado de quando ápice de infecção terminou.

Segundo a Kaspersky “É preocupante ver que os ataques do WannaCry cresceram quase dois terços em comparação com o terceiro trimestre do ano passado. Este é mais um lembrete de que as epidemias não cessam tão rapidamente quanto começam – as consequências desses ataques são inevitavelmente duradouras. Os ataques cibernéticos deste tipo podem ser tão graves que é necessário que as empresas tomem medidas preventivas adequadas antes que um cibercriminoso atue – em vez de se concentrar na recuperação”.

Para evitar de ser infectado não só pelo WannaCry mas por qualquer outro ransomware, mantenha sempre o seu Windows atualizado e utilize um bom antivírus, além disso, como os ransomwares são espalhados via campanhas de Phishing, o mais importante é você nunca baixar e muito menos executar arquivos anexados a emails ou acessar links também recebidos por emails, WhatsApp ou redes sociais.

Para entender melhor o que são e como funcionam os ransomwares, veja essa matéria que postamos aqui no Mundo Dos Hackers.

Você já conhecia o WannaCry? Deixe seu comentário abaixo ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Ransomware WannaCry ainda esta ativo”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • o outro: 99% de segurança com o computador desligado...
  • Marcelo: Como faço esse mesmo processo só que utiliz...
  • Pedro: Não roda e o g6 da lg quem roda...
  • vICENTE FARIA DE SOUZA: roda no galaxy a5...
  • Alan: De que adianta ter uma senha segura, se os ...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens