Programação, qual linguagem começar?



programadorHoje em dia a linguagem de programação é indispensável para Hacking, Informática e até mesmo para a tecnologia em geral. Sabendo disso muitas pessoas querem aprender a programar e se tornar programadores profissionais para entrarem no mercado de trabalho a partir dessa área, mas afinal qual é o melhor começo para quem nunca programou?

Antes de saber qual é a melhor linguagem de programação para iniciantes, nós precisamos entender o que é e para que serve uma linguagem de programação. Respondendo essas perguntas na ordem, as linguagens de programação são as linguagens das maquinas, esse é o meio que temos para nos comunicar com um computador ou qualquer outra maquina. Fazendo uma comparação bem simples, as linguagens de programação são como as próprias linguagens dos seres humanos, como: português, inglês, espanhol, francês, etc. Se formos analisar bem, a linguagem de programação chega até ser mais simples do que as linguagens humanas citadas anteriormente, pois é algo que tem um único sentido dentro da linguagem, diferente da nossa linguagem que uma única palavra pode significar várias coisas.

Respondendo a segunda pergunta, a linguagem de programação serve para a gente conversar com a maquina, a gente da ordens e ela nos responde, por exemplo, eu quero que o meu computador execute um programa em um determinado horário e quando ele terminar de executar o programa eu quero que ele se desligue. Esse foi um exemplo bem simples de programação, até porque nesse mesmo exemplo, o programa que o meu computador irá executar também foi programado para uma finalidade :D.

Quando nós aprendemos a programar na verdade nós estamos aprendendo a dar comandos e o que nós devemos fazer é preparar o nosso cérebro para guardar todos esses comandos junto com as ordens de execução, usando novamente a nossa linguagem como exemplo, se eu quero me apresentar para alguém o meu cérebro tem que ter gravado a minha linguagem na ordem certa, por exemplo: Olá meu nome é Paulo! Se a linguagem não estiver em ordem eu me apresentaria !Nome meu olá é Paulo , o mesmo ocorre com as linguagens de programação, se nós não dermos os comandos certos nas ordens certas, o nosso computador vai achar que a gente é doido, virar a cara e fingir que não é com ele.

Bom, como essa não é uma matéria especifica sobre como as linguagens de programação funcionam, e sim uma matéria que aborda as melhores linguagens de programação para iniciantes, vamos ao que interessa.

Existem várias linguagens de programação, as mais conhecidas são: C, Python, Ruby, PHP, Action Script, Java, Visual Basic, Object Pascal e Perl. Agora vem a questão, qual dessas é a melhor para quem esta começando em programação?

Muitas pessoas podem não gostar e nem concordar com o que eu vou dizer mas essa é a minha opinião!

Apesar do Object Pascal estar bem velho e extinto, ele ainda continua sendo uma ótima linguagem para quem esta começando, mas assim, não vai achando que aprendendo Object Pascal você já vai ser um programador profissional e vai poder trabalhar em qualquer empresa ou desenvolver qualquer programa, é como eu disse para “começo” o Object Pascal é muito bom, e para tornar o aprendizado ainda mais fácil, use o Borland Delphi como ambiente de programação para Object Pascal.

Mas e depois que você já ter pegado uma boa noção de como conversar com as maquinas, para onde você pode partir? Eu recomendo a linguagem Python, ela é simples, eficaz e vem crescendo cada vez mais, inclusive, atualmente muitas empresas estão procurando por programadores em python.

Indo mais além, qual seria a próxima linguagem de programação que eu poderia aprender? Bom, ai você já pode dar uma estudada sobre a linguagem de programação C, que atualmente é a principal linguagem de programação, fora que as possibilidades de criação são imensas.

Mas é bom deixar bem claro, não é obrigatório você seguir o que eu disse acima, nada impede de uma pessoa aprender a linguagem C logo de cara, o problema é que vai ficar mais complicado e com maiores chances de desistência aprender uma linguagem avançada como o C logo de cara, do que ir preparando a sua cabeça com linguagens de programação mais simples para ver que programar não é uma tarefa impossível.

Bom pessoal, então é isso! Quem esta começando ou pensando em começar a estudar linguagens de programação, basta seguir esses conselhos que o aprendizado ficara mais fácil e promissor. Mais para frente eu estarei postando mais matérias sobre programação!

Quem tiver algo a acrescentar como opiniões e experiências é só comentar ;)!!!

106 Comentários para “Programação, qual linguagem começar?”

rM

8 de junho de 2010 ás 11:06hs

Boa a matéria, Paulo.
Eu particularmente, “larguei” um pouco a área hacking para começar a estudar programação, para aprender uma linguagem precisa de muito esforço, dedicação e prática!
Meu ex-professor de matemática falava muito a seguite frase: Matemática só se aprender fazendo(Praticando). Por incrível que pareça com programação é a mesma coisa, se você não separar um tempo para programar, ir deixando de lador aos poucos esquece TUDO que aprendeu.
Esqueceu também, Paulo, de falar que antes de começar a aprender uma linguagem de programação é fundamental estudar antes Lógica de Programação.
Voltando pro post, gostei bastante! Mas hoje em dia, as pessoas “largam” os código e partem para as linguagens direcionadas a objeto, como Delphi. Não que elas sejam “ruins”, mais são MUITO mais limitadas. Eu comecei a programar em C e estou muito satisfeito com essa linguagem, incrível.

-qq Desculpe o tamanho do comentário, mais bons assuntos requerem boas críticas/sugestões.
Você bem que poderia trazer um Tutor de C ou C++ pro site, uns tutoriais seriam ótimos!

Falou.

    8 de junho de 2010 ás 12:40hs

    Bom comentário rM :D!!!

    Bom, é como eu disse nessa matéria o Delphi é bom para quem esta começando, para ter noção do que realmente é a programação, mas eu não recomendo ficar apenas em Delphi, além dele ser muito limitado como você falou, Delphi já esta ultrapassado.

    Quanto ao tutor de C, se você se interessar é só enviar uma e-mail para mundodoshackers@mundodoshackers.com.br :D!

    Abração cara!!!

    4 de maio de 2012 ás 16:59hs

    Seria bom mesmo, tutoriasi sobre C++

    Gosto muito de C++

    Uso C++ Builder Embarcadero

    Flws

    Luiz Carlos

    14 de maio de 2012 ás 12:52hs

    Ótimo post RM.

    Sem a lógica de programação fica difícil.

    augusto césar

    14 de maio de 2012 ás 18:19hs

    Na verdade se vocêis quiserem entender um pouco sobre a programação e como ela funciona, eu recomendo estudar portugol, que não é considerada uma linguagem de programação, mas sim tem uma base muito boa de como são construido os algoritimos e suas estruturas, sao todas em português.

      16 de maio de 2012 ás 17:31hs

      A dica do Augusto é boa, mas eu já não recomendo muito o portugol, pelo simples fato de ser uma linguagem didática (para aprendizado), ou seja, você vai aprender muitas palavras chaves que nunca serão utilizadas a não ser em um pseudocódigo.

      Eu recomendo mesmo o aprendizado da lógica de programação já em uma linguagem que poderá ser utilizada no futuro, quando você já tiver pegado a base e já estiver conseguindo desenvolver os primeiros códigos.

      Abração!!!

8 de junho de 2010 ás 12:32hs

Gente fala qual linguagem vcs sabem eu sei, C, HTML,Perl,Batch,Shell Script,Javascript, pretendo aprender Java,e assembly e melhorar as anteriores. Cara pra vcs terem uma ideia; Quem programa assembly sonha com numero…

3V4NDR0

8 de junho de 2010 ás 22:55hs

Parabéns paulo pela matéria,vou me escrever em lógica de programação a proxima semana na ESCOLA Impacta me falaram que é boa essa Escola ,quero ver se é mesmo ,com muita fé em Deus e muito estudo e dedicação vou me tornar um ótimo programador falow paulo até mais e é nois MUND0 D0S H4CK3ERS.

    8 de junho de 2010 ás 23:09hs

    Valeuu Evandro, e bons estudos cara!!!

    Edson

    20 de maio de 2012 ás 12:48hs

    Não acosenlho estudar na Impact, também tinha ouvido falar que era ótima mas sinceramente não gostei , eu fiz os seguintes treinamentos lá… Hardware 1 2 e 3, Conceito e Infraestrutura de redes, Manutenção em Notebooks (esse foi o pior), e SQL Server módulos 1 2 e 3, cara não perca dinheiro para estudar na Impacta, os professores conhecem bem mas nenum deles tem boa didatica, os cara vomita o conteúdo e não dão nehum suporte aos alunos, os professores da Impacta são bons é de papo…. Quer um conselho para quem já passou por isso faça SENAC esta sim ensina… agora se quiser fazer amizade com professor faça Impacta que é uma bosta… bom essa é minha opinião a escolha fica com vc.

SENHOR-X

9 de junho de 2010 ás 9:34hs

mto bom esse post gostei mto
eu estou fazendo o curso de web design
e apos o termino vou fazer programação
é um curso bom para mim questão de mercado de trabalho e para meu proprio conhecimento
e é como vc disse paulo eu comecei a ver alguns tutoriais de delphi e desisti
pois achei mto complicado mas agora
que vc citou esses programas para se começar a programar me despertou interesse novamente
^_^ vlw paulo mto boa a materia…

Daniel

9 de junho de 2010 ás 23:01hs

É Paulo você esqueceu da lógica que é muito importante pra que esta começando na área de programação,e também eu recomendo aprender Visualg.
vlw Paulo.

ZeroSpy

10 de junho de 2010 ás 12:03hs

Na época quando quiz aprender programação o que eu comecei foi com o ” Visual Basic ” eu achei super facil. Mas também aprendi o ” Action Script e o Java” um bom tempo mesmo. Agora que estou mexendo em outros; embora eu ja os conhecia nunca tive curiosidade x:

Eu sou um “nerd” (como dizem aí) muito preguiçoso isso sim lol

Parabéns pela matéria Paulo! xD

Robson Alves

11 de junho de 2010 ás 23:21hs

Boa Paulo, Muitos daqui do MH vem no msn perguntar em qual linguagem começar a programar eu sempre digo:

Profissionalmente: .Net, Java
Curiosidades: Delphi, C/C++, Pascal (Otimo Para Introdução).

Não que Delphi não chega uma linguagem de mercado, mas para quem quer trabalhar nesta área e não tem experiência, então você deve pegar as linguagens mais aquecidas no mercado.

Trabalho com C# e recomendo para aqueles que querem trabalhar com programação, mas não se esquecerem que hoje o mercado quer um Programador sim, entretanto o programador não pode ser só aquele que fica sentado batendo no teclado, aprende a ter postura, dicção e um bom portugês, tudo será acréscimo para o seu futuro profissional.

Abraços.

    rM

    12 de junho de 2010 ás 15:20hs

    Robson,
    Hoje em dia, as linguagens que você diz profissionalizantes “.Net e Java” não são lá as melhores. Por mais “modinhas” que elas sejam, o futuro reserva C/C++.
    Você me pergunta: Porquê?
    Quem programa em Java ou C# não é bem um “programador”, pois elas não te dão muita liberdade para criar funções, principalmente o Java. No Java se trabalha muito com funções prontas e por isso deixa a Programação de lado, afinal programar é criar funções.
    Eu não aposto nessas linguagens para o futuro, no presente elas até estão em alta mais eu acho que o futuro nos reserva C/C++.
    Você sabia que 80% dos softwares que você usa diariamente são Feitos em C++? pois é muita coisa ‘-’

    Abçs.

RODRAGON

19 de junho de 2010 ás 8:25hs

Sempre tive vontade de aprender programação, nunca é tarde para quando se tem um objetivo, as dicas são boas, sei que vou precisar de muita força de vontade e quando eu tiver dúvidas sobre os cursos do MH vou pertumar muito rsrsrs Parabéns pela matéria.

Robson Alves

19 de junho de 2010 ás 19:28hs

Rm, você está certo, tudo tem uma base e geralmente vem da linguagem C/C++.

Entretanto essas linguagens de alto nível, não tem tanto mercado como são as linguagens “Modinhas” como declarado.

Não vejo por que não me considerar programador, só porque eu trabalho com C# .Net que eu não possa ser um programador e que eu não possa trabalhar com qualquer outra linguagem ou projeto.

C/C++ não vai acabar, existirá mercado sempre, porém quantas vagas de emprego você vê por dia onde eles pedem fluência C/C++ para desenvolver um novo Software, por exemplo?

No Brasil não vejo, acredito ainda que são poucos que tenham mais de 10 anos de experiência em C++, por isso para quem quer começar, as linguagens mais inflamadas do momento são formas de ganhar dinheiro.

Não vejo reservado no futuro C/C++, vejo sim linguagens heterogêneas, você trabalhar com diversas linguagens de programação, atualmente a programação ela não vem pra re-inventar e sim para gerar soluções rápidas. Acredito no propósito e na sua continuidade por um bom tempo.

Abraços Rm.

kildren chaves

28 de junho de 2010 ás 1:27hs

olá a todos, eu sei que não tem nada haver oque eu vo falar aqui mas até porque sou novo no MH, mas deveria ter assuntos relacioandos a redes,pois a informática e divida em vários seguimentos.
e so uma dica

12 de julho de 2010 ás 20:03hs

made este programa para mim por imail

I.j.C

15 de julho de 2010 ás 11:25hs

Paulo, sugira por favor uma boa apostila de Lógica de Programação para que eu possa baixar da net (link).

Abraço!

I.j.C

    16 de julho de 2010 ás 16:05hs

    Olha, no site apostilando.com tem algumas apostilas muito boas sobre Lógica da programação, é só dar uma procurada ;)!

    Abração!

23 de julho de 2010 ás 0:00hs

aew Paulo seguindo o que vc falou achei uma coisa muito massa acho que vai ajudar outras pessoas tambem a biblia do Borland Delphi http://www.scribd.com/doc/334974/Biblia-Delphi-7

17 de setembro de 2010 ás 13:54hs

Paulo você é o cara manow – kkkk

Seus artigos são otimos – ja li todo seu site e olha – Parabêns !

Cara eu acho que você esqueceu de uma linguagem – o Visual Basic, pra mim é o melhor para quem esta começando.

Abraço cara !

    17 de setembro de 2010 ás 20:26hs

    Valeuuu Luiis!!!

    Olha sinceramente eu recomendo mais a linguagem Object Pascal para quem esta começando, por exigir mais do programador a questão de comandos, não fica tanto no gráfico.

    Mas sem dúvida eu irei citar o VB nas próximas matérias ;)!!!

    Abração!!!

Rafael

2 de outubro de 2010 ás 11:37hs

na minha op eu acho q p/ começar eu recomendo VB, se vc tiver uma boa noção de ingles e imaginação vc aprende bastante. Claro isso eh a minha op, eu comecei com C depois comecei a estudar Java e agora sou estagiario de programador VB.NET, achei muito facil VB.NET por isso recomendo.
Mas se alguem pretende seguir carreira de programador estude bastante sobre Banco de Dados e SQL para manipular o BD porq isso eh o dinheiro da empresa. Vlw

H05T

2 de janeiro de 2011 ás 20:50hs

oi Paulo, estou iniciando, gostaria de um livro para começar como uma dica.
será que tem algum livro pra quem está começando?

    3 de janeiro de 2011 ás 1:19hs

    Tem sim cara, existem vários livros de programação para programadores avançados e para quem esta começando, mas antes de tudo é preciso que você escolha uma linguagem, como você esta iniciando eu recomendo o Visual Basic, comece vendo alguns tutoriais na Internet e se gostar compre alguns livros sobre essa linguagem de programação.

    Abração!!!

      Douglas

      26 de outubro de 2012 ás 20:04hs

      Pow Paulo Eu jah Fiz Cursos. Logica De Programação,Delphi, PHP, Jah Estudei algumas Linguagens E Ja Criei Varios Programas e etc… So qe eu estou Criando Um Jogo On Line So qe esta Dando “Erro” Qando eu VOu Configurar Os Database E Qando Vou Criar AS Colunas Será qe vc poderia me dar Uma ajuda Aiii?? so me enviar por imail Como vc poderia me ajudar
      Obg aii vlwS

Geovanne

16 de janeiro de 2011 ás 19:08hs

Para mim a melhor linguagem de programação para iniciantes é Pascal “Dev-Pascal” para depois passa a uma liguagem orientada a objeto que pode ser claramente Java Ou c++.

Anthony Oliver

22 de janeiro de 2011 ás 2:51hs

! Parabêns !
Isso é incentivo ao conhecimento.
Nós, Brasileiros, precisamos disponibilizar em rede o que nos agrada.
——————————————–
Quero colocar em questão aqui uma coisa.
Praticamente a maioria dos frequentadores deste site tem em média de 16 a 30 anos.
——————————————–
Gostaria de oferecer algumas dicas de como

1) Baixe tutoriais, apostilas e videos de boa qualidade.
2) Leia todos os comentários postados no arquivo encontrado.
3) Organize o seu computador; suas pastas e documentos.
4) Climatize a sua área de trabalho.
5) Separe as apostilas por Niveis do fácil ao difícil.
6) Leia atentamente, sem nenhuma música acompanhando o seu raciocinio.
7) Tenha paciência
8) Independentemente do tipo do código, faça uma pesquisa sobre quais são eles e até que ponto eles chegam a oferecer o que pretendemos aprender a criar.
9) Para não ficar cansativo, entre em foruns, cadastre-se em sites e assinem podcasts-RSS/FEEDs para se manter informado.
10) Conhecendo ou não o que procura. Faça comentários sobre o que pretende e peça informações sobre onde encontrar o que procura.
——————————————-
Eu não sou um programador. Eu trabalho com AutoCAD.
!³Mas isso não quer dizer que eu não tenha noções sobre programação, rsrs.
——————————————-
O site está de parabêns e é o meu primeiro dia deste site. Até que está meio tarde, mas parei um tempo para descanço. Estou no meio de um projeto de tubulação industrial.
——————————————-
Mas fica a dica, para quem gosta do que procura, terá que gostar de se organizar e não desanimar.
——————————————-
O desanimo, ele vem até nós por muitas das vezes o fato de encontrarmos arquivos para leitura com muitas páginas ou por não encontrarmos algo que nós explique o que significa tal, com mais clareza.
——————————————-
Aprenda o inglês estudando estes programas. Pois tudo e qualquer tipo de programa profissional e com bons resultados no mercado de trabalho estão em inglês. E caso você tenha a opção de traduzi-lo, você notará que até os códigos de comandos ( em alguns casos ) são diferentes.
——————————————-
Desculpe pela grandeza deste comentário, mas eu procurei fazer uma postagem a altura do conteúdo presente neste site.
——————————————-
att: AnthonyO

    22 de janeiro de 2011 ás 4:08hs

    Anthony valeu mesmo cara, por ter feito esse comentpost :D. As suas dicas são muito boas e acrescentam muito bem ao artigo.

    Mais uma vez, valeu por compartilhar o seu ponto de vista e conhecimento.

    Abração!!!

PEM

22 de janeiro de 2011 ás 22:51hs

Bom gostei muito to post, das dicas e comentários, eu estou começado a aprender linguagem de programação, particularmente amo todos não vi esse post antes acho que teria me dado bem melhor comecei logo de cara na c/c++, bom estudei um pouco de lógica também particularmente sou um apaixonado por maquinas e poder “Falar” com elas então nossa de mais mesmo, asashash gostei muito do seu post cara está de parabéns!!! Abraços vou tentar não me desviar para o lado negro ashashash abraços.

1 de março de 2011 ás 10:43hs

Amigos eu aconselharia vocês primeiro ir pelo visualg, que é apenas algoritmo em português mesmo, e depois partir para o visual basic, que é orientado a objeto e lhe da uma vasta noção abraços. e até

    1 de março de 2011 ás 13:46hs

    Olha, eu não recomendo muito não o uso do visualg ou portugol, como elas são apenas linguagens acadêmicas, acaba que a pessoa vai aprender uma linguagem que nunca irá usar realmente.

    Da para pegar os conceitos básicos e ir levando já direto com o Visual Basic mesmo.

Renato

3 de março de 2011 ás 20:52hs

eu estou começando na liguagem Python
pode me indicar algum compilador de Python que seja bom????

desde já agradeço a atenção

    4 de março de 2011 ás 2:55hs

    Procure por um bom interpretador Pyton que ele já virá com o compilador.

    Abração!!!

    15 de abril de 2014 ás 19:50hs

    Vá ao site oficial do Python (http://python.org) e baixe a versão mais recente do python. ai vc vai ter um editor d codigo e o Shell do Python juntamente com o compilador

17 de março de 2011 ás 1:03hs

ja programei, hoje estou com hard – quero prog de novo -seu post é muito bom. Se precisarposso pedir ajuda?

Artur Silvestre

30 de maio de 2011 ás 16:02hs

Muito bom mesmo ja faz uns 4 meses que começei a interessar pela programação e pelo hacking hoje estou cursando programação, estou aprendendo Pascal basicamente Delphi, mais ja domino bem o PHP

31 de maio de 2011 ás 12:46hs

tudo bem paulo? tenho uma duvida onde posso aprender mais sobre o protocolo jabber, pois estou tentando programar um messenger no delphi, pode me ajudar?

    31 de maio de 2011 ás 19:23hs

    Olha a melhor fonte é o Google, procure pela documentação desse protocolos e livros.

    Abração!!!

1 de junho de 2011 ás 13:04hs

Valeu a dica paulo, abraços!!!

Guintter

24 de junho de 2011 ás 11:06hs

Muito boa a materia !!

18 de agosto de 2011 ás 21:55hs

Muito bom,eu particulamente comecei com batch,depois parti para o Obeject Pascak (Delphi) e estou começando em C. Mas na minha opinião antes de estudar qualquer linguagem ajuda muito lógica de programação,pq o basico não diferencia muito…boa!

    1 de setembro de 2011 ás 19:06hs

    Sem dúvida alguma, lógica de programação é um assunto que não deve ser deixado de lado por um iniciante em programação, mas pessoalmente eu recomendo o estudo da lógica já usando uma linguagem de alto, médio ou baixo nível e não as linguagens acadêmicas que nunca serão usadas em um ambiente real.

    Abração!!!

Lucas

10 de setembro de 2011 ás 15:49hs

Parabéns paulo, com toda certeza ajudará bastante gente. beijunda ! =D

julio cesar

4 de outubro de 2011 ás 23:31hs

sou analista de sistemas, para começar ,primeiro estudem lógica de programação e analise orientada a objetos.logo na sequencia para dar os primeiros passos aprendam c++ e java.proximas dicas só depois de terem aprendido tais linguagens.rsrsrrs

Ambrosio Calenge

28 de novembro de 2011 ás 14:33hs

Pra falar a verdade meus manos estou começando agora programação por isso ñ tenho nada para acrescentar mais a unica coisa q eu digo é q todos vcs são bons e eu qro ser como vcs mais para isso devo estudar muito e me esforçar muito … con tudo agradeço muito pelas vossas ideas e principalmente o autor deste site … fiquem com Deus até mais e fuiiiiiii

    3 de dezembro de 2011 ás 18:57hs

    Valeu pela força Ambrosio.

    Seja bem vindo :D.

    Fica com Deus.

Thales

11 de janeiro de 2012 ás 13:47hs

Paulo, fui programador em Clipper e Delphi. Depois de um intervalo sem praticar, trabalhando em outra área, senti necessidade de aprender uma nova liguagem. Comecei com Python e gostei do rápido apredizado. Em 2 meses consegui desenvolver pequenas aplicações. Atualmente quero desenvolver para desktop, numa liguagem rápida e fácil. Nesse caso você me indicaria C#?

    11 de janeiro de 2012 ás 19:42hs

    Bom, caso você for desenvolver softwares apenas para Windows e quer uma linguagem simples, eu recomendo o Visual Basic, no caso de uma linguagem multi plataforma e portável eu recomendo a linguagem C ou C++.

    Abração!!!

      Thales

      12 de janeiro de 2012 ás 10:19hs

      Obrigado pela indicação. Vou tentar VB, pelas urgências que tenho no momento.

Renasoft

10 de abril de 2012 ás 20:30hs

Gostei muito do site! Já algum tempo procuro aprender linux mas nunca encontrei o que realmente precizo. Aqui vi as video-aulas e são bem explicativas tornando o aprendizado fácil. Agradeço não só por mim, mas por todos que aqui sei que irão aprender! Valeu!

20 de abril de 2012 ás 23:34hs

Eu particularmente descordo que as linguagens orientadas a objetos sejam limitadas ou até mesmo inferiores, tanto que a borland criou uma interface para o c++ a algum tempo… que é o C++ Builder, e até os dias de hoje a embarcadero vem trazendo essas ferramentas.

Por isso eu acho que toda linguagem tem seu poder as mais atuais são .Net, Java, Delphi, C++, C#, Visual basic e PHP.

28 de abril de 2012 ás 21:34hs

Olá, estou desenvolvendo um site, mas gostaria de desenvolver softwares, você pode me dizer quais são as vantagens da linguagem c ? tanto pra web quanto pra sistemas e sofwares ?

    6 de junho de 2012 ás 16:35hs

    Bom, a linguagem C não é uma linguagem para web, você não desenvolve um site em C, para isso o melhor seria mesmo a linguagem PHP que é bem parecida com C.

    Quanto ao desenvolvimento de softwares C é ótimo para softwares avançados e que sejam multi plataforma, pois C consegue usar recursos dos dispositivos quase igual Assembly, além de ser multi plataforma.

    Abração!!!

Darwin Brandão

30 de abril de 2012 ás 16:53hs

Eu fiz um monte de cursos na impacta, é muito boa, mesmo, fiz curso de Lógica de programação, Programação orientada à objetos, SQL Server 2008, Visual Basic.NET 2008, ASP.NET com VB>NET 2008.

Eu RECOMANDO.

14 de maio de 2012 ás 11:43hs

Bom dia Paulo hoje sem querer acabei conhecendo seu site e gostei muito do conteúdo, sou universitario de Ciencias da Computação adoro tecnologias e o mundo moderno. Gostatia de ter vocês em minha lista de amigos do msn.

Espero que aceite. Podemos trocar muitas ideias.
aguardo..

    16 de maio de 2012 ás 17:37hs

    Seja bem vindo ao Mundo Dos Hackers :D, não deixe de acessar o site.

    Bom, só podemos adicionar no MSN alunos e clientes do Mundo Dos Hackers para prestarmos suporte.

    Abração!!!

Samir

13 de junho de 2012 ás 20:17hs

o que devemos realmente aprender, é fazer ALGORITMOS DE QUALIDADE, por que a linguagem de programação nada mais do que um sintaxe, e o algoritmo um raciocinio lógico, então é isso devemos desenvolver Bons Algoritmos para Conserguimos TEr Boas ideias.

    14 de junho de 2012 ás 14:10hs

    Sim, mas não adianta saber fazer bons algoritmos sem saber aplicá-los a uma linguagem, o mais recomendável é aprender a fazer algoritmos já em uma linguagem de programação, para utilizar estruturas de repetição, estruturas de decisão, ponteiros, etc, dessa forma, o programador conseguira até mesmo desenvolver algoritmos mais limpos e estáveis.

    Depois de aprender uma linguagem, e já ter noções de lógica de programação e algoritmo, as demais linguagem serão apenas sintaxe e mais ou menos recursos.

    Abração!!!

Helio Costa

16 de julho de 2012 ás 20:15hs

Bem, eu já venho a programar a 3 anos e eu aconselharia a seguinte ordem:
1 ==> Prolog ou Logica de Programação –> para poder ter logica de programação e pensar como programador, porque o diferença um programador de um não programador é o pensamento e não precisamente ter um conjunto de comandos de uma certa linguagem em mente.

2 ==> Linguagem C –> C porque é uma linguagem que embora não tenha sido projetada para novatos é uma excelente linguagem para a pessoa aprender a fazer os seus primeiros programas, e até quem sabe se profissionalizar nela, porque é uma linguagem muito completa ” A quem diz que é a mais completa do mundo atualmente “.

3 ==> Linguagem Java –> Java é uma linguagem extensa mas muito divertida, com ela podemos fazer aplicações muito bonitas e é uma das linguagens mais usadas atualmente.

Nota: Esta é apenas a minha sugestão, uma vez que eu aprendi a programar nesta ordem, e hoje já faço aplicações com carácter profissional.

EUGENIO DO ROSARIO

12 de agosto de 2012 ás 20:30hs

Ola Paulo este ano me interessei muito na area de programação, estou começando a estudar o Visual basic , depois vou dando sequencia noutras linguagens.
Eu queria saber se começando no Visual Basic estou num bom caminho…..

    13 de agosto de 2012 ás 14:40hs

    Sim, você esta em um bom caminho, Visual Basic é uma linguagem de alto nível e orientada a Objeto, além disso, com sua IDE é muitoooooo simples fazer interfaces gráficas para os seus programas, isso é ótimo para programas simples para Windows, só não se acostume muito em ter algo gráfico para que você possa trabalhar, tipo em Visual Basic a maioria dos programadores fazem primeiro a interface gráfica e depois trabalham no código, já em Linguagens como C e C++, normalmente agente faz primeiro o código e depois trabalhamos com a interface, isso quando realmente há necessidade de uma interface :D.

    Abração e boa sorte cara!!!

João

30 de agosto de 2012 ás 16:18hs

parabéns por sua iniciativa. voce sim é um profissional. hoje em dia a maioria só pensa em dinheiro, esquecendo que o conhecimento é a melhor de todas as armas. ainda bem que existem pessoas que compartilham o que sabem e não levam egoísticamente para o túmulo.
tudo de bom. muito obrigado

t4skk1ll

11 de setembro de 2012 ás 2:13hs

iai pessoal estou no começo de programação muitos falam que delphi ta ultrapassado e tudo mais só que sinceramente foi a linguagem que me fez compreender o que realmente é programação e eu aprendi pelomenos o básico para que eu criasse um programa para minha propria empresa em poucos dias. a e uma dica se quezerem aprender a programar eu aprendi o básico só assistindo as aulas do mjailton o cara é um ótimo instrutor eu ainda quero comprar uns dvd’s dele pois as aulas que tenho foi baixado da internet.

Danilo Agostinho

17 de setembro de 2012 ás 18:39hs

Boa dica meu amigo, Mais se me permite, gostaria de resaltar que foi muito bem explicado aparte de linguagens para desenvolvimento desktop ou coisas do genero, já a parte da web gostaria de salientar aos amigos que o php sem dúvidas a linguagem mais solida do mercado, facíl interação com o mysql e outros banco de dados. Abraço!

    17 de setembro de 2012 ás 20:57hs

    É verdade, eu também recomendo fortemente o PHP como linguagem WEB, em breve farei um post sobre linguagens de programação para Web.

    Valeu por completar o post, abração!!!

Geraldo

20 de setembro de 2012 ás 12:10hs

Bem sou novo e to entrando agora nesse mundo das tecnologias e em busca de conhecimento encontrei voces sem duvidas os materias que passam e muito bom ate o presente momento espero que consiga aprender mais com voces parabens
humm desculpa pelo portugues to formando em tecnico em informatica mais não gosto de lingua a nao ser a minha kkkk

10 de novembro de 2012 ás 17:16hs

A linguagem que vai ficando mais difícil, é a mais útil. E pra mim a mais difícil é C e C++.

Heitor

20 de novembro de 2012 ás 17:11hs

Queria saber quanto tempo em média leva pra dominar uma linguagem, tipo essa Object Pascal?

    21 de novembro de 2012 ás 13:28hs

    Um ano estudando muito e sempre praticando que é o principal, já da para ter um bom conhecimento sobre a linguagem e já ter uma boa experiência para desenvolver suas próprias técnicas de programação, organização e algoritmos.

    Abração!!!

Filipe

27 de novembro de 2012 ás 20:05hs

Olá a todos do MH. Sou novo no fórum. Estou em dúvidas sobre qual carreira seguir, Redes ou Programação. Fiz tecnico no Senac que mostrou os dois assuntos, mas não sei se foi pelos professores ou pelas explicações, não consegui pegar a logica direito e nao me dei bem na linguagem que era VB. Gostei da parte do banco de dados, achei muito interessante. Não sei se peguei trauma ou se não gosto de programar mesmo. Sou muito bom em matematica e tenho logica pra muitas coisas. Então gostaria de sugestões pois pretendo ir pra facu ano que vem… Grande abraço

    28 de novembro de 2012 ás 18:52hs

    Bom, se você tem facilidade com matemática e uma boa lógica o problema pode ter sido a didática do professor, tente fazer um novo curso em outra instituição ou ler alguns livros ou tutoriais sobre o assunto, assim você terá certeza se irá gostar ou não de Programação.

    Abração!!!

Denner

15 de dezembro de 2012 ás 17:35hs

Otimo site ! tem algum tempo que to pensando em entrar nessa area de programação , tenho 17 anos e ano que vem vou estar entrando na facu , mais me alertaram que para ser um bom programador , vou ter que me esforça e nao so ficar por conta de facu ou cursos tecnicos , entao vou começar a estudar pela net e por livros , e pelo que andei vendo , a primeira coisa de tudo e aprender logica de programação ^^ , gostaria que me recomendassem um bom site sobre esse assunto !
obg e parabens pelo artigo !

    18 de dezembro de 2012 ás 23:57hs

    Primeiramente obrigado pelo elogio :D.

    Quanto a aprender sendo autodidata isso é totalmente verdadeiro, a faculdade só te ensina 5% do conteúdo, o resto você terá que se esforçar, gostar, descobrir e aprender sozinho, o bom de uma faculdade é que você pode trocar experiência com professores e outros alunos e pode também pegar alguns atalhos, coisas que levariam algumas horas para aprender podem ser aprendidas em minutos com a ajuda de um bom professor.

    Em breve estarei postando mais assuntos relacionados a programação, então eu recomendo o site do Mundo Dos Hackers mesmo :D e é claro o Google.

    Abração!!!

29 de dezembro de 2012 ás 6:41hs

Estudar,Pascal é viver nas trevas,ou linguagenzinha estranha,Pascal já foi uma boa para ensinar programação aos iniciantes,mas isso não quer dizer que Pascal não é difícil como dizem,devemos olhar pelo ponto de vista

Já tentei estudar Pascal,mas só que,quando pegava um exemplo de programa de tal apostila e colocava em um compilador dava erro,Object Pascal não seria uma boa ideia pelo fato de existirem muitas versões para pouco conteúdo didático.

Estou dizendo estas coisas não é para desincentivar as pessoas a aprenderem a programarem, estou apenas dizendo que não adianta você estudar tal linguagem só,apenas para saber como funciona variáveis, Constantes, Laços de seleção(if,if else,switch) e de repetição(do,while,for).

Não caiam nessa ah! estude primeiro lógica de programação,pois esse é o seu paço para o atraso,existe poucos materiais sobre lógica de programação e além do mais eles não são de confiança .

Nunca estudei lógica para aprender a programar,A minha 1ª experiência em programação comecei usando HTML,depois a deixei e fui aprender C,foi com a linguagem C que aprendi lógica sem precisar estudar um pseuda linguagem ou Pascal e muito menos Object Pascal.

Para quem deseja aprender a programar de verdade,recomendo que estude uma linguagem de verdade,de preferência a C,ou C++.

Diferenças entre C e Pascal:

Elas tem algo em comum é que ambas são estruturadas,elas surgiram graças as pesquisas feitas nas década de 60,Pascal embora seja muito ensinada para meios acadêmicos,mas ele possui uma limitação,devido a esse problema ele se
limita a fins didáticos,já o C é amplamente usada para o desenvolvimento de Games,SOs(SISTEMAS OPERACIONAIS) e etc.

Pascal quando nossos programas possuírem acima de 500 mil linhas de código começa a dar problemas,

já C ele é tão bom,que é possível fazer softwares com mais de 1milhão de linhas de código,o bom de usar C é que ele já vem com uma bateria de recursos ,diferente de pascal no qual as vezes temos que criar os nosso próprios recursos.

Para quem deseja aprender a programar de verdade tenho excelentes livros e apostilas de C,C++ e Java bastam me enviarem um e-mail para:

mex.stell.com@gmail.com que estarei lhe enviando apostilas e livros pela internet…………………………………………………………….

    1 de janeiro de 2013 ás 15:58hs

    Concordo com você apenas em alguns pontos.

    Sim, é preciso estudar sobre Lógica de programação, afinal você precisa entender o porque e como programar, para realmente programar, só que essa lógica deve ser passada utilizando uma linguagem de programação real e que seja utilizável como C e Pascal e não linguagens acadêmicas como portugol e outras, afinal nessas linguagens acadêmicas você aprende palavras chaves que nunca serão utilizadas, já em uma linguagem real você vai aprender automaticamente a lógica de programação, as palavras chaves poderão ser utilizadas em uma programação do dia a dia a final a linguagem é para produção de software e não apenas estudo, e você também irá aprender os conceitos e como fazer um pseudo-código também de forma automática.

    Em breve estaremos lançando alguns cursos voltados para programação.

    Abração e Feliz ano novo!!!

16 de janeiro de 2013 ás 18:46hs

Tenho vários cursos de linguagens de programação e a minha pergunta é a seguinte:
Quando se faz estágio ou vai trabalhar numa empresa as coisas são as mesmas do curso porque tenho dúvidas se o que muda são somente os dados e se possível alguém pode me responder desde já agradeço.

    17 de janeiro de 2013 ás 13:33hs

    Um curso te prepara para programar na linguagem em questão, então você vai aprender a sintaxe, palavras chaves e funções padrões da linguagem, além é claro de ser passado alguns exemplos de como desenvolver alguns algoritmos e programas afim de praticar o que foi aprendido.

    Em uma empresa, você irá utilizar a sintaxe da linguagem, palavras chaves, funções e tudo mais, para desenvolver, analisar ou corrigir um sistema, então você irá utilizar tudo que você aprendeu no curso + sua criatividade e técnicas.

    Abração!!!

Lucas

18 de janeiro de 2013 ás 2:39hs

Muito bom texto, mas vai uma dica:

Do mesmo jeito que legal saber linguagem de programação, é importante saber a língua portuguesa, você usou várias vezes no texto o termo AGENTE, portanto, lembre-se que AGENTE é aquele espião, agente secreto, você queria dizer A GENTE (separado), que significa nós. O erro é comum.
Se meu comentário pareceu rude, peço que me desculpe, só quero ajudar.

    18 de janeiro de 2013 ás 20:39hs

    É, nesse tempo que eu fiz esse post eu a gente (eu) cometia muito esse erro, mas já presto mais atenção, valeu pela critica construtiva.

    Abração!!!

julio_Psygames

15 de fevereiro de 2013 ás 16:39hs

Primeiramente, Muito obrigado pelas dicas o post é incrivel e os comentarios os deixam ainda mais.

bem sou super novato nessa area muito noob mesmo, gostaria de saber se uma pessoa de 21 anos como eu, consegui recuperar meu atraso nessa area ? faço tecnologo de jogos digitais e não tenho nada de logica de programação, tenho 2 anos de psicoloogia mas esa area me encantou de tal forma que mudei, por favor gostaria de mais conselhos sobre oque devo fazer.

muito obrigado. julio

    15 de fevereiro de 2013 ás 21:56hs

    Na verdade nunca é tarde para começar, se você estiver mesmo querendo aprender sobre essa área vai em frente, leia matérias, noticias e principalmente livros.

    Caso você tenha condições de investir em um curso dedicado a hacking, eu recomendo o Curso de Hacker do Mundo Dos Hackers http://www.mundodoshackers.com.br/curso-de-hacker esse curso aborda redes, linux, programação, exploits, servidores, dentre outros assuntos.

    Abração!!!

      Julio_psygames

      16 de fevereiro de 2013 ás 21:27hs

      Valeu pelo apoio. Paulo vou sim com certeza, pelo que leio do sites existe um grande suporte de vocês, oque me motiva muito principalmente na área do linux que não sou bem.

      você recomenda algum livro ou apostila de logica de programação ?

      mais uma vez obrigado.

        18 de fevereiro de 2013 ás 14:00hs

        Bom, eu sempre recomendo o estudo da lógica de programação já em uma linguagem de programação real como Pascal, C ou Java, dessa forma, você vai obter conhecimento sobre a lógica de programação e também sobre a linguagem e já poderá desenvolver alguns programas. De uma procurada sobre livros dessas linguagens.

        Abração!!!

Jairo

15 de maio de 2013 ás 2:08hs

Sensacional! Só tem fera! um dia chego lá, se Deus quizer!

Edson

15 de julho de 2013 ás 20:18hs

Já sei bastante assunto sobre hackers, claro ainda nada na prática, apenas estudo teórico, mas quanto a programação eu já comecei o Java, mas pelo que vejo não é tão famoso entre os hackers, e ainda não vi falar em grandes coisas feitos através do Java. Então minha pergunta, devo continuar estudando Java até o fim ou mudo logo para linguagem C?

    16 de julho de 2013 ás 15:55hs

    Na verdade, o Java é uma linguagem muito boa também, principalmente para aplicativos para Android e iOS, então não será perda de tempo estudar Java, na verdade quando você esta estudando nunca é uma perda de tempo, então eu recomendo que você continue sim estudando sobre Java, e de vez em quando, de uma lida sobre a Linguagem C, pegando a lógica da programação com Java, em C apenas a sintaxe irá mudar.

    Abração!!!

      Edson

      19 de julho de 2013 ás 16:52hs

      Brigadão, vou fazer isso mesmo então, vou continuar Java e me atualizando aos poucos sobre C.

      Valeu.

30 de julho de 2013 ás 1:33hs

ôla paulo comecei a estudar lógica de programação há uma semana, e estou começando com a linguagem batch file, (por causa da simplicidade e por não ter nenhuma experiência com outra linguagem.),
que, outra linguagem você me recomenda pra estudar posteriormente?.

    5 de agosto de 2013 ás 21:06hs

    Se você quer desenvolver ferramentas para Windows com uma interface gráfica e de forma rápida, eu recomendo o Visual Basic ou o Lazarus, caso você também pretenda desenvolver aplicativos para Android, eu recomendo que você estude JAVA, por isso já irá facilitar muito para você, caso você queira desenvolver desde sistemas a ferramentas e também firmwares para hardwares, eu recomendo C ou C++.

    Abração!!!

21 de agosto de 2013 ás 17:47hs

Olá, pessoal, li quase tudo acima, concordo e discordo de muitas coisas, mas o que eu gostaria de deixar claro é que a linguagem de programação DELPHI está acima de tudo e de todas. Não existe nenhum tipo de sistema, aplicativo, jogo ou qualquer coisa que exista que não se pode criar em Delphi. Trabalho ha mais de 15 anos com delphi e desafio qualquer outro programador fazer o que é possível ser feito em delphi no mesmo período de tempo. Tudo qeu se precisa e imagina existe em delphi ou em componentes de terceiros. Uma linguagem simples, prática e muito rápida. Quem trabalha com delphi há menos de 5 anos não conhece nada de Delphi, pois a linguagem é tão abrangente que mesmo os mais aficcionados, não conseguem trabalhar com tudo que ela oferece em menos de 5 anos. Sou programador há 30 anos, sendo 15 de Delphi. Conheço quase todas as demias linguagens, mas não troco por Delphi. De qualquer forma, cabe a cada um decidir e para ter certeza, só se aprofundando um pouco em cada uma. Um grande abraço, Valdeci.

20 de setembro de 2013 ás 11:50hs

Eu quando comecei a estudar Programação, procurei um banco de dados específico e uma linguagem para começar.
Então escolhi o banco Firebird com o gerenciador IBExpert e a linguagem Pascal, com a IDE Delphi. Ficou muito mais fácil quando fui passando para as outras linguagens. Os bancos de dados são diferentes, porem a liguagem de manipulação é universal ( SQL ). Sendo que a s linguagens de programação, são todas diferentes.
Tive um ótimo professor, me passou várias video aulas de professores renomados
como NERI, MJAILTON entre outros, e muito tempo de pesquisas, comprando livros e video aulas. Meu objetivo é me tornar um hacker profissional, trabalhando e ajudando Empresas contra possíveis ataques.
Hoje estou cursando ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, irei me pós graduar em ENGENHARIA DE SOFTWARE, e no término de meu curso, pretendo cursar SISTEMA DE INFORMAÇÃO e me pós graduar em SEGURANÇA DE REDE COM ÊNFASE EM COMPUTAÇÃO FORENCE.
Gostei muito do site Mundo dos hackers, pois aprendi muito sobre algumas coisas que não sabia e aconselho todos que querem entrar nesse facinante mundo de programação. Os caras são bons mesmo.
Obrigado……………………

Guilherme

10 de novembro de 2013 ás 18:25hs

Paulo Tacio, queria saber, qual melhor pra programa?
Linux ou windows? se tiver outro melhor do que os 2 me fala por favor.
Vlw abração e o post foi ótimo xD

    23 de novembro de 2013 ás 17:36hs

    Bom, ai vai da adaptação de cada um, pessoalmente eu prefiro e uso mais o Linux para programação, até porque eu desenvolvo mais programas para Linux do que para Windows. Como normalmente eu programo de forma portável, então se eu precisar compilar um programa que eu fiz para Linux para Windows, eu apenas faço pequenas alterações e ai sim uso o Windows para compilação.

    Lembrando que muitos programadores também preferem o MAC OSX para programar :D.

    Abração!!!

15 de abril de 2014 ás 19:55hs

Muito bom o seu post! para começar a programar, eu recomendo python, ai depois pode avançar para outras linguagens como java, c/c++ etc.
Antes de tudo isso, é bem interessante aprender lógica de programação.

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: A melhor forma é mesmo com o Ubuntu ou qual...
  • Paulo Tacio: Esta aparecendo algum erro ou algo do tipo?...
  • brando: o site têm que atualizar as aulas mostrar e...
  • elizeu: Saudações! meu amigo nao estou conseguindo ...
  • Gilson: Olá Paulo estou usando o jdownloader, mas c...

Galeria de Imagens

     
    2619Mozilla Firefox12_0paulo-e-marcos-mhcast-31113Desenho29Windows03MAC Linux2730-wide
Ver mais imagens