Principais características de segurança do macOS



Além do sistema avançado e das características práticas, muitas pessoas escolhem o macOS pelo alto padrão de segurança. Esse sistema operacional da Apple, lançado em 2001, é um dos mais bem-sucedidos do mundo. Desde que foi inaugurado, já foram mais de 15 versões novas e a segurança diferenciada segue como um de seus pilares.

Um dos grandes motivos de orgulho da gigante norte-americana é o uso do Apple T2 Chip. Autointitulado por eles como a “próxima geração da segurança”, esse chip está no iMac Pro e no 2018 MacBook Pro com Touch Bar e traz um novo nível de defesa do sistema.

Com alta capacidade de encriptação, o Apple T2 possibilita com que o Touch ID seja bem prático e muito seguro. Além disso, o chip foi desenvolvido para que o sistema operativo seja praticamente impenetrável quando está se iniciando.

Outro motivo de destaque na segurança do macOS são os updates constantemente refinados que mantêm os dados em privacidade. Com a empresa enviando a notificação quando há alguma novidade de update, fica fácil atualizar os programas.

Essa praticidade, claro, se estende para os outros dispositivos da Apple e frequentemente eles chegam com update de segurança. Dos aplicativos lançados nas últimas semanas, por exemplo, esse foi o caso do Safe + Password Manager. Já no setor de games, a PokerStars também tem seu aplicativo remodelado para iOS na App Store brasileira e prometeu melhorias na sua otimização para aumentar a segurança e o desempenho.

Já o FileVault é um velho conhecido dos usuários da Apple. Inaugurado pela primeira vez em 2003, na antiga versão Panther, ele é um programa que trabalha com encriptação que é muito importante para os computadores Mac.

Para a versão Mojave, a última lançada pela empresa, o FileVault 2 continua mantendo os dados dos usuários em segurança. Com esse software, ele encripta todos os seus arquivos no Mac e protege tudo sob a encripção XTS-AES 128.

Além de manter o Mac protegido, o FileVault 2 faz o trabalho quando você quer vender o seu computador, pois com ele é possível limpar todo seu disco sem deixar rastros. De acordo com as informações da empresa, o FileVault 2 faz o serviço de limpar as informações de maneira 100% confiável.

O trabalho praticamente imparável do sistema operativo em manter a segurança em dia é outro conforto que os usuários contam. Qualquer aplicativo baixado no Safari, email ou redes sociais são escaneados pelo sistema para prevenir que algum malware acesse o Mac.

Photo by unknown >>> Public Domain

O Sandboxing também é essencial para manter o Mac em dia. Ele faz com que os aplicativos baixados fiquem em uma área isolada dos componentes críticos do computador, como informações, apps com acesso à conta bancária e muito mais. Mesmo quando o sistema operacional é invadido ele consegue manter as informações importantes fora do alcance do invasor.

A Apple dá muita ênfase em manter o Safari como um dos navegadores mais modernos em termos de segurança e para tal esse navegador se destaca quando o assunto é criar senhas para o usuário de maneira automática e ao mesmo guardá-los em segurança. Dessa maneira, é possível lidar com as várias senhas necessárias de maneira bem prática.

Em um país em que há tantos problemas com a questão de roubo de aparelhos valiosos, o Mac se destaca com o suporte oferecido por eles na hora de tentar encontrar o computador perdido.

Basta entrar no site do iCloud direto de outro computador ou acessar a opção “Encontrar meu iPhone” no celular ou iPad para localizar o Mac perdido pelo mapa. O legal é que mesmo se o computador estiver offline é possível localizá-lo.

O jeito como a empresa leva a sério as potenciais brechas no sistema não é algo que deixa de ser notável. Eles contam com o chamado “Bug Bounty”, que recompensa quem consegue encontrar alguma vulnerabilidade ou bug nos seus produtos e sistemas. O legal é que o prêmio para tal pode chegar até a US$ 25 mil.

Essas são apenas algumas das várias características de segurança que ajudam a diferenciar esse sistema operacional. Apesar de, claro, não ser um sistema perfeito, é inegável que o macOS tem suas vantagens sobre os demais e parece que a segurança continuará sendo umas delas por muito tempo.

Nenhum Comentário para “Principais características de segurança do macOS”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Linhas....
  • Luís Carlos: Fácil fácil quebrar o caixa eletrônico e te...
  • Natã Ramos: Na horizontal está dividido em camadas ou e...
  • Andrey: Vai roda no xiaomi mi 8 lite...
  • Keila: Alguém sabe me dizer se pode baixar no Moto...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens