Primeiro programa em Python “Olá mundo”



A linguagem de programação Python é uma linguagem interpretada, ou seja, ela não precisa ser compilada para gerar um executável, ao invés disso ela é interpretada e rodada por uma maquina virtual, que será capaz de executar as rotinas escritas em Python no seu sistema operacional, a partir das chamadas de sistema. Além de ser uma linguagem interpretada, Python é de alto nível (fácil de aprender) e orientada a objeto, ou seja, você pode tratar algo como sendo objetos (classes) e definir funções (métodos) para esse “objeto”, sendo assim, como qualquer outra linguagem de programação orientada a objeto, Python acaba sendo fácil de estruturar programas, e escrever rotinas grandes, sem se perder no código.

Hoje Python é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo. No cenário empresarial, Python é uma ótima linguagem para desenvolvimento rápido de complementos para programas e sistemas, já no cenário Hacker, Python é excelente para desenvolver códigos rápidos para obtenção, tratamento e envio de dados, principalmente via rede (sockets). Por Python bibliotecas vastas e completas, e ser bem simplificada, acaba sendo muito rápido e prático fazer códigos que envolvam conexões a rede, tratamento de strings e matrizes.

Nesse tutorial eu mostrarei como fazer um programa simples, que mostrará a mensagem “Ola Mundo!“, esse é um ótimo programa para quem esta começando, pois através dele, da para aprender um pouco da sintaxe de Python, e saber qual é a função para saída de dados.

Antes de tudo, é preciso que você tenha o Python instalado em seu computador, e que você já tenha configurado as variáveis ambientes do Windows, para reconhecer o comando python, caso você não tenha feito isso ainda, siga os tutoriais que eu fiz de instalação do Python no Windows e Como executar um código Python pelo Prompt de comando.

Para escrever um código não só em Python mas em qualquer outra linguagem de programação, um simples bloco de notas já basta, na verdade até mesmo o prompt de comando serve, pois os códigos (sources) são arquivos de texto simples, sem nenhuma codificação especial, porém uma IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) sempre ajuda na escrita de códigos de programação ou até mesmo para estruturar um projeto com depuração e outros recursos.

Ao instalar o Python, você também instala a IDE nativa do Python, por ela você pode escrever os seus códigos Python com recursos de cores para funções, variáveis, strings, etc, apesar de bem simples, a IDE nativa já ajuda muito, então utilizaremos ela para desenvolver nosso programa.

1- Para abrir a IDE nativa do Python, clique em “Iniciar” e procure por “IDLE“, feito isso clique na IDLE.

2- A IDE do Python irá abrir já em modo de interpretação de código, ou seja, todo o código Python que você digitar, não será salvo em um arquivo, ele será executado diretamente pela IDLE, como queremos criar um código e salvá-lo, clique em “File” na parte superior esquerda da janela e clique em “New File“.

3- Nessa nova janela que abriu, você já pode digitar o código Python, veja abaixo o código Python do nosso primeiro programa.

# Meu primeiro programa em Python
print("Ola Mundo!")

A função “print()” é uma função de saída, ela mostra na tela, a string que foi passada como argumento para a função.

Observação: Strings com acento podem ter problemas de codificação na hora de executar o código Python, por isso evite acentos como Ol”á“, ou configure qual a codificação de texto que o IDLE deverá utilizar.

4- Agora que você já escreveu o código do seu primeiro programa em Python, vamos salvá-lo, para isso, clique em “File” em seguida clique em “Save As…“. Escolha o local em que você irá salvar o código, de um nome para o código e clique em “Salvar“.

Para executar o código Python, abra o prompt de comando, entre no diretório onde você salvou o seu código Python e de o comando python codigo.py , no meu caso o comando é python ola.py . Se tudo ocorreu bem, aparecerá a mensagem “Ola Mundo!” no prompt de comando.

Gostou desse tutorial? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Primeiro programa em Python “Olá mundo””

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Dani: As mensagens apareceram na hora, mesmo a pá...
  • Paulo Tacio: Sim, o procedimento deve ser o mesmo....
  • Daniel: Da para abrir portas em um roteador usb?...
  • aje: nao existe uma ferramenta do tipo mantra pa...
  • Daniel: Olá amigo boa noite, cada vez que tento mud...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens