Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

Por que é importante ter antivírus instalado no Android



A frequência de vírus em sistemas Android não é tão predominante quanto em sistemas operacionais como o Windows — o Android é, por natureza, mais seguro do que um computador de mesa. No entanto, existem vírus nesse sistema e é preciso tomar muito cuidado ao baixar aplicativos e arquivos de fontes desconhecidas.

Para evitar aplicativos maliciosos na Google Play Store, a Google utiliza um serviço chamado Bouncer que verifica automaticamente se há vírus nos apps que entram na loja virtual. Assim que um aplicativo é baixado, ele o analisa e o compara com outros malwares, spywares e trojans já conhecidos.

O que acontece nesse processo é que todo app é executado em um ambiente simulado para ver se ele se comportará de maneira mal-intencionada em um dispositivo real. O comportamento do software é comparado ao de aplicativos maliciosos anteriores — tudo isso para procurar eventuais sinais de alerta.

Ainda assim, a empresa teve que lançar o Google Play Protect para aumentar o poder de eficácia na procura por apps maliciosos e suspeitos. Segundo a Google, cerca de 50 bilhões de apps verificados diariamente.

O Google Play Protect pode até proteger os aparelhos de muitos aplicativos suspeitos na rede, mas ele não é tão poderoso quanto se pensa. Para evitar surpresas desagradáveis, é bom fazer uma breve pesquisa sobre o app a ser baixado e verificar se ele tem boa reputação no mercado. “Muitos não pesquisam sobre o app e, só baixam por estar em alta. É por isso que é preciso se informar mais e mais, entender o quão pesado é aquele aplicativo e se é realmente é necessário baixa-lo”, explica Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky Lab.

Uma dica interessante é buscar por informações de segurança nos provedores do aplicativo. Empresas grandes do entretenimento como o PokerStars, por exemplo, contam com uma página 100% destinada a assuntos de segurança. Esta página de segurança, inclusive, é bem clara e didática quanto a informações sobre identidade e conta pessoal — o que é muito importante para não haver invasão de privacidade. Outro bom exemplo do ramo do entretenimento sobre segurança e política de privacidade é do Grupo de Empresas Walt Disney, que engloba grandes companhias como ESPN, Marvel, Pixar e tantas outras de prestígio.

A importância de ter um bom antivírus instalado no smartphone

Na web, bons navegadores oferecem algum nível de proteção contra links maliciosos, mas isso não é o suficiente. Para diminuir a probabilidade de ser surpreendido negativamente e ter uma camada extra de segurança, é interessante ter instalado um bom antivírus no Android — há boas ferramentas de segurança disponíveis de forma gratuita no mercado.

Uma boa opção gratuita é o Avast Antivírus. Ele oferece um recurso de relatório de privacidade que classifica seus aplicativos instalados com permissão para que seja possível ver os apps que exigem muitas permissões de acesso aos dados pessoais. Além disso, o Avast dispõe um firewall que permite aos usuários com root bloquearem certos apps de acessar a rede.

Photo by unknown >>> CC0 1.0

“Nenhum sistema operacional é totalmente seguro e a proteção é um requisito em todas as plataformas móveis. O Android explodiu em popularidade, atraindo muitos consumidores nos últimos anos, por isso é natural que seja alvo”, explica o norte-americano Derek Halliday, especialista em segurança de redes e computadores.

O Norton Mobile Security também é uma alternativa interessante. Além de varrer links de e-mails e mensagens de texto antes de serem abertos, o Norton também oferece um plugin de VPN para proteção adicional em pontos de acesso Wi-Fi públicos. Não precisamos dizer quanto isso é importante.

Embora seja ignorado por muitas pessoas que usam o Android, os antivírus em smartphones podem prevenir, detectar e eliminar atividades maliciosas que o sistema não consegue conter.

É fato que nem tudo são vantagens, e é claro que os antivírus aumentam o consumo de memória e bateria, por exemplo. No entanto, ao colocar na balança os prós e os contras, não deixa de ser interessante escolher e baixar um eficaz sistema de segurança.

Nenhum Comentário para “Por que é importante ter antivírus instalado no Android”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens