Policia Federal caça Ciberquadrilha banker



Os bankers são cibercriminosos que utilizam técnicas hacker para fins maliciosos, nesse caso para roubar informações de acesso a Internet Banking e desviar o dinheiro das vítimas para contas de laranjas, dentre as técnicas utilizadas estão phishing na qual os bankers criam mensagens falsas se passando por agências bancárias induzindo as vítimas a baixarem um malware ou acessarem links maliciosos; Páginas fake, os bankers criam páginas idênticas as de Internet Banking, capazes de coletar as informações de acesso e armazená-las para uso futuro por parte dos cibercriminosos; Ataques Man In The Middle, nesse tipo de ataque os bankers desviam o tráfego de rede da vítima mais especificamente os de acessos a sites bancários e coletam as informações para uso futuro.

Durante essa semana a Policia Federal vem cumprindo uma série de mandados de busca e apreensão em uma operação contra crimes bancários, além de efetuar a prisão temporária de quatro suspeitos no Pará, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. Essa operação esta sendo chamada de BR 153 e visa combater fraudes bancárias eletrônicas em todo o Brasil, ao todo já foram emitidos mais de 12 mandados judiciais.

Segundo a Policia Federal, os cibercriminosos investigados são especializados em fraudes via Internet Baking, utilizando ataques do tipo Phishing, páginas falsas ou infecções que causavam overlay em apps e sites, ou seja, os criminosos se passavam por instituições bancárias e solicitavam dados de acesso bancário ou informações pessoais das vítimas via email, além disso também utilizavam links para levar as vítimas as páginas falsas. Ao que parece essa ciberquadrilha age desde 2012 e já teria conseguido desviar cerca de R$ 8 milhões com as frades bancárias.

Dentre as vítimas dos golpes aplicados estão clientes da Caixa Econômica Federal, Itaú e Bradesco, lembrando que o fato de outras instituições bancárias não terem sido atingidas não significa que são mais ou menos seguras que as demais, apenas os usuários desses outros bancos que não foram atingidos  aparentemente.

Até o momento não foi divulgado o nome de nenhum dos suspeitos, o que se sabe é que além de cumprir os mandados de busca e apreensão, a Polícia Federal ainda fez a apreensão de veículos de luxo de um suspeito de Goiás.

Quanto mais próximo chegamos de datas de compras, maior é a possibilidade de surgirem novas campanhas de ataques bankers, por isso como estamos perto do natal, redobre sua atenção em mensagens recebidas, principalmente se o remetente for uma instituição bancária, vale lembrar que a maioria dos bancos por questões de segurança não enviam emails para os seus clientes, normalmente o contato com os mesmos é feito via telefone ou carta física que é entregue na casa do cliente. Sempre evite clicar em links suspeitos e principalmente nunca baixe e muito menos instale programas anexados a emails de supostos “bancos”.

Você já recebeu algum golpe bancário? Deixe seu comentário abaixo ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Policia Federal caça Ciberquadrilha banker”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • o outro: 99% de segurança com o computador desligado...
  • Marcelo: Como faço esse mesmo processo só que utiliz...
  • Pedro: Não roda e o g6 da lg quem roda...
  • vICENTE FARIA DE SOUZA: roda no galaxy a5...
  • Alan: De que adianta ter uma senha segura, se os ...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens