Pisca pisca com Arduino e LED



Quem esta começando a mexer com Arduino, uma das melhores formas de entender a lógica da eletrônica digital, do Arduino e da programação para microcontroladores, é brincar com leds. Com um simples led nós podemos entender como funciona a saída digital de um microcontrolador, quais as portas digitais, como utilizar funções de tempo como “delay()“, como usar variáveis para se referir a portas digitais, e muito mais. Lembrando que quando você varia entre positivo e negativo na saída digital de um microcontrolador, você também esta gerando uma frequência com onda quadrada, então, brincar com leds também pode te ajudar a entender como funciona os pulsos e frequências digitais.

Nesse tutorial vou mostrar como fazer um pisca pisca com o Arduino e um led, para isso vamos precisar de:

1 Arduino (Uno, Uno Mega, Duemilanove, Arduino nano, …)

1 LED de qualquer cor

Circuito:

circuito-pisca-pisca-arduino-led

Código:

  1. /* Pisca pisca com LED
  2.  * by: Paulo Tacio www.mundodoshackers.com.br
  3.  */
  4.  
  5. int ledPin = 10;
  6.  
  7. void setup()
  8. {
  9.  
  10. pinMode(ledPin, OUTPUT);
  11. }
  12.  
  13. void loop()
  14. {
  15.  
  16. digitalWrite(ledPin, HIGH);
  17. delay(500);
  18. digitalWrite(ledPin, LOW);
  19. delay(500);
  20. }

Explicando o código:

A variável “ledPin” representa o pino de entrada e saída digital do nosso Arduino, que iremos utilizar para acender o led, nesse caso o pino 10 do Arduino. Em “setup()” colocamos o pino “ledPin” em modo “OUTPUT” (saída), afinal iremos enviar tensão ao LED. Em “loop()” que é a função que fica repetindo pra sempre, enviamos “HIGH” para o “ledPin“, isso faz com que 5 volts seja enviado para o led, logo ele irá acender, em seguida usamos a função “delay()” para aguardar 500 milissegundos, passado os 500 milissegundos enviamos “LOW” para o “ledPin“, o que deixa o pino com 0 volts, consequentemente o led irá apagar, como “loop()” fica repetindo para sempre, o led ficará acendendo e apagando a cada 500 milissegundos para sempre.

Se pegarmos a saída do led (ledPin) e colocarmos no osciloscópio, veremos que temos uma frequência de 1hz, com uma onda quadrada de 5volts, com duty de 50%.

circuito-pisca-pisca-arduino-led-1

Para ter velocidades de pisca diferentes e consequentemente ter frequências diferentes, altere o valor dos “delay()“, quanto maior o tempo, menor a frequência e mais lento o led pisca, quanto menor o tempo maior a frequência e mais rápido o led pisca.

Em caráter de exercício, altere os delay para 10 milissegundos, isso nos dará uma frequência de 50hz, essa frequência já é imperceptível para o olho humano, por isso, irá parecer que o led esta aceso estaticamente :D, é assim que os painéis de led, matrizes de led, displays, monitores, tvs e outros dispositivos de vídeo formam imagens.

Uma outra curiosidade é que a saída analógica dos microcontroladores, na verdade são portas digitais com PWM (Pulse Width Modulation – Modulação por largura de pulso), onde tensões diferentes são geradas a partir da frequência e largura da onda (duty).

Obs: Os leds devem ser ligados a 3 volts, então o ideal seria utilizar um resistor de 100 ohms entre o “ledPin” e o led, mas como a corrente das portas digitais do Arduino (Atmega 328P) são baixas, não deverá queimar o led.

Bom, agora é com você, divirta-se.

Gostou desse tutorial/Matéria? Então comente e compartilhe ;-)!

Nenhum Comentário para “Pisca pisca com Arduino e LED”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Esta atualizado para os tempos de hoje (201...
  • d3tt0x: O curso está atualizado para o ano de 2017 ...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Curso eu recomendo o Curso de Hacke...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Sim, temos todos os produtos dispon...
  • Apenas um Cara: Ainda dá pra comprar ?...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens