Passagem área grátis da GOL via WhatsApp é golpe



Os golpes aplicados via WhatsApp e outras redes sociais, envolvendo o nome de empresas grandes vem crescendo cada vez mais no Brasil, os cibercriminosos aproveitam datas ou momentos especiais para aplicar golpes envolvendo prêmios e benefícios que empresas especificas estariam dando nessas datas especiais. Desde o inicio desse ano (2018), nós do Mundo Dos Hackers chegamos a noticiar pelo menos 4 golpes aplicados via WhatsApp, dentre eles o do sorteio de ovos de páscoa, o de perfumes da O Boticário no dia das mulheres, saque do FGTS e recentemente o de assinaturas grátis do Netflix.

O golpe da vez aproveita do período de férias para oferecer passagens áreas grátis. Um grupo de cibercriminosos estão disseminando uma série de mensagens via WhatsApp, se passando pela companhia área GOL, na mensagem em questão, é informado que  a GOL esta dando passagens grátis, e fala para a vítima correr que ainda dá tempo de obter uma passagem, essa mensagem acompanha um link. Ao clicar no link a vítima é direcionada a um site onde deve responder algumas perguntas como: “Você já viajou esse ano?“; “Você prefere a GOL por causa?“; “Você esta satisfeito com os serviços da GOL?“; “Você pretende viajar com amigos/família?“. Durante as perguntas é exibido um “contador de passagens restantes” no site, com o propósito de fazer com que a vítima se sinta na obrigação de responder as perguntas rapidamente antes que as passagens acabem, ao terminar de responder as perguntas, é solicitado que a vítima compartilhe a “promoção” com 30 amigos ou grupos do WhatsApp, e que após o compartilhamento, a passagem área será enviada por email em até 2 dias, nessa fase do golpe, o site ainda apresenta comentários falsos de pessoas que teriam recebido a passagem área. Veja abaixo a mensagem enviada via WhatsApp.

Apesar desse golpe não solicitar que a vítima baixe um vírus, esse tipo de golpe normalmente tem como objetivo coletar informações da vítima e/ou divulgar propaganda no site das perguntas, com isso os cibercriminosos podem lucrar vendendo as informações para agencias de publicidade, ou receber o dinheiro pela propaganda divulgada no site.

Em nota a GOL se posicionou sobre esse golpe e disse que: “a GOL orienta seus clientes a não clicarem em mensagens de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais. A companhia reitera que preza pela segurança da informação em todos os seus canais de relacionamento. A fonte original e confiável é o site da GOL (www.voegol.com.br). Em caso de dúvidas, o ideal é procurar imediatamente a Central de Atendimento pelo número 0300 115 21 21“.

Apesar do pronunciamento da GOL não enfatizar que promoções raramente são feitas via WhatsApp, vale lembrar que para evitar de cair nesse tipo de golpe, nunca acesse links de promoções enviadas via WhatsApp, raramente empresas grandes usam esse meio para fazer sorteios ou promoções, outra medida preventiva nesses casos, é acessar o site oficial da empresa em questão caso você realmente ache que a promoção é verdadeira, se for, ela deverá estar em destaque no site. Vale lembrar também que esses tipos de golpe do tipo Phishing, também são feitos via email, então sempre preste atenção no remetente da mensagem e também vale a pena acessar o site oficial para verificar se realmente há alguma promoção.

Gostou dessa notícia? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Passagem área grátis da GOL via WhatsApp é golpe”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Wayner Pessoa: Muito bom! funcionando perfeitamente....
  • HENRIQUE: Me ajudou muito, obrigado!...
  • Priscila: Gostaria de participar para a prender hakea...
  • Priscila: Gostaria de participar do grupo hakea Whats...
  • Cesar: Funcionou no Windows 10 64 bits de boa! Óti...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens