Os maiores perigos técnologicos da última década



Com a chegada de 2011, além de passarmos para um novo ano, nós também passamos para uma nova década, sendo assim porque não ao invés de fazermos uma retrospectiva do ano de 2010, fazer também uma retrospectiva da década passada, com fatos que marcaram os últimos dez anos.

Pensando nisso a Computerworld criou uma lista com os dez dos maiores perigos tecnológicos enfrentados de 2000 a 2010 – 2012, dentre esses perigos estão ameaças reais e ameças falsas ou falso-positivos, veja abaixo a lista da Computerworld com os meus comentários de cada ameaça:

1. Y2K

Ano: 2000

Descrição: O Y2K ficou conhecido também como o bug do milênio, quando todos os relógios computacionais que usassem dois dígitos para armazenar o ano, teriam problemas de lógica por zerar novamente o ano, por exemplo: 99 (1999) – 00 (2000), porém esse erro foi previsto antes mesmo da chegada do novo milênio e o problema foi solucionado, evitando erros nos sistemas.

2. Worm Conficker

Ano: 2008 – 2009

Descrição: Conhecido também como Downup, o Conficker atacava computadores Windows, explorando vulnerabilidades do próprio sistema. Ao infectar o alvo, o PC do mesmo se tornaria um zumbi, podendo ser controlado pelo autor do ataque. Ao que tudo indica mais de 10 milhões de computadores foram afetados, e esse foi o maior ataque desde 2003.

3. Worm Mydoom

Ano: 2004- 2009

Descrição: O Mydoom começou a se espalhar via mensagens de emails em Janeiro de 2004, as pessoas que baixassem o anexo a mensagem e o executasse, teria o seu PC infectado e passaria essa mesma mensagem para todos os seus contatos. O criador do Mydoom nunca foi encontrado, porém pesquisadores afirmam que o ataque se originou na Rússia.

4. Anonymous

Ano: relatado em 2007

Descrição: A KTTV Fox 11 News em Los Angeles, publicou em 2007 um relatório sobre um grupo denominado Anonymous, segundo o relatório esse grupo deveria ser temido por autores de crimes devastadores, esse mesmo relatório ainda citava frases assustadoras como “hackers com esteróides” e “terroristas domésticos”. Claro que tudo não passou de um engano, na verdade Anonymous não era um grupo especifico, e sim um nome dado para qualquer grupo de usuários aleatórios.

Coincidência ou não 3 anos mais tarde (2010), uma serie de ataques DDoS atribuídos a sites que foram contra o apoio ao WikiLeaks, foram assumidos por um grupo ai sim chamado “Anonymous”, essa história vocês já devem conhecer :D.

5. Rastreamento RFID

Ano: 2002

Descrição: O RFID ou Radio Frequency Identification (Frequência de rádio de identificação) pode ser encontrado principalmente em chips. Ele foi criado para que empresas ou órgãos governamentais ou de segurança, possam identificar e/ou monitorar desde um simples objeto até documentos como passaportes, a principio a idéia parecia ser boa, mas olhando por outro lado, ter um chip em seu bolso, que possa ser usado para lhe achar ou até mesmo obter informações sobre você, não é algo tão bom assim, tendo em vista que todos nós (com exceção dos participantes do BBB) queremos privacidade, logo esse assunto tornou-se polêmico.

6. ILOVEYOU

Ano: 2000

Descrição: Esse vírus foi citado no MHCast 3 – Vírus de computador. O ILOVEYOU era um worm que se espalhava via email e exigia que o usuário executasse um arquivo malicioso escrito em Visual Basic Script (VBS), para isso os autores do vírus deram o nome para o script de: “LOVE-LETTER-FOR-YOU.TXT.vbs. Quando executado, o worm mandava a mesma mensagem para os 50 primeiros contatos do usuário no Windows Address Book, além de substituir alguns arquivos .JPEG e .DOC por cópias de si mesmo.

Contabilizando tudo, o worm ILOVEYOU infectou mais de 50 milhões de computadores Windows e causou um prejuízo de mais ou menos US$ 5,5 bilhões em indenizações.

7. Technology-induced plane crashes ou Tecnologia induzida por acidentes de avião

Ano: 2000

Descrição: Quem já viajou de avião sabe que antes do avião decolar, todos os passageiros são alertados a desligarem os celulares para evitar acidentes com o avião, o argumento é que o sinal do aparelho pode interferir nos sistemas da aeronave, porém isso foi desmentido e provado que dificilmente um celular poderia interferir no sinal de comunicação do avião, até porque se isso fosse realmente verdade, eu acho bem difícil que autoridades deixariam todos os passageiros entrarem com uma bomba digo celular no bolso, ou você acha mesmo que todos os passageiros desligam os seus celulares 😀 ? Imaginem um terrorista “Vou derrubar o avião! Você vai ativar a bomba? Não, vou ligar meu iPhone!“.

8. Worm Witty

Ano: 2004

Descrição: O Witty explorava uma falha no firewall da Internet Security Systems e pacotes de segurança, ao infectar um computador ele se espalhava rapidamente porém destruía o computador lentamente. Apesar do Witty ter infectado apenas 12 mil computadores, nenhum desses computadores eram domésticos, logo o prejuízo seria maior.

9. Worm Koobface

Ano: 2008 (novas variantes)

Descrição: O Koobface é um vírus transmitido via mensagens no Facebook e é capaz de infectar os três principais sistemas operacionais (Windows, Mac e Linux). Ao infectar um computador o usuário infectado irá mandar a mesma mensagem maliciosa do Koobface para todos os seus contatos no Facebook. O Koobface já infectou cerca de 500 mil computadores.

10. 2012

Ano: 2012

Descrição: Apesar de 2012 já fazer parte dessa nova década, esse ano (2012) é talvez o maior de todos os perigos tecnológicos, afinal se a profecia maia e outros estudiosos estiverem certos, no dia 21/12/2012 será o fim do mundo e da tecnologia que conhecemos :(.

Para ver a lista oficial da Computerworld acesse o site oficial da mesma.

Não deixem de comentar ;)!!!

16 Comentários para “Os maiores perigos técnologicos da última década”

Brother Ysze

17 de janeiro de 2011 ás 19:31hs

por que? fim tecnologia que conhecemos

Congestionamento no trafico de dados na rade

    17 de janeiro de 2011 ás 19:41hs

    Porque se o planeta terra passar mesmo por mudanças drásticas, haverá uma mudança na tecnologia, ou ela vai evoluir para suprir os problemas ou ela vai voltar quase ao tempo das pedras, a única tecnologia atual que se salvaria seria a presente na ISS.

      67pc

      18 de janeiro de 2011 ás 21:43hs

      ISS, IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS????

        18 de janeiro de 2011 ás 23:47hs

        😀 não ISS (International Space Station) ou Estação Espacial Internacional.

Brother Ysze

17 de janeiro de 2011 ás 19:52hs

kk agora que eu estudando muito pra ser um perito forense vai acontecer isso

Brother Ysze

17 de janeiro de 2011 ás 20:03hs

espero que ela evolui

    17 de janeiro de 2011 ás 20:07hs

    Tomara que agente sobreviva para ver ela evoluída :D.

Brother Ysze

17 de janeiro de 2011 ás 20:27hs

Mas eu não acredito que o mundo possa acabar
deve ser historia como falaram que no ano de 2000 iria acontecer o mesmo

    17 de janeiro de 2011 ás 23:25hs

    Bom, na verdade, de acordo com a profecia Maia a partir do ano 2000 que iria começar a mudança em nosso planeta :D.

Geovanne

18 de janeiro de 2011 ás 15:34hs

Queria ver mesmo essa evolução esperamos que todos nos estejamos vivos para ver essa evolução kkkk.

18 de janeiro de 2011 ás 21:40hs

Muito Boa a sua matéria meus parabéns.

Ariel

24 de janeiro de 2011 ás 8:32hs

Se for assim nem adianta montar meu pc agora né.
vomos deixar para 22/12/2012 X( ou ñ
X(

    24 de janeiro de 2011 ás 14:06hs

    Bom, nós não podemos deixar de fazer o que temos para fazer só porque o mundo possível mente poderia acabar.

Brother Yszy

24 de janeiro de 2011 ás 14:20hs

Estava vendo no jornal parece q a Nasa que pessoas para e definitivo mora em marte eu irei me escrever

Hacker_Infantil

29 de setembro de 2011 ás 22:31hs

AAAAAAAAAA não vou morrer virgem

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Olá! Sim esta atualizado, liberamos o link ...
  • roberto: o curso está atualizado para 2017? Os "CD" ...
  • Anonimous: CLARO QUE DA! DEIXA DE SER IGNORANTE.. É ...
  • Elocard: O meu aparece vários: adaptador Ethernet E...
  • Paulo Tacio: Sim, vale a pena e sim aprende segurança e ...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens