O maior ataque DDoS da história



O ataque DDoS (Distributed Denial Of Service – Negação de serviço distribuida) ocorre quando vários computadores, fazem um numero grande de requisições a um outro computador (servidor), de tal forma que o servidor não consiga responder a todas as requisições e acabe ficando lento ou até mesmo caia. Quando esse tipo de ataque é direcionado a servidores web, os sites que estão nesse servidor ficam muito lentos para serem carregados, ou até mesmo ficam inacessíveis.

Para conseguir uma maior efetividade no ataque DDoS, hackers utilizam botnets (redes de robôs), que são compostas por computadores domésticos e servidores infectados, espalhados por todo o mundo, esses computadores e servidores ficam aguardando um comando do computador mestre, com o alvo que eles devem atacar, porém uma nova técnica para ataques DDoS vem sendo utilizada.

Ao invés de utilizar milhões de computadores robôs, o atacante pode utilizar alguns milhares de servidores de memcached, esses servidores possuem um sistema distribuído de cache em memória, para agilizar o acesso a bancos de dados, com isso, um atacante pode invadir servidores de memcached vulneráveis e enviar um pedido de “get” direcionado para o IP da vítima, para você ter uma noção, um pedido de 15 bytes pode gerar uma resposta de 134 KB, ou seja, um fator de amplificação de 10 mil vezes.

Na semana passada o site de projetos de códigos fonte GitHub sofreu um ataque DDoS a partir de servidores memcached, que gerou um trafego de 1,35 Tbps (Tera bits por segundo), causando uma instabilidade no site que durou 10 minutos, esse até então, tinha sido o maior ataque DDoS registrado de todos os tempos, porém hoje 07/03, um novo ataque utilizando servidores memcached foi feito, dessa vez o alvo foi uma operadora de telecom dos Estados Unidos, o ataque gerou um trafego de 1,7 Tbps.

Como esse tipo de ataque DDoS não utiliza botnets, é um pouco mais complicado de brecar o ataque, utilizando os sistemas de segurança autônomos de detecção DDoS. Vale lembrar que ataques do tipo DDoS não expõe dados de usuários, nem permite que o atacante acesse o servidor alvo, os ataques DDoS causam apenas transtornos e prejuízos, pelo enorme trafego gerado, tendo como consequência a lentidão ou queda do site ou serviço atacado.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “O maior ataque DDoS da história”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Wayner Pessoa: Muito bom! funcionando perfeitamente....
  • HENRIQUE: Me ajudou muito, obrigado!...
  • Priscila: Gostaria de participar para a prender hakea...
  • Priscila: Gostaria de participar do grupo hakea Whats...
  • Cesar: Funcionou no Windows 10 64 bits de boa! Óti...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens