NASA libera mapa topográfico.



Olá pessoal, trago-lhes uma noticia diretamente da Nasa 😛

A Nasa acaba de liberar a acesso ao mais completo mapa topográfico da Terra…Mapa topográfico do Vale da Morte, na Califórnia, Estados Unidos.[Imagem: NASA]

Denominação de mapa topográfico

Denomina-se mapa topográfico uma variedade de mapas de larga escala que se caracterizam pela detalhada representação do relevo, principalmente através de curvas de nível, porém, em tempos passados, várias técnicas foram utilizadas. Normalmente define-se mapa topográfico aquele que mostra tanto os relevos naturais quanto artificiais, gerados pela ação do homem. O Centro de Informações Topográficas dos Estados Unidos o define assim:

  • “Um mapa topográfico é uma representação gráfica detalhada e precisa dos relevos naturais e artificiais”

Contudo, popularmente, tem-se denominado (de forma errada) de mapa topográfico uma série de mapas de pequena escala, que apresentam de maneira genérica o relevo de uma determinada região.

Topografia da Terra

Um projeto conjunto da agência espacial americana, a Nasa, e do Ministério do Comércio do Japão gerou o mais completo mapa da topografia da Terra, cobrindo 99% da superfície do planeta.

As imagens, que devem ser liberadas para serem baixadas e usadas gratuitamente, foram capturadas pelo radiômetro Aster (sigla em inglês de Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer, ou Radiômetro Espacial Avançado de Emissões Térmicas e Reflexão), a bordo do satélite artificial Terra.

O radiômetro é um equipamento que mede radiação e o Aster já ajudou cientistas a esclarecer questões que vão desde a superpopulação de algas até erupções vulcânicas. O mapa foi baseado em medições do Aster da superfície terrestre feitas com resoluções espaciais entre 16 e 100 m.

99% da superfície da Terra

“São os dados digitais de elevações mais completos e consistentes já divulgados no mundo”, disse Woody Turner, que participou do projeto pela Nasa. “Isso vai ser útil para usuários e pesquisadores de uma vasta gama de disciplinas que precisam de informações sobre terreno e elevações.”

Até então, o mapa topográfico mais completo tinha sido produzido em uma missão da Nasa realizada pelo ônibus espacial Endeavor em 2000 e cobria apenas 80% da superfície do planeta e além disso, os dados eram menos precisos em terrenos muito íngremes e em alguns desertos. A Nasa agora vai atualizar o banco de dados com novas informações fornecidas pelo Aster para detalhar o mapa atual ainda mais.

OPA, Eu achei que foi mais um super avanço , Eu você? Faça um comentário  com sua opinão !!!

Abraços até brever!!!

Roberto Thiede

1 Comentário para “NASA libera mapa topográfico.”

evandro

4 de julho de 2009 ás 0:17hs

Com certesa esse é mais um grade avanço , achei bem legal esse negocio de topografia,vou estudar mais sobre isso!!!

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Esta atualizado para os tempos de hoje (201...
  • d3tt0x: O curso está atualizado para o ano de 2017 ...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Curso eu recomendo o Curso de Hacke...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Sim, temos todos os produtos dispon...
  • Apenas um Cara: Ainda dá pra comprar ?...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens