Ministério Público pede que os roteadores sejam reiniciados



Durante essas duas semanas que se passaram, postamos aqui no Mundo Dos Hackers algumas notícias falando sobre a propagação de um vírus conhecido como VPNFilter, esse vírus infecta roteadores de diversas marcas e tem capacidade de roubar senhas e até mesmo desconectar o roteador da Internet, assim que o vírus foi descoberto o FBI alertou todos os americanos, pedindo que todos reiniciem os roteadores e modens, para que o vírus não agisse, mais tarde o mesmo alerta foi emitido para todo o mundo, e agora os órgãos governamentais de cada país vem fazendo seu próprio alerta, inclusive aqui no Brasil.

Hoje, a Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), emitiu um alerta para que todos os brasileiros reiniciem os roteadores e modens, exatamente pelo risco de infecção pelo vírus VPNFilter. Lembrando que para reiniciar o roteador basta desconectá-lo da tomada, esperar cerca de 15 segundos e conectá-lo novamente a energia elétrica.

A reinicialização dos modens consegue impedir a ação do VPNFilter devido ao comportamento do vírus, que em sua primeira fase se comunica a um domínio especifico para obter as coordenadas de ataque, a partir dai o vírus parte para a segunda fase, a questão é que o FBI confiscou e desativou o domínio utilizado pelo vírus na primeira fase, dessa forma, o VPNFilter não irá conseguir se conectar ao domínio e consequentemente não terá as rotinas para o ataque.

Apesar da reinicialização já evitar que o vírus continue fazendo o ataque em seu roteador caso o mesmo já esteja infectado, essa solução não remove o vírus por completo, apenas fará com que o VPNFilter fique em um loop infinito, tentando se conectar ao domínio que não existe mais. Para remover o vírus por completo, é recomendável que você faça um reset no roteador ou modem, para isso basta procurar por um botão chamado “Reset” no roteador, normalmente o botão é fundo e precisa ser apertado com um palito de dente ou algo do tipo.

Outro ponto importante é que não só nós usuários reiniciemos o nosso roteador, mas também o nosso provedor de Internet reinicie todos os seus roteadores, pois se eles estiverem infectados, a rede toda estará comprometida inclusive os dados dos clientes que estão trafegando na mesma.

Para evitar infecção por outros vírus do mesmo tipo, sempre é importante manter a firmware do roteador atualizada, isso é algo muito incomum por parte dos donos de roteadores não só no Brasil mas em todo mundo.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Ministério Público pede que os roteadores sejam reiniciados”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Durante o curso é utilizado o Windows e alg...
  • Paulo Tacio: Segue o mingw 64: https://sourceforge.net/p...
  • Carlos H Veiga: Olá Brian, Dei uma olhada melhor no MinG...
  • Carlos H Veiga: Olá Brian, tudo bem? Eu uso o G77 (Fortr...
  • C.Oy: Top !! eu sei fazer tmb, só preciso de um c...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens