Migre.me fora do ar, saiba porque!



migre-meQuem usa constantemente o Twitter e consequentemente o serviço de encurtamento de URLs Migre.me, notou que desde quarta-feira (01/09) o site do Migre.me estava fora do ar, a principio seria só uma instabilidade temporária e logo o site estaria de volta, mas depois das primeiras 24 hs em que o Migre.me ficou fora do ar, deu para perceber que o problema era grave.

No mesmo dia em que o criador do Migre.me (Jonny Ken) soube qual era o verdadeiro problema com o site, ele fez um vídeo pedindo desculpas e explicando para todos o que realmente havia ocorrido com o Migre.me, saiba agora resumidamente o que houve, inclusive isso serve de exemplo e aprendizado para todos que mexem com informática ou tem algum site.

Servidores como todos já devem saber, são computadores fortemente equipados e adaptados para suportarem grandes processos e requerimentos de dados, no caso do Migre.me, obviamente ele precisa de um servidor de ponta e que atenda os seus mais de 10 milhões de usuários. Como já é de se imaginar, servidores Web armazenam um numero enorme de arquivos no caso do site, e ainda os bancos de dados, como imprevistos acontecem e nós não podemos dar sopa para o azar, o backup dos arquivos e banco de dados de um site é indispensável para qualquer serviço de hospedagem que se preze, dessa forma se houver algum imprevisto ou problema, o backup poderá ser usado para restaurar o site, inclusive nós do Mundo Dos Hackers já utilizamos algumas vezes o backup do nosso site para não perder os mais de 300 posts :D.

Quando estamos falando de servidores, para mostrar uma estrutura de backup não é tão simples, não é só colocar outro HD na maquina e copiar todos os arquivos, em servidores é preciso ter um sistema de armazenamento (storage) para cada HD, no caso um para arquivos e outro para backup, no servidor do Migre.me havia apenas um storage armazenando os dois HD (arquivos e Backup), ou seja, praticamente não havia backup algum. De acordo com o serviço de hospedagem isso ocorreu porque o segundo storage havia sido encomendado mas ele ainda não tinha chegado, coiscidentemente o servidor do Migre.me precisou de um Downgrade, que para quem não sabe é uma regressão do servidor (o contrário de um upgrade), durante esse processo ocorreu um problema no qual corrompeu os HDs do único storage do servidor, danificando os dois HDs (arquivos e backup), quando eles foram subir o servidor para voltar ao ar, os HDs não estavam acessíveis, deixando então o Migre.me fora do ar.

A maioria das pessoas que mexem diretamente com servidores, rede, ou até mesmo datacenters, dizem “Quem tem 2 em 1 não tem nenhum“, esse problema com o Migre.me provou que esse ditado esta certo.

De acordo com um pronunciamento do Jonny Ken dado ontem (03/09), o problema foi provisoriamente solucionado e o Migre.me deve voltar ao ar nas próximas horas.

Fica ai o exemplo para que você tome cuidado quando for adquirir um plano de hospedagem, sempre procure por empresas sérias e que ofereçam uma ótima estrutura para o seu site.

Se você esta pensando em montar um servidor web ou um site de hospedagem simples e com pouca estrutura, fica ai o puxão de orelha para levar mais a sério esse serviço.

Quem quiser saber mais informações sobre o incidente com o Migre.me acesse o blog oficial do Migre.me e o blog da empresa de hospedagem que foi protagonista de todo esse problema.

Não deixem de comentar e de expor os seus pontos de vista.

Nenhum Comentário para “Migre.me fora do ar, saiba porque!”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: O prazo de entrega dos Correios é de 3 a 5 ...
  • Will HyraL: Já realizei a compra, demora muito para che...
  • Paulo Tacio: Eu que agradeço sua visita, acompanhe nossa...
  • Paulo Roberto: Agradeço sua explicação foi muito útil. Se ...
  • Lucas yagami: Sim pelo fato de eu não estar na hora que o...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens