Meteorito que caiu na Russia



Hoje sexta-feira 15/02, caiu um meteorito na cidade de Chelyabinsk na Rússia e causou uma pequena destruição em uma área urbana da cidade, deixando quase mil feridos sendo 2 em estado grave.

Aproximadamente as 9:20 da manhã na Rússia (13:20 horário de Brasília) o meteorito entrou na atmosfera da terra e a aproximadamente a 108mil Km/h se chocou com o solo causando uma enorme explosão e uma onda de choque que quebrou vidraças e até destruiu construções de áreas urbanizadas próximo a área da colisão.

O evento foi registrado por vários russos, veja abaixo alguns vídeos:

Entrada do meteorito na atmosfera da terra:

Momento do impacto com o solo:

Impacto sentido em outra região da cidade:

 

O curioso é que esse meteorito caiu horas antes do asteróide denominado 2012DA14 passar a 27 mil km da terra, esse que é o maior asteróide (45 metros de diâmetro) que irá passar tão próximo da terra e apresenta um risco iminente a nós terrestres, para se ter uma idéia o asteróide irá passar a uma distância da terra equivalente aos satélites que orbitam nosso planeta, se esse asteróide se chocasse com a terra causaria danos equivalente a uma bomba nuclear de grande porte como a que foi soltada em Hiroshima, mas podem ficar tranquilos (ou não) pois cientistas e astrônomos, descartaram a hipótese desse asteróide se chocar com a terra hoje 15/02, mas esse mesmo asteróide poderá se chocar com o nosso planeta no futuro, quando a sua órbita solar coincidir com a do nosso planeta novamente.

Como o asteróide 2012DA14 irá passar bem próximo do nosso planeta, será possível visualizá-lo em alguns países infelizmente o Brasil não é um desses países :D, mas caso você esteja curioso para ver esse asteróide em tempo real, você poderá acompanhar uma transmissão em tempo real do site Slooh SpaceCamera: http://events.slooh.com/    essa transmissão será daqui a 17 minutos então acesse logo :D.

Não deixem de comentar ;)!!!

 

4 Comentários para “Meteorito que caiu na Russia”

15 de fevereiro de 2013 ás 16:20hs

Parabéns pela matéria… Realmente é algo que deixa à todos com medo!!! Gostaria de fazer uma correção no post. O último vídeo na vdd não é de cratera deixada pelo meteorito, já que ele explodiu a cerca de 5 a 10 km de altura do solo!!! Os danos e ferimentos foram causados pela onde de choque gerada pela explosao!!

Abraços,

    15 de fevereiro de 2013 ás 21:53hs

    Valeu pela correção, já retirei o vídeo.

    Abração!!!

    Mariquinha Fonseca da Costa-Centro dos Teles-Ma

    21 de fevereiro de 2013 ás 15:49hs

    boa tarde
    Incrível. eu estava lavando minha louças aq no giral da minha cozinha,e de repente eu ví um clarão muito forte passando rapidamente, e minha criação de galinha,porcos,pato,marreca, e 3 cachorros tdos morreram sapecado. não entendir pq. pois não caiu no meu quinta.
    corrir e gritei,e meus visinhos ficaram sem acreditar no q tava vendo.
    nunca vi coisa igual acontecer assim.
    só quero saber agora,quem vai dá conta das minhas criações.
    estou indignada,vou procurar meus direitos. tenho certeza q aí tem alguma coisa por trás, como por exemplo com a politica, pois ta chegando as eleições para presidente da república.
    vou aguardar,mas eu vou procurar meus direito,quero minha criação de volta.

Alcilei (Analista de Sistemas)

15 de fevereiro de 2013 ás 18:33hs

O brasil como sempre, excluído desses fenômenos naturais.

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Não, mas é muito raro alguém prestar atençã...
  • Eric: No telefone que está sendo espionado fica a...
  • Joshynicon: Como desejo invadir um satélite. Mas acho...
  • Paulo Tacio: Olá!!! Sim, tem!...
  • Paulo Tacio: Durante o curso o aluno há atividades e tra...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens