Mensagem sobre PIS/Pasep no WhatsApp é golpe



O Brasil atualmente é um dos países com maior índice de golpes por meio de Phishing, esse golpe envolve utilizar a engenharia social para enganar e convencer uma vítima a acessar um determinado link ou baixar um arquivo em anexo a uma mensagem, o objetivo é sempre o mesmo, conseguir acesso ao computador ou smartphone da vítima através de um vírus ou coletar informações pessoais e lucrar com publicidade em sites falsos. Com a popularização do WhatsApp, o app acabou se tornando o principal meio para as mensagens de golpes phishing serem divulgadas, já que uma quantidade enorme de mensagens, fotos, vídeos e mensagens de voz são compartilhadas no “Zap”.

Os cibercriminosos utilizam datas especiais ou ocasiões oportunas para criarem seus golpes Phishing, afinal assuntos relacionados a essas datas ou ocasiões tornam as mensagens mais convincentes, o que gera um numero de vítimas maior para o cibercriminoso.

Aproveitando a liberação do sétimo lote do abono do PIS/Pasep, cibercriminosos elaboraram um novo golpe que vem sendo espalhado via WhatsApp e que utiliza ao menos quatro links maliciosos, ao clicar em um desses links a vítima é direcionada para uma página falsa onde é dito que a Caixa Econômica esta liberando o PIS salarial para quem trabalhou entre 2005 à 2018 no valor de R$ 1.223,20, a página ainda contém a logo da Caixa Econômica Federal e pede para que a vítima responda um questionário para saber se ela tem direito a receber o benefício, no questionário contém as seguintes perguntas: “Você trabalhou com carteira assinada entre 2005 a 2018?”; “Você está registrado atualmente?”; “Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?”. Independentemente do que a vítima responder, ao término do questionário a mesma será direcionada para um outro site, esse dessa vez incentiva a vítima a compartilhar a mensagem (golpe) com outros 30 amigos ou grupos do WhatsApp, essa é uma característica comum dos golpes Phishing, com esse compartilhamento, o golpe ganha um alcance ainda maior.

Ao que parece, no caso desse golpe do PIS/Pasep, o objetivo dos cibercriminosos é gerar uma renda a partir de publicidade, já que as páginas falsas que os links redirecionam contém propaganda. Veja abaixo um print da página falsa com o questionário:

Segundo o dfndr lab, laboratório da PSafe, nas ultimas 24 horas foram detectadas mais de 200 mil tentativas desse golpe do PIS/Pasep, eles chegaram a esse numero tendo como base as detecções realizadas pela sua ferramenta anti Phishing que detecta, bloqueia e registra possíveis mensagens que são phishing (golpe), por tanto, levando em consideração que não são todos que utilizam a ferramenta anti phishing da PSafe, o numero de vítimas pode ser exponencialmente maior.

Para evitar de cair nesse tipo de golpe basta sempre prestar atenção nas mensagens que você recebe, se a mesma tiver um assunto muito chamativo, com links ou arquivos anexados, as chances de ser um phishing são altas, além do mais, vale lembrar que no caso de benefícios do governo como FGTS ou o próprio PIS/Pasep, em hipótese alguma o governo ou a Caixa Econômica envia mensagens ou emails com links para consulta ou retirada do benefício, se eles não enviam mensagens diretas para os beneficiários imagine então para grupos do WhatsApp :D.

Eae você recebeu alguma mensagem sobre o PIS/Pasep? Deixe seu comentário abaixo e ajude a evitar que pessoas caiam nesse golpe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Mensagem sobre PIS/Pasep no WhatsApp é golpe”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Jailson: Oi amigo vc pode me ensina ou ajuda mesmo p...
  • Fabiano Junio: Boa noite, gostaria de montar seu projeto, ...
  • Sorriso :D: Como a própria publicação fala, para tornar...
  • Valnei: Clonei o whatsapp como na descrição, porem...
  • raphael: Eu testei ele pega o IP de conexão que o pr...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens