Mensagem falsa do Nubank é Phishing



O PSafe, possui uma ferramenta anti phishing, capaz de bloquear mensagens maliciosas recebidas via WhatsApp, email e Facebook, com isso, a cada nova detecção é possível fazer uma mediação de quais são os novos ataques phishing que estão sendo propagados pela Internet, além de obter um número de vítimas que receberam esse ataque.

Durante os últimos 30 dias, a ferramenta da PSafe identificou que ao menos 6 ataques do tipo Phishing envolviam o nome da empresa de cartões de crédito Nubank, e o mais preocupante é que esses ataques alcançaram ao menos 1 milhão de pessoas tudo isso em 30 dias. Segundo a PSafe: “No total, foram quase um milhão de detecções de ciberataques que oferecem supostos convites com ‘aprovação imediata e sem consulta ao SPC’ para adquirir um cartão de crédito da empresa”.

Todos os golpes agem da mesma forma, utilizando mensagens falsas prometendo cartões de crédito a vítima, que para conseguir o mesmo deve clicar em um link que esta ao final da mensagem, esse link como na maioria dos ataques Phishing levam a vítima para um site malicioso onde deve ser respondido algumas perguntas que supostamente são do Nubank, ao terminar de responder as perguntas, a vítima ainda deve compartilhar o “sorteio” com seus amigos e grupos no WhatsApp, essa é a forma com que o golpe mais se espalha e ganha novas vítimas. Além da página com perguntas, esse golpe envolvendo o Nubank também leva a vítima para outras páginas da Web, com publicidade, induzindo a vítima a baixar programas que possivelmente são malwares e que podem comprometer a segurança do sistema da vítima, o mais perigoso é que na maioria das vezes, esses malwares são do tipo banker, capazes de roubar senhas e dados bancários da vítima o que pode ocasionar um prejuízo ainda maior.

Vale lembrar que esse numero de vítimas (1 milhão) liberado pela PSafe, esta baseado no numero de detecções que sua ferramenta anti phishing obteve a partir de golpes envolvendo o nome do Nubank, o problema é que nem todos utilizam essa ferramenta, sendo assim o numero de vítimas pode ser exponencialmente maior.

Para se proteger de ataques Phishing, além de utilizar uma ferramenta anti phishing, é recomendável que você nunca acesse links recebidos a partir de remetentes desconhecidos ou mensagens que tenham temas apelativos como sorteios, promoções, premiações, ou algo do tipo. Se você estiver curioso sobre algum sorteio ou promoção, acesse manualmente o site oficial da empresa em questão, se o sorteio for verdadeiro, o mesmo deve estar em destaque na página inicial.

Eae você já recebeu alguma mensagem via WhatsApp envolvendo o Nubank? Deixe seu comentário ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Mensagem falsa do Nubank é Phishing”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • o outro: 99% de segurança com o computador desligado...
  • Marcelo: Como faço esse mesmo processo só que utiliz...
  • Pedro: Não roda e o g6 da lg quem roda...
  • vICENTE FARIA DE SOUZA: roda no galaxy a5...
  • Alan: De que adianta ter uma senha segura, se os ...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens