Linux também é vulnerável pelo autorun



Você já pegou algum vírus que foi passado por um pen drive ou qualquer outro dispositivo de armazenamento?

Esses tipos de vírus aproveitam-se do autorun (auto execução) do Windows, para executar automaticamente um código ou programa malicioso, para pegar esse tipo de vírus, basta estar com o autorun ativo e conectar algum dispositivo de armazenamento ou até mesmo colocar CDs e DVDs infectados em seu computador.

Recentemente um pesquisador de segurança, demonstrou que o tipo de ataque citado acima, também é possível em PCs com o Linuxmau configurado em questão de segurança“.

Jon Larimer é da divisão de segurança X-Force da IBM, ele demonstrou que é possível fazer com que um Ubuntu bloqueado, saia do descanso de tela sem a inserção da senha, isso apenas inserindo um pen drive com código malicioso.

Para quem nunca usou o Ubuntu, depois de muito tempo sem ação do usuário, ou por requisição do usuário, o Ubuntu entra em modo de descanso e só sai após o usuário inserir a senha.

Na demonstração Jon explorou uma vulnerabilidade no Evince (visualizador de documentos do GNOME), essa falha foi corrigida no mês passado.

Para evitar esses tipos de ataque tanto no Windows quanto no Linux, faça algumas configurações de segurança em seu sistema, desativando o autorun ou auto execução no sistema, hoje em dia, alguns antivírus ao serem instalados já fazem essas configurações automaticamente.

Para obter maiores informações sobre teste do Jon Larimer, acesse o blog Frequency X.

Não deixem de comentar ;)!!!

5 Comentários para “Linux também é vulnerável pelo autorun”

10 de fevereiro de 2011 ás 21:58hs

nao q os virus do linux sao tao agressivos ateh pq sao poucos….. eh mais comum botnet e eu me orgulharia por exemplo de participar (mesmo q involuntariamente) (naum quer dizer q vo deixar vcs me infectarem) de uma botnet q derrubou o senado xP (por exemplo)

Estenio J.

10 de fevereiro de 2011 ás 22:23hs

interessante!

DarkCom

11 de fevereiro de 2011 ás 2:17hs

Cara Simples Galera Quem usa linux instale o Clamav vai no terminal digita:

Sudo apt-get install clamav
dai responde Y ok depois de instalado o pacote voce faz uma verificação no seu sistema
Sudo clamscan -r para fazer a verificação no sistema linux no windows caso voce tenha os 2 sistemas depois do r voce coloca /e o nome da partição ficando assim para quem não entender
sudo clamscan -r /C:
só isso abraço galera e o cara que falar que o linux pega virus pegar alguma coisa tipo meu pc nao sabe o que é formatação a quase 6 anos então virus para linux é igual sereia todo mundo ja ouviu falar alguns ate viu mais nunca comprova nada e tambem pensar que ele depois que voce instalar o clamav é paranoia pensar que ele vai pega Trojans abraço galera.

    11 de fevereiro de 2011 ás 12:37hs

    Valeuu por acrescentar conteúdo ao post DarkCom, aproveitando, em breve eu farei um tutorial mais detalhado sobre o ClamAV.

    Quanto a vírus para Linux, temos todos que concordar de que uma distribuição Linux dificilmente será hackeada por um cavalo de tróia para Linux. A maioria das distribuições Linux sofrem ataques a partir de vulnerabilidades, por meio de ataques avançados e bem elaborados, logo, não é qualquer usuário que pode hackear uma distribuição Linux.

    Abração!!!

DarkCom

11 de fevereiro de 2011 ás 21:59hs

Concordo com você Paulo o linux pode ser hackeado mais temos quer ver um simples detalhes operadores formados em linguagem Assembly ou linguagem Phyton mais para você ver como o sistema linux está em tanto desenvolvimento que o sistema central de banco de dados da uol é feito em linux bando do brasil linux, mais todo sistemas tem falhas como acrescentou o Paulo mais o sistema linux principalmente o que você usa em casa você pode trabalha tanto na identificação da sua rede como dos computadores que tentam atacar você para você ter ideia um usuario com sistema windows tentar invadir o sistema linux para você ter acesso tem que se comunicar seja qual for a maneira de comunicação o linux consegue ver a tentativa mais para isso bastar tem alguns programa que falarei depois para quem usa linux é sempre um conjunto como já falei em outros post depende do usuario. Abraço galera.

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: O prazo de entrega dos Correios é de 3 a 5 ...
  • Will HyraL: Já realizei a compra, demora muito para che...
  • Paulo Tacio: Eu que agradeço sua visita, acompanhe nossa...
  • Paulo Roberto: Agradeço sua explicação foi muito útil. Se ...
  • Lucas yagami: Sim pelo fato de eu não estar na hora que o...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens