[Linux] Como mudar ou criar uma senha para o usuário root



Um dos erros mais comuns em Linux é o de permissão negada por falta de privilégio, esse erro é motivo de muita chateação para usuários iniciantes, porém é extremamente necessário, pois isso quer dizer que não é qualquer um que pode fazer configurações vitais no sistema ou instalar e desinstalar os pacotes que quiser.

Nas distribuições Linux, instalação e desinstalação de pacotes além de algumas configurações do sistema, só podem ser feitas com privilégios de super usuário ou usuário “root“, isso garante a segurança do sistema, pois sempre que logamos no Ubuntu por exemplo, nós estamos como usuário comum, dessa forma se o nosso sistema fosse invadido, o invasor não conseguiria instalar vírus complementares ou fazer alterações no sistema sem o privilégio de um super usuário, nesse caso ele teria que explorar alguma falha para conseguir escala de privilégio, mas esse assunto não cabe a esse tutorial.

Para obter privilégios de super usuário você pode utilizar o comando sudo seguido do comando que precisa de privilégios de super usuários, por exemplo:

sudo apt-get update

O comando sudo lhe da privilégios de super usuário e o comando apt-get update atualiza o repositório de pacotes da sua distribuição Linux baseada em Debian como o Ubuntu por exemplo.

Ao digitar o comando acima, dando um enter, será pedido a senha da sua conta de usuário, basta digitar a senha e dar mais um enter que o comando será executado com privilégios de super usuário.

Outro comando que pode lhe dar privilégios de super usuário é o comando su , a diferença do comando su para o comando sudo, é que no caso do su você permanecerá como super usuário até que o terminal seja fechado, já no comando sudo, você só ficaria como usuário root naquele comando, se fosse preciso digitar outros, você teria que dar o comando sudo novamente.

Para utilizar o comando su, você precisa antes definir uma senha para o usuário root, que pode ser a mesma da sua conta de usuário comum ou uma nova senha, para isso siga os passos abaixo:

Obs: Nesse tutorial eu estou utilizando o Ubuntu 12.04.

1- Clique no ícone do Ubuntu no lado esquerdo da tela, feito isso procure por terminal e clique no terminal.

Se você estiver utilizando uma versão mais antiga do Ubuntu, clique em Aplicativos / Acessórios / Terminal .

 

2- No terminal digite o comando sudo passwd root  e de um enter, feito isso será pedido a senha da sua conta de usuário comum, digite a senha e de um enter.

Obs: Ao digitar a senha, não será mostrado os caracteres no terminal, isso é normal e é mais uma segurança para o usuário.

Agora será pedido a senha para o usuário root, digite a senha e de um enter, feito isso confirme a senha e de mais um enter.

Pronto, a senha para o usuário root foi definida ou atualizada.

Agora você já pode dar o comando su . Feito isso será pedido a senha do usuário root, que é a que acabamos de definir, basta digitar a senha e dar um enter.

Pronto, agora você já esta como super usuário ou usuário root :D. Perceba que ao lado do seu nome no terminal, não esta mais um cifrão ($), agora esta um #  isso significa que você esta como super usuário, no caso do $ quer dizer que você esta como usuário comum.

Caso você queira redefinir a senha para o usuário root, basta dar o comando sudo passwd root novamente.

Links desse tutorial:

Ubuntu: http://www.ubuntu-br.org/

Não deixem de comentar ;)!!!

 

3 Comentários para “[Linux] Como mudar ou criar uma senha para o usuário root”

28 de outubro de 2012 ás 8:17hs

gostei demaiss, precisava passar isso para meus alunos, mas nao lembro muito do linux, ajudou bastante, divulguei no meu face, espero ajudar a outros tambem.
Vlw

    29 de outubro de 2012 ás 13:50hs

    Valeu Eugênio pela força :D.

    Abração!!!

20 de dezembro de 2012 ás 19:30hs

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Olá! Sim esta atualizado, liberamos o link ...
  • roberto: o curso está atualizado para 2017? Os "CD" ...
  • Anonimous: CLARO QUE DA! DEIXA DE SER IGNORANTE.. É ...
  • Elocard: O meu aparece vários: adaptador Ethernet E...
  • Paulo Tacio: Sim, vale a pena e sim aprende segurança e ...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens