Linguagens de programação que dominarão em 2018



Programação é uma área em constante crescimento, não há como haver queda nessa área, já que a tendência é que a tecnologia sempre evolua, logo, a programação sempre estará presente, precisando cada vez mais de novos programadores, eu digo isso, porque não tem como imaginar a tecnologia sem a programação, já que são os “códigos” que dão vida a tecnologia, seja em um relógio inteligente, smartphone ou computador, até em maquinas CNC e robôs.

Para você ter uma ideia do quão importante é a programação, muitas empresas de tecnologia, incluindo o Facebook, Google e Microsoft, apoiam a ideia de tornar a linguagem de programação, uma matéria nativa no ensino público a partir do ensino fundamental, alias, muitas escolas particulares, já incluem a linguagem de programação em sua grade de aulas. Claro que a linguagem utilizada em sala de aula com crianças, são linguagens didáticas ou até mesmo blocos de rotinas intuitivas, pois mais importante do que ensinar a sintaxe de uma linguagem de programação é ensinar ao aluno a lógica de programação, como laços, estruturas de decisão e rotinas de funções.

Atualmente existem mais de 600 linguagens de programação, muitas delas são de uso especifico, para plataformas dedicadas ou didáticas, uma delas é a Portugol que é uma linguagem de programação em português, muito utilizada em faculdades como introdução do aluno ao mundo da programação e aprendizado da lógica de programação.

Vale lembrar que, como foi dito acima, antes de aprender uma linguagem de programação, é preciso aprender a lógica de programação, que consiste nas estruturas de decisão, repetição, funções, variáveis e rotinas que podem ser adotadas para resolver um determinado problema, como a lógica de programação é a mesma para todas as linguagens de programação, ao aprender a lógica, basta aprender a sintaxe de uma linguagem e começar a programar. Caso você não saiba, a sintaxe da linguagem é a forma pela qual você aplicará a lógica da programação, como por exemplo, como declarar uma variável, função, laço, estrutura de decisão, etc.

Abaixo listarei as linguagens de programação que tendem a dominar o mercado de programação em 2018, essas linguagens são as mais utilizadas atualmente, e tendem a crescer ainda mais em 2018. Na lista estão linguagens web, para computador, mobile e sistemas embarcados como Arduino ou Raspberry pi. Lembrando que quando eu me referir a uma linguagem como sendo de auto nível, significa que a linguagem em questão é mais próxima da linguagem humana, logo é mais fácil de aprender, em contra partida, quando eu me referir a linguagem como sendo de baixo nível, significa que a linguagem esta mais longe da linguagem humana e mais próxima da linguagem de maquina, logo, essa linguagem tem um grau de dificuldade de aprendizado mais alto.

Linguagem C/C++

A linguagem C++ é uma linguagem de programação de auto nível, multiplataforma, derivada e com total suporte a linguagem C, logo você pode utilizar toda a sintaxe de C dentro de C++, incluindo funções do padrão C ANSI, a diferença de C++ para C é que C++ é orientada a objeto, ou seja, você pode se referir a algo como sendo um objeto (Classe) e escrever sub funções (métodos) para esse “objeto”, por exemplo, você esta desenvolvendo um jogo, no código terá que haver rotinas de registro de movimento, então você pode tratar essa rotina como sendo o objeto “GameMove” e então fazer sub rotinas como por exemplo “GameMove.Click“, “GameMove.Motion“, etc.

Com C++ você pode desenvolver sistemas operacionais e embarcados, programas para múltiplas plataformas (Windows, Linux, MAC, …), drivers e firmwares, apesar de não recomendável, você também pode desenvolver aplicativos Android com C, porém o recomendável é utilizar C apenas para rotinas que fiquem lentas quando programadas em JAVA. Parte do Windows, Linux e MAC  OS foram desenvolvidos em C/C++. Lembrando que o C++ é a linguagem utilizada para programar microcontroladores ATmel com Arduino. Muitos exploits hackers são desenvolvidos em C, principalmente os que exploram características de protocolos de comunicação e transmissão, e também para estouro de buffers.

Exemplo de Hello World com C:

// Hello World em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(void)
{
	printf("Hello World!\n\n");
	return 0;
}

Hello World em C++:

// Hello World em C++
#include <iostream>
using namespace std;
 
int main()
{
	cout << "Hello World!\n\n";
	return 0;
}

Linguagem Java

Java é uma linguagem de programação interpretada, ou seja, ao contrário de C e C++ que são compilados para um código nativo, um programa em Java é compilado para um bytecode que é interpretado por uma maquina virtual chamada JVM (Java Virtual Machine). Assim como C++, Java também é considerada uma linguagem de programação de auto nível, orientada a objeto e multiplataforma.

Com Java você pode desenvolver programas para Windows, Mac, Linux e outros sistemas operacionais, você também pode desenvolver aplicativos Android e iOS.

Exemplo de Hello World em Java:

// Hello World em Java
public class HelloWorld
{
	public static void main(String[] args)
	{
		System.out.println("Hello World!");
	}
}

Linguagem Python

Python é uma linguagem de programação de auto nível, interpretada, de script, orientada a objeto e multiplataforma. O forte da linguagem Python é sua sintaxe limpa e a simplicidade para escrever uma rotina de programa, por exemplo, ao escrever uma rotina de conexão http, basta você utilizar a função httplib.HTTPConnection(“www.mundodoshackers.com.br”, 80) e a conexão será criada, não é necessário tratar socket nem streams de entrada e saída, assim como é feito em C/C++ e Java. Claro que essa facilidade é bom até certo ponto, em casos que você queira ter um controle total do socket utilizado na conexão, seria necessário utilizar outra linguagem como C, sendo assim, dizendo de forma grossa, Python é uma linguagem para rotinas rápidas, em que você não queira escrever várias linhas de código para uma rotina simples.

O Python normalmente é utilizado para leitura e tratamento rápido de textos, tratamento de dados gerados a partir de conexões com a interne e até mesmo tratamento de dados científicos, porém a linguagem Python possui um grande suporte para desenvolvimento de programas, até mesmo com interface gráfica, além disso, o Python também pode ser utilizado, para desenvolver aplicações Web. Muitos exploits e scripts hackers, são desenvolvidos em Python, principalmente os que exploram buffers e aplicações web.

Exemplo de Hello World em Python:

# Hello World em Python
print("Hello World!")

Linguagem C#

A linguagem de programação C# (C sharp), foi desenvolvida pela Microsoft e é uma linguagem interpretada, orientada a objeto, derivada de C++, dedicada a sistemas Windows, assim como Python e Java, C# é compilada para um bytecode e é interpretada pela maquina virtual CLR (Common Language Runtime) da plataforma .NET Framework. Como a linguagem C# tem como base C++, sua sintaxe é muito semelhante a C++.

Com a linguagem C# é possível desenvolver qualquer programa para Windows, desde programas simples rodados a partir do prompt de comando, até programas avançados com interface gráfica, múltiplos threads e com chamadas do sistema. Como o Windows é o sistema operacional mais utilizado atualmente, é inevitável que a linguagem C# domine em 2018.

Exemplo de Hello World com C#

// Hello World com C#
using System;
namespace HelloWorld
{
	class Hello
	{
		static void Main()
		{
			Console.WriteLine("Hello World!");
		}
	}
}

Linguagem JavaScript

A linguagem JavaScript é a linguagem de programação mais utilizada em todo o mundo, tem como base a linguagem C e Java. Hoje o JavaScript é muito utilizado em sites Web, por todas suas possibilidades de interação entre o site e o navegador web.

Exemplo de Hello World com JavaScript:

alert("Hello World!");

Linguagem PHP

A linguagem de programação PHP é orientada objeto, baseada em C++ e Java, assim como Java, PHP é uma linguagem interpretada, porém como o PHP foi inicialmente desenvolvido para rodar através de um servidor, normalmente o interpretador da linguagem PHP fica em servidores Web, eles que são os responsáveis por interpretar o código de um arquivo.php e gerar uma página da Web.

Apesar do PHP ter evoluído para outras aplicações, seu principal uso ainda é para o desenvolvimento de Websites, inclusive muitos sites grandes utilizam essa linguagem, dentre eles o Facebook, Drupal, WordPress, PrestaShop, Oscommerce, dentre outros. Com certeza a linguagem PHP estará muito presente no ano de 2018.

Exemplo de Hello World em PHP:

// Hello World em PHP
<?php echo "<p>Hello World</p>"; ?>

Essas são as linguagem de programação que com certeza dominarão 2018, então não perca tempo, procure conhecimento nessas linguagens de programação, pois são ótimas portas de entrada para o mercado de trabalho. Além dessas linguagens existem várias outras que também são muito utilizadas hoje em dia, mas como o foco são as que serão mais utilizadas em 2018, essas outras linguagens não foram citadas aqui, em outra matéria falarei mais sobre essas linguagens, como por exemplo, Assembly, Perl, Ruby, Pascal, dentre outras.

Em breve lançaremos um curso de lógica de programação, então não deixe de acompanhar nossa loja virtual.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Linguagens de programação que dominarão em 2018”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Dani: As mensagens apareceram na hora, mesmo a pá...
  • Paulo Tacio: Sim, o procedimento deve ser o mesmo....
  • Daniel: Da para abrir portas em um roteador usb?...
  • aje: nao existe uma ferramenta do tipo mantra pa...
  • Daniel: Olá amigo boa noite, cada vez que tento mud...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens