Lâmpadas de lava são usadas em criptografia



A criptografia esta presente em quase tudo hoje em dia, ela garante que informações sejam trafegadas ou armazenadas de forma totalmente ilegível, isso garante que ninguém consiga visualizar os dados ou informações, a não ser quem realmente possa ver.

Seja uma criptografia simétrica ou assimétrica, um quesito muito importante para garantir que ela não possa ser quebrada é a aleatoriedade dos caracteres ou valores utilizados para gerar as chaves de segurança, a aleatoriedade evita que padrões sejam encontrados na geração da chave ou criptografia em si, o que ocasionaria uma possível quebra da chave ou da criptografia. Atualmente em programação não há como gerar um numero randômico (aleatório) de forma confiável, isso porque as funções que geram esse numero fazem rotinas que possuem padrões, sendo assim, seria possível “adivinhar” qual seria o próximo numero “aleatório”.

Hoje em dia a melhor forma de gerar algo aleatório é utilizando a física quântica ou computadores quânticos, porém há uma forma ainda melhor de conseguir uma verdadeira aleatoriedade, essa forma é utilizando o mundo real, afinal o que pode ser mais aleatório do que a vida real kkk. Podemos encontrar aproximações de padrões na vida real, mas dependendo do que se analisa, são tantas variáveis e parâmetros que torna impossível a previsão do que vem a seguir, e é exatamente isso que a Cloudflare vem fazendo.

A Cloudflare é uma das maiores empresas de criptografia do mundo, ela é responsável por proteger cerca de 10% do tráfego em domínios HTTP e HTTPS na Internet, além de oferecer serviços de proteção a ataques DDoS. Para gerar chaves de segurança de forma totalmente aleatória a Cloudflare utiliza uma estante com várias lâmpadas de lava, essas lâmpadas ficam soltando “lava” de forma totalmente aleatória tanto para cima, quanto para baixo, a partir dessa característica, a Cloudflare filma as lâmpadas em tempo real, e roda um algoritmo que irá interpretar a posição atual da “lava” nas lâmpadas e a partir dai gera um caractere, ou seja, a Cloudflare utiliza a aleatoriedade do mundo real para gerar caracteres no mundo digital. Como são muitos parâmetros e variáveis que interferem na forma com que a lava dentro da lâmpada irá se comportar, é impossível saber qual será a próxima forma, posição ou sentido em que a lava irá se deslocar.

Na próxima vez que você acessar um site protegido pelo protocolo HTTPS, lembre-se que você pode estar utilizando uma chave de criptografia gerada a partir de uma lâmpada de lava :D.

Veja abaixo um vídeo explicativo, que mostra as lâmpadas de lava em ação:

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!

Nenhum Comentário para “Lâmpadas de lava são usadas em criptografia”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

Galeria de Imagens

Ver mais imagens