Kinect para Windows 7



Você conhece o Kinect?

Em linguagem simples o Kinect é aparelho para Xbox 360 que detecta movimentos de um jogador sem o uso de nenhum controle, ou seja, o jogador pode jogar fazendo apenas gestos com o seu corpo.

Em linguagem técnica o Kinect é um aparelho com uma câmera, um microfone e sensores, que detectam, captam e convertem digitalmente os movimentos e a voz de um jogador, a partir dai ele envia os dados digitais para o Xbox 360, que interpreta esses dados e executa uma ação em um jogo, por exemplo, você ergue o braço direito, o personagem do jogo também ergue o braço direito (interpretação e ação), com isso temos o Hardware que é o Kinect e temos o Software que é instalado no Xbox 360.

O Kinect foi lançado no ano passado e chamou muito a atenção de gamers e usuários comuns, graças a seu modo revolucionário de jogo, aonde a única coisa que o jogador precisa é o seu corpo. E um Kinect. A e um Xbox 360 :D.

Após o lançamento do Kinect, não demorou muito para os primeiros hackers, publicarem vídeos mostrando o aparelho rodando no Windows 7 e até mesmo em algumas distribuições Linux, nesses vídeos eles demonstravam que era possível controlar o computador apenas com gestos, função essa que particularmente eu achei bem mais interessante. Logo que esses vídeos surgiram, a maioria dos usuários tecnológicos naturalmente ficaram com os olhos brilhando, como uma criança que acabou de descobrir o PC, afinal, imagine controlar o computador com gestos, controlar um robô com gestos, dentre outras coisas. Mas e a Microsoft, o que ela achou disso tudo?

A principio a Microsoft “aparente” não demonstrou nenhum entusiasmo com a idéia, obviamente isso não quer dizer que todos devem ficar parados, esperando a boa vontade da Microsoft dar segundos e terceiros passos com essa tecnologia inovadora, foi ai que a Asus anunciou que lançaria um aparelho semelhante ao Kinect e que o mesmo rodaria nos computadores, fora outras empresas que pensaram na mesma coisa só que não divulgaram a idéia. E a Microsoft o que ela achou disso agora?

Na quinta-feira passada 16/06 a Microsoft surpreendentemente (pelo menos para mim), resolveu disponibilizar gratuitamente uma versão beta do software que interpreta os movimentos do Kinect em uma versão para Windows 7 (SDK), e não é só isso não, esse software é um kit com drives, API, códigos de exemplo e documentação. Para vocês terem idéia, isso é tudo que um programador precisa para desenvolver “legalmente” aplicações para o Kinect no Windows. Agora não é mais preciso crackear o aparelho, fazer engenharia reversa e nem criar hacks, ou seja, a Microsoft deu carta branca ou quase branca, para programadores criarem funcionalidades para o Kinect no Windows 7.

Eu dei uma lida na documentação do SDK e até que ela esta bem organizada e descritiva, citando as funções de captura de áudio, vídeo, movimentos, reconhecimento de voz, dentre outras coisas. Qualquer programador C e C++ ou C# intermediário / avançado, já consegue pelo menos entender mais a fundo, como o Kinect funciona e como é possível fazer com que o Windows interprete os dados, que o Kinect gera a partir da conversão do sinal da câmera, microfone e dos sensores.

Você pode baixar o programa, ler a documentação e obter maiores informações sobre o SDK a partir da página oficial do projeto Kinect SDK, o software esta disponível na versão 32-bit e 64-bit. Se você é programador, essa é uma oportunidade indispensável de você estudar o Kinect e desenvolver aplicações para o mesmo, em um futuro bemmmmm próximo, esses aplicativos podem se tornar potencialmente comerciais. Se você é um usuário comum você pode baixar o SDK e tentar rodar o seu Kinect no seu PC com o Windows 7.

Não deixem de comentar ;)!!!

12 Comentários para “Kinect para Windows 7”

25 de junho de 2011 ás 18:36hs

Já que a microsoft deu casta branca , vai aparecer muitas idéias boas por ai hen Paulo.
Eu vou estudar a fundo para ver como se baseia a funcionalidade…

silas

26 de junho de 2011 ás 13:18hs

kero o windows 7 ultimate e o ativador. onde posso conseguir? vlw abraços

1 de julho de 2011 ás 23:13hs

logo vou preparar os meus aplicativos pra poder brincar com o kinect ( sera q vai dar pra mim usar nos jogos q eu ja tenho no pc ??? )

    3 de julho de 2011 ás 1:19hs

    Bom, dependendo de como você programar o interpretador … mas o ideal é alterar o código do jogo para corresponder ao Kinect.

    Abração!!!

DarkCom

1 de agosto de 2011 ás 17:16hs

Boa Matéria ^^

carlos henrique

5 de outubro de 2011 ás 12:52hs

Estou precisando ativação do windows 7 64 bits
para um notebooke cce
gostaria de saber se poderia me ajudar a ativa-lo(obrigado)

Diego

10 de novembro de 2011 ás 20:39hs

Excelente matéria! Trabalho com hardware e não manjo muito programação mas sou curioso e aprendo rápido. Será possível jogar CALL OF DUTY e outros jogos com ele ? Se for possível jogarei Sonic Generations com meu filho. O tempo de resposta aos movimentos são rápidos no Windows 7? Serve pra jogos mesmo ?
Valeu, um grande abraço.

    11 de novembro de 2011 ás 12:40hs

    O Call Of Duty não foi feito pensando nos recursos do Kinect, mas eu acho que da para jogar sim, não tenho certeza.

    Quanto ao tempo de resposta, no Xbox 360 tem um delay de quase um segundo, mas acho que não chega a atrapalhar o jogador.

    Abração!!!

16 de maio de 2012 ás 17:36hs

esse kinetc é d++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

hebert Flores

19 de agosto de 2012 ás 20:00hs

Boa noite, bom estou estudando computação grafica, e o kinect ajudará nos movimentos da animação.
Sabe me dizer onde encontro na net esse produto mais em conta?
Excelente matéria!

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Sim, isso é possível. Qualquer aparelho que...
  • Paulo Tacio: Sim, você terá as aulas para sempre! Qualq...
  • Paulo Tacio: Senhas que utilizem letras minúsculas, maiú...
  • Paulo Tacio: Na verdade, a compressão de um arquivo, dep...
  • antonio jose: tem progamas de super comprimir arquivos ? ...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens