Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

iPhone X tem falha que permite invasão remota



Esta ocorrendo em Tóquio – Japão o concurso hacker chamado Mobile Pwn2Own, durante esse concurso hackers tentam encontrar e explorar falhas em sistemas mobiles e smartphones em uma modalidade hacking conhecida como Phreaking, que é nada mais que uma invasão e segurança voltada a telefonia seja fixa ou celulares. Durante o evento os hackers são premiados de acordo com as falhas encontradas e explorações realizada, porém o maior objetivo do evento é a divulgação das falhas encontradas, para que novas medidas de segurança sejam adotadas pelos desenvolvedores do sistema e também para que as fabricantes corrijam o problema é claro.

Durante essa semana dois hackers chamados Richard Zhu e Amat Cama que estão participando do evento encontraram uma falha de segurança grave no navegador Safari do iPhone X que rodava a versão mais recente do iOS a 12.1, essa falha permite com que um invasor recupere remotamente arquivos apagados no iPhone X , durante a prova da falha, os hackers conseguiram recuperar com êxito uma foto que havia sido apagada do iPhone X, porém deixaram bem claro que utilizando a mesma técnica seria possível recuperar mais informações do que uma simples foto deletada. Vale lembrar que quando você apaga uma foto no iOS a mesma fica em uma espécie de lixeira para que seja removida por definitivo caso o usuário queira, porém essa falha explorada pelos hackers consegue recuperar arquivos que foram deletados de forma definitiva e não apenas os que estão na lixeira.

Para explorar a falha os hackers utilizaram um ponto de acesso WiFi malicioso, o que significa que a falha de segurança pode ser explorada por qualquer cracker (cibercriminoso) que esteja na mesma rede WiFi que a vítima, podendo então coletar informações e arquivos do iPhone X.

A descoberta da falha rendeu a dupla de hackers uma premiação de US$ 50 mil e 8 pontos de “Master of Pwn” que é um sistema de pontuação do concurso que definira o vencedor do mesmo. Segundo a organização do evento a Apple foi informada sobre a falha de segurança encontrada, sendo assim a correção deve vir nas próximas atualizações do iOS ou do navegador Safari. Como a falha aparentemente é zero-day, ou seja, nunca foi encontrada por nenhum outro hacker e tornada pública, é improvável que cibercriminosos tenham se aproveitado da falha.

Como você pôde ver, não é apenas o sistema do seu computador que possui falhas de segurança e que deve ter uma atenção redobrada quanto a isso, por atualmente os smartphones estarem mais presentes na vida das pessoas do que os computadores, esses dispositivos acabaram virando o principal alvo dos cibercriminosos, por isso é de extrema importância que você mantenha atualizado tanto o sistema operacional do seu smartphone (Android, iOS, etc) quanto os apps que você tem instalado no mesmo, além disso também vale apena utilizar programas antivírus em seu smartphone, para mantê-lo livre de apps, arquivos e links maliciosos.

Eae o que você achou dessa descoberta? Deixe seu comentário ;-)!!!

Nenhum Comentário para “iPhone X tem falha que permite invasão remota”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • o outro: 99% de segurança com o computador desligado...
  • Marcelo: Como faço esse mesmo processo só que utiliz...
  • Pedro: Não roda e o g6 da lg quem roda...
  • vICENTE FARIA DE SOUZA: roda no galaxy a5...
  • Alan: De que adianta ter uma senha segura, se os ...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens