Instalando o Ubuntu em um pendrive



O Ubuntu é uma distribuição Linux Live CD, ou seja, podemos rodar o Ubuntu a partir de um CD sem ter que instalá-lo em nosso computador, isso é excelente, pois podemos testar o Ubuntu antes de instalá-lo, mas tem um problema, por se tratar de um CD ou DVD, pode ser que o Ubuntu não rode tão legal quanto queremos, afinal estamos falando de uma mídia que fica rodando várias vezes por segundo, para que os dados possam ser capturados, é inevitável que ocorram alguns travamentos, mas e se a gente rodasse o Ubuntu a partir de um Pendrive? Afinal o pendrive tem uma memória flash que é bemmmm mais rápido do que um CD ou DVD, fora que o pendrive também é bemmm mais portátil do que um CD :D.

Com o Unetbootin, nós podemos passar todos os arquivos da nossa distribuição Linux para o pendrive e podemos torná-lo bootável, para que possamos rodar essa distribuição a partir dele, isso tudo em apenas 5 cliques.

Nessa vídeo aula eu vou mostrar como utilizar o Unetbootin para rodar o Ubuntu 12.10 a partir de um pendrive.

Duas coisas importantes, o pendrive que eu estou utilizando na vídeo aula é um de 2GB, esse espaço foi suficiente para o Ubuntu 12.10 que tem pouco mais de 700MB, caso você for rodar outra distribuição Linux que tenha mais que 1GB como o BackTrack 5 por exemplo, o mais recomendável é utilizar um pendrive de pelo menos 4GB.

Quando você for executar o Ubuntu a partir do pendrive, pode ser que apareça uma tela azul com algumas opções, essa tela é do Unetbootin, caso você queira testar o Ubuntu, escolha a opção “Try Ubuntu without installing“, caso você queira instalar o Ubuntu no seu HD escolha a opção “Install Ubuntu“.

Links dessa vídeo aula:

Curso de Linux: www.mundodoshackers.com.br/secao/cursos/curso-de-linux-video-aulas

Unetbootin: www.unetbootin.sourceforge.net/

Canal MH no Youtube: www.youtube.com/user/mhplayone

Não deixem de comentar ;)!!!

46 Comentários para “Instalando o Ubuntu em um pendrive”

Guma

20 de novembro de 2012 ás 16:43hs

Apesar de seguir toda a orientação, não consigo rodar o Ubuntu de um pendrive. A “tela azul” aparece, escolho a opção de rodar sem instalar, a tela fica preta e nada acontece. Consigo apenas a partir de uma máquina virtual. O que pode estar acontecendo. Abraço. E parabens pelo site!

    21 de novembro de 2012 ás 13:32hs

    Você esta tentando rodar o Ubuntu pelo pendrive em um notebook?

    Tente utilizar outras versões do Ubuntu ou outras distribuições Linux como o Mandriva para ver se roda normal.

    Abração!!!

      Guma

      22 de novembro de 2012 ás 0:35hs

      Estou rodando em um notebook, por que?

        22 de novembro de 2012 ás 13:10hs

        O Ubuntu tem problemas para rodar em alguns notebooks, tente instalar uma versão mais antiga ou atual do Ubuntu e tente também instalar outra distribuição Linux como o Mandriva, para ver se ela roda a partir do pendrive.

        Você também pode dar uma pesquisada no Google por “Como rodar o ubuntu no notebook …”, outras pessoas que tenha o mesmo notebook que o seu, pode ter passado pelo mesmo problema e pode ter chegado a alguma solução.

        Abração!!!

      Emanuel

      20 de abril de 2013 ás 22:17hs

      Estou rodando pelo notebook qual vc recomenda

        22 de abril de 2013 ás 1:27hs

        Qual distribuição? Tente o Ubuntu 12.10.

        Abração!!!

Guma

22 de novembro de 2012 ás 20:31hs

Valeu!!!
Abraço.

24 de novembro de 2012 ás 17:23hs

boa tarde! qual maquina virtual vocês utilizam para instalar um sistema operacional?

    27 de novembro de 2012 ás 14:23hs

    Eu utilizo o VMWare para gravar as vídeo aulas, mas recomendo o VirtualBox, ele é gratuito e tão bom quanto o VMWare.

    Abração!!!

andre

28 de dezembro de 2012 ás 15:48hs

Aew Paulo.obrigado pelas aulas são todas excelentes, mas tenho uma dúvida sobre essa aula, dessa forma utilizando o Ubunto pelo pendrive os arquivos atualizados no decorrer da utilização seriam salvos, assim como novos arquivos, para serem utilizados em outras maquinas? obrigado desde ja , abraço

    28 de dezembro de 2012 ás 16:31hs

    Muitas pessoas tentarão atualizar o Ubuntu e até mesmo instalar pacotes no Ubuntu rodando pelo pendrive, porém falaram que as alterações não são salvas, então o melhor é testar.

    Abração!!!

      andre

      29 de dezembro de 2012 ás 16:47hs

      obrigado paulo , to por aqui aprendendo com vcs cara. tava procurando um lugar, e suas vídeo aulas são excelentes obrigado e parabens.

        1 de janeiro de 2013 ás 15:59hs

        Valeu André :D, seja bem vindo.

        Abração!!!

Fernando

28 de janeiro de 2013 ás 9:09hs

Geralmente quanto tempo leva para instalar?

Fernando

2 de fevereiro de 2013 ás 19:32hs

Neste caso o pendrive recebe o SO para ser explorado ou o SO fica no pendrive que nem um CD?

    4 de fevereiro de 2013 ás 20:43hs

    A distribuição Linux ficará no Pendrive como ela fica no CD, sendo live.

    Abração!!!

8 de abril de 2013 ás 8:33hs

bom dia, gostaria de saber como q faço para entra nos sites de relacionamentos;
o programa se chama kurupira gostaria de burlar ele sem q ninguem saiba q estou usando, maios gostaria de fazer sem desinstalar o programa, ja tentei com aquele de por htpps e nao deu obrigado me ajude pfvor!!!

Danilo

27 de maio de 2013 ás 18:33hs

Uma duvida, usando o ubuntu desta forma não acabaríamos com a vida útil do pendrive logo, imagino que o fluxo de dados rodados no live deve ser bem alto, e todos os pendrivers tem um determinado número de ciclos, no qual quando se grava, apaga, renomeia, move ou copia um arquivo, um desses ciclos é decrementado, claro que o numero de ciclos é monstruoso, mas se tratando de que estamos rodando um OS acho que a vida útil do mesmo pode ser encurtada bastante.
Me corrija se estiver errado.
Um abraço e parabéns pelo site, muito bom!

    28 de maio de 2013 ás 20:54hs

    Olha, que o sistema sendo rodado a partir do pendrive irá consumir um pouco da vida útil do pendrive, isso vai, mas não é algo que faça com que o pendrive fique inutilizável em questão de meses, não é tão intenso a esse ponto, pode ficar tranquilo, você tem mais chances de acabar com a vida útil do pendrive, apagando e escrevendo novos arquivos do que rodando um sistema operacional :D.

    Abração!!!

Obadias

30 de maio de 2013 ás 17:02hs

Cara guando achei seu site gostei pra caramba, ensina certo, video fica massa. ta de parabens…

Rafael

15 de junho de 2013 ás 20:18hs

Paulo,quando eu instalo o ubunto no pen drive ,vai atrapalhar meu windows 7 quando eu abrir ele (o pen drive)?
ou é so eu selecionar a versão de avaliação ,ai atrapalha o win 7 ?
aguardando resposta…

    16 de junho de 2013 ás 14:40hs

    Não, rodando o Ubuntu pelo Pendrive ou pelo CD em modo de avaliação, não irá interferir em nada no seu Windows 7.

    Abração!!!

Rafael

16 de junho de 2013 ás 22:46hs

obrigado pela resposta.valeu!

Falcon

24 de julho de 2013 ás 13:25hs

Amigo eu gostaria muito de instalar o Ubuntu no pc,mas na verdade já tive um problema a algum tempo atrás com a instalação,mas no caso tinha sido uma instalação via cd,mas até ai foi de boa,instalou legal mas na hora de finalizar(reiniciar a máquina)vixi..deu erro de gráfico e não rodava de jeito nenhum,só que ai o espertão aqui foi inventar de excluir a partição do linux Ubuntu,pqp fudi o pc,nem o windows iniciava mais lol,tive que reinstalar o windows,é o que é pior não tenho o cd pra reparar(reinstalar)ai tive que mandar a uma assistencia,a minha sorte foi que meu pc ainda estava na garantia e não tive custo,eu gostaria de saber se pra rodar alguma distro é preciso ter uma placa de vídeo offboard?(eu comprei uma e instalei))mano eu tenho tudo na mão pra fazer a instalação seguindo o seu vídeo,vi que não tem mistério,mas vou ser sincero,to com medo de fuder tudo denovo,a pergunta é: existe a possibilidade de ocorrer a mesma treta que passei instalando via pendrive?se quiser iniciar com o windows normalmente é só não conecta o pendrive?ou a cada vez que iniciar o pc devo configurar a bios obrigatóriamente?essa parada tá tensa lol,se possível manda o retorno ae,desde já agradeço,fico no aguardo.abraços.

    24 de julho de 2013 ás 18:06hs

    Bom, algumas distribuições Linux podem ter problemas com sua placa de vídeo, por isso não conseguem iniciar o modo gráfico, porém não é preciso ter uma placa de vídeo offboard para poder rodar o Linux e no caso do Ubuntu, mesmo se ele não conseguir entrar em modo gráfico, ele vai lhe dar opção de entrar no Windows ou no Linux, por isso você poderá entrar no Windows normalmente.

    Outro ponto importante também é que as distribuições Linux ativas, estão em constantes atualizações, o que inclui novos drivers genéricos para placas de vídeo de vários modelos, o que evita esse problema com o vídeo.

    Eu recomendo que você teste a distribuição Linux primeiramente pelo Pendrive, se reconhecer o vídeo tudo certinho, você tenta fazer a instalação, mas sempre seguindo os passo a passo do dual boot, veja essa aula: http://www.mundodoshackers.com.br/curso-de-linux-aula-3-fazendo-dual-boot .

    Quanto a ter que ficar configurando a BIOS após a instalação da distribuição Linux, isso não será preciso.

    Abração!!!

Falcon

21 de agosto de 2013 ás 14:46hs

Boa tarde amigo, primeiramente tenho a dizer que estou muito feliz, consegui instalar o Ubuntu 13.04 com o windows 7 sem problemas de gráfico, está rodando perfeitamente os dois sistemas, agradeço muito a vc pelo retorno as minhas perguntas, pois foi aqui no site que tirei minhas dúvidas e aqui tive tbm um incentivo para tentar instalar (vendo as aulas), show. Bom, agora princípio algumas dúvidas kk, sabe como é, novato é tenso kk. 1- Porque será que que o relógio acima na área de trabalho quase nem fica visível, tipo, aparece só a metade do relógio?. 2- Tentei instalar o google chrome mas ele não executa, não abre o navegador, andei lendo que precisaria do libudv0, beleza instalei tbm, mas mesmo assim ele não abre, o que será? 3- No momento da instalação do Ubuntu, fiz o processo de particionar o HD, deixei mais ou menos 9Gigas para o sistema (sei que até nem precisaria de tantos gigas, mas foi para garantir que não viesse a ocorrer algo kk)e na outra partição (p/ o Ubuntu) coloquei 40gigas para meus arquivos, mas já que gostei muito do Ubuntu, queria aumentar esse espaço de 40gigas, pois ainda tenho 190gigas para o windows, como poderia fazer isso sem corromper nenhum dos dois sistemas? flw era isso, desde já agradeço pelo retorno. Abraços.

    21 de agosto de 2013 ás 15:39hs

    Fico feliz em saber que deu tudo certo :D, o Ubuntu realmente é um dos melhores sistemas Linux.

    Bom, o relógio deve estar desajustado na sua tela, tenta arrastá-lo como se fosse aumentar uma janela.

    Para instalar o Chrome, antes de tudo é preciso saber que os sistemas Linux tem seu próprio tipo de arquivo binário, por tanto, o .exe do Microsoft Windows não serve no Ubuntu, então quando você estiver procurando por programas (pacotes) para Linux procure pelos formatos .tar.gz, .tar.gz2, .deb, .rpm, etc, nada de .exe. Você também pode tentar instalar o Chrome e qualquer outro programa para Linux através do prompt de comando utilizando o comando: sudo apt-get install por exemplo: sudo apt-get install chrome esse comando irá solicitar a senha da sua conta de usuário e já irá instalar possíveis dependências como a biblioteca “libudv0”. De uma olhada em nosso Curso de Linux Gratutio: http://www.mundodoshackers.com.br/secao/cursos/curso-de-linux-video-aulas

    Quanto a separar mais espaço para o Ubuntu, se você quiser tirar mais espaço do Windows, será preciso redimensioná-lo novamente, isso não é recomendável, então eu recomendo que você deixe como esta.

    Abração!!!

      Falcon

      22 de agosto de 2013 ás 19:22hs

      Mais uma vez obrigado amigo, em relação ao relógio, de fato não consegui mover ele com o mouse, mas consegui fazer com que ele fique mais visível (não totalmente, mas melhorou muito) inseri dia da semana e mes, assim ele centralizou mais um pouco, desculpe encher com mais dúvidas mais uma vez, mas agora não é em relação ao uso do ubuntu (tipo, algum problema), e sim como eu poderia proceder quem sabe futuramente, assim.. meu HD é de 320Gigas, atualmente estou usando apenas 40Gigas na pasta /Home, acredito que a melhor forma de aumentar (pelo que entendi) o espaço para o Ubuntu seria formatar a máquina e instalar o windows do zero e logo após particionar o HD (colocando mais espaço para o Ubuntu, ou até mesmo particionando o HD durante a instalação (formatação) do windows), na sua opinião desses 320Gigas, quanto seria bom eu deixar para o ubuntu ou até mesmo outra distro do Linux (caso seja de meu gosto)? Obs: gostei muito de estar usando desde já o software livre, por isso pretendo continuar a usar o mesmo daqui pra frente. Obrigado pelo retorno. Abraço.

        30 de agosto de 2013 ás 22:09hs

        Na verdade, 40GB já é suficiente para o Ubuntu, se você for utilizá-lo em seu dia a dia, tipo, armazenar músicas, fotos, vídeos, arquivos, etc, uns 100GB seria o suficiente, dependendo é claro do tipo de arquivo que você salvaria no Ubuntu.

        Abração!!!

paulo .m

14 de setembro de 2013 ás 1:13hs

bom estou rodando unbutu 12.04 faz um ano num net book de 10″ que o disco avariou e eu retirei por completo como tem leitor de sd card resolvi rodar o linux do cartão sd a minha experiencia é esta.abro correspondecia toda redes sociais vejo videos baixei skipe e roda tudo certo salvo pequenos ruidos que penso não serem de problemas de funcionamento tenho o mozila tudo certo roda tudo como um pc normal estou satesfeito mas esta reciclagem de um pc parado por disco tem um problema como so se pode atribuir pouco espaço ao casper ao fim de uma utelização mais intenciva ou de se instalar mais 1,2 pacotes aplicações tem de se formatar novamente e instalar novamente para a utelização que dou ler correio e redes sociais ,portatil leve e sem disco que possa avariar com pancadas conexão as redes wireless livres desponiveis free cafes ,escola,utelizo como ferramenta na universidade pois a versão 12.04 desktop versão que uso ja tem ferramentas tutalmente compactiveis com office do windows exel ,word, pw.point com este tipo de uso formato o cartão de 3 em 3 meses mas como tenho dois pcs que iam para o lixo por disco novo não ser uma opção valida fiquei com eles a custo zero utelizo uma pen de 8 gigas para arquivo espero que a minha experiencia possa ser util a quem tenha possibilidade de aceder a uma maquina em semelhante circunstancia a minha é um ship atom com 1 giga de ram ecrân de 10″muito semelhante aos asus hp etc

Nelson

17 de setembro de 2013 ás 23:31hs

Ola Paulo!
primeiramente gostaria de parabenizar voce pelos videos e aulas, são todas muito boas!
experimentei o linux ubuntu 13.04 e achei muito melhor do que o proprio windows 7 que eu tinha, porem eu preciso utilizar alguns programas como endenote, ou graphpad prism que eu nao encontrei para o linux.
voce sabe me informar se ha possibilidade de conseguir instalar esses programas mesmo eles sendo para windows? e se por acaso eu instalar o linux nao ha possibilidade de utilizar, ao mesmo tempo, ferramentas do office 2007 no linux?

muito obrigado pela ajuda!

    18 de setembro de 2013 ás 17:22hs

    Olha tem uma ferramenta que emula o algumas bibliotecas (dll) do Windows no Linux, o que acaba tornando possível a execução de programas para Windows (.exe), porém o resultado não é tão bom, pois dependendo do programa que estiver sendo emulado, ele pode ficar travando ou agindo de forma indevida, então o que eu sempre recomendo é fazer um dualboot (http://www.mundodoshackers.com.br/curso-de-linux-aula-3-fazendo-dual-boot) para que você possa ter o Windows e o Linux no mesmo PC, ou usar uma maquina virtual para rodar o Windows dentro do Linux, nesse caso eu recomendo a maquina virtual VirtualBox.

    Abração!!!

8 de novembro de 2013 ás 21:58hs

Gostei do vídeo ! Muito esclarecedor !
não tive duvidas em nada…
Vou fazer agora !

Maurilio

9 de novembro de 2013 ás 19:43hs

Eh Meu Rei, achei interessante o vídeo.
No meu Notebook trabalho com os 2 sistemas , mas se fosse da minha vontade
usaria só o Linux. Mas pena que ainda dependo de alguns programas do W7.
Desde já fico grato pela Teleaula
Abração

Luciano

26 de janeiro de 2014 ás 18:34hs

Instalei o ubuntu para acessar o diretorio do windows 7, mas a pasta System32 aparece vazia. Poderia me ajudar, sobre o que devo fazer?

    26 de janeiro de 2014 ás 18:48hs

    Como a system32 tem muitos arquivos e pastas, o Ubuntu demora um pouco para carregar todos os arquivos, espere uns 3 ou 4 minutos que as pastas e arquivos irão aparecer.

    Abração!!!

Luciano

27 de janeiro de 2014 ás 9:46hs

Caríssimo, acho que estou fazendo errado. Não encontrei, ou pelo menos não percebi, essa área “sistema de arquivo”. Entrei por “volume de 1TB”, e daí fui na pasta Windows. Tentarei fazer novamente hoje à noite.
Agradeço mais uma vez à atenção!

Luciano

28 de janeiro de 2014 ás 16:11hs

Consegui acessar o diretório. 🙂
Obrigado pela ajuda!

elizeu

21 de abril de 2014 ás 20:31hs

Saudações! meu amigo nao estou conseguindo instalar programas rodando o ubuntu no live no pendrive,não é possível,ou estou fazendo algo errado,muito obrigado amigos. Suscesso!

    22 de abril de 2014 ás 15:31hs

    Esta aparecendo algum erro ou algo do tipo?

    Abração!!!

EVA

4 de novembro de 2016 ás 9:46hs

Como faço para em meu notebook continuar com o windows e acrescentar Ubuntu nele para assim ter os dois no meu computador?

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: O prazo de entrega dos Correios é de 3 a 5 ...
  • Will HyraL: Já realizei a compra, demora muito para che...
  • Paulo Tacio: Eu que agradeço sua visita, acompanhe nossa...
  • Paulo Roberto: Agradeço sua explicação foi muito útil. Se ...
  • Lucas yagami: Sim pelo fato de eu não estar na hora que o...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens