Instalando o Arduino no Windows 7



Como eu disse no post anterior sobre Arduino (clique aqui para ver o post), o Arduino é uma plataforma de desenvolvimento voltada para o publico que tem uma boa ideia envolvendo eletrônica digital microcontrolada, mas não tem conhecimento em programação e nem em eletrônica. Essa plataforma consiste na placa Arduino (hardware) que contém o microcontrolador Atmega + componentes necessários para alimentá-lo e programá-lo, com essa placa, fica fácil passar um programa para o microcontrolador, afinal não será preciso programadores e nem ficar montando circuitos extras, além disso essa mesma placa também contém todos os pinos de saída do microcontrolador, o que possibilita que você apenas ligue esses pinos usando jumpers em outros componentes como leds, sensores, relês, transistores, shields, etc.

Além da placa arduino, o Arduino também é composto por uma IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento), o que vem a ser um interpretador da linguagem de programação adotada pelo Arduino (C++) além de um compilador que é encarregado de gerar o hexadecimal do seu código e enviá-lo para o Arduino, ou seja, é através dessa IDE que nós devemos desenvolver nossas firmwares (programas) e também é através dessa IDE que nós vamos passar essa firmware para o microcontrolador.

Nesse tutorial, eu vou mostrar como fazer a instalação da IDE do Arduino no Windows 7, porém o processo deve ser o mesmo para outras versões do Windows como XP, Vista ou 8.

Primeiramente faça o download da IDE Arduino clicando aqui. Lembrando que a IDE do Arduino esta disponível para Windows, Linux e MAC OS X.

1- Clique duas vezes no ícone do Arduino, feito isso clique em “Sim” na tela que abriu, essa tela só deve aparecer no Windows Vista, 7 e 8.

2- Clique em “I Agree” (Eu aceito).

3- Clique em “Next” e em seguida “Install“.

Durante a Instalação, deve aparecer uma mensagem do Windows perguntando se você quer instalar um software de dispositivo, você deve clicar em “Instalar“, pois o Arduino utilizará esses softwares mais tarde.

Clique em “Close“.

Pronto, o Arduino foi instalado, agora é só executá-lo através do ícone que foi criado na Área de Trabalho ou clicando em “Iniciar/Todos os Programas/Arduino“.

Nos próximos tutoriais e vídeo aulas que eu vou postar aqui no Mundo Dos Hackers sobre Arduino, nós já vamos partir para a programação, e desenvolvimento de alguns circuitos :D.

Não deixem de comentar ;)!!!

4 Comentários para “Instalando o Arduino no Windows 7”

30 de maio de 2013 ás 19:28hs

Muito bom o tutorial!! Parabéns pela iniciativa!

Roberto Thiede

31 de maio de 2013 ás 14:46hs

Boa tarde caro Paulo. Belo tutorial !!!

Se quiser utilizar alguns dos meus vídeos para demostração para a galera, fique a vontade.

https://www.youtube.com/user/thiede10 esse é meu canal tem alguns vídeos lá de eletrônica …

Esse aqui é meu projeto final do curso de automação industrial.
https://www.youtube.com/watch?v=TKyEBsZXtcY

Forte abraço e bom estudos para todos!

    31 de maio de 2013 ás 20:40hs

    Valeu Roberto!!!

    Muito bom seu projeto, parabéns.

    Abração!!!

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Olá! Sim esta atualizado, liberamos o link ...
  • roberto: o curso está atualizado para 2017? Os "CD" ...
  • Anonimous: CLARO QUE DA! DEIXA DE SER IGNORANTE.. É ...
  • Elocard: O meu aparece vários: adaptador Ethernet E...
  • Paulo Tacio: Sim, vale a pena e sim aprende segurança e ...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens