Hackers podem danificar HD usando apenas o som



Os HDs (Hard Disk) dos computadores são discos magnéticos que gravam os dados binários em forma magnética, para isso o disco do HD roda a uma velocidade alta, cerca de 7200 rpm ou mais, essa rotação é feita tanto para gravação quanto para leituras de dados, e é extremamente sensível, já que qualquer ruído poderia causar falsos positivos em dados além de acabar danificando o disco, por isso toda a produção do HD é extremamente delicada e o mesmo possui uma forte blindagem e sensores de queda para evitar que o disco seja danificado em vibrações do computador, notebook ou qualquer outro dispositivo, além de possíveis quedas do disco rígido, mas se você acha que a única forma de danificar um HD é tacando-o no chão você esta enganado.

Pesquisadores da Universidade de Zhejiang descobriram que sons em uma determinada frequência, pode causar o travamento de um sistema operacional rodando em um HD e em alguns casos, pode até mesmo danificar o HD inutilizando-o. A frequência sonora utilizada durante os testes foi de 5kHz a 115,3 dB (decibéis), sendo que o mau funcionamento completo do HD ocorreu quando o som chegou a 117,2 dB, para tal o som foi reproduzido por 45 segundos com o alto falante bem próximo do HD.

O teste foi feito com HDs de várias marcas, dentre elas as mais famosas: Seagate, Western Digital e Toshiba. Os HDs de todas as marcas apresentaram problema ao reproduzir o som perto deles, tendo que haver uma reinicialização do sistema para que tudo voltasse a funcionar e em alguns casos, o teste causou até mesmo danos físicos ao disco que puderam ser observados a olho nu.

Segundo os pesquisadores esse problema ocorre pela vibração mecânica que o som causa, no cabeçote de leitura do HD, além disso sons ultrassônicos poderiam causar falsos positivos no sensor de choque dos HDs, o que faria com que o HD se auto travasse.

Essa técnica utilizada pelos pesquisadores pode ser utilizada por hackers, para causar travamentos de sistemas ou até mesmo inutilizar dispositivos que utilizem HDs, como em notebooks e até mesmo em computadores, as caixas de som ou alto falantes ficam bem próximos do HD, o som de ataque poderia ser reproduzido até mesmo através do navegador web da vítima, além disso, dispositivos de segurança como câmeras, que utilizam o armazenamento de imagens e vídeos em HDs, poderia sofrer esse tipo de ataque, para que o dispositivo não consiga fazer a gravação dos dados.

Para corrigir o problema, os pesquisadores sugeriram que sensores de “ataque” fossem implementados nos HDs, para que o mesmo saiba identificar a frequência do som como sendo um ataque e tomar medidas preventivas, claro que com popularização dos SSDs, é bem capaz que nenhuma fabricante de HD implemente essas medidas de segurança.

Gostou dessa matéria? Então comente e compartilhe ;-)!!!

1 Comentário para “Hackers podem danificar HD usando apenas o som”

3 de junho de 2018 ás 22:42hs

Estava procurando esta oportunidade para aprender sobre este assunto na era digital. O material será muito importante para mim.

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Paulo Tacio: Você pode adquirir o curso completo, ou sej...
  • Paulo Tacio: O curso é por CD ou link para download, as ...
  • Juan: O curso ele e todo feito pelo CD ou tem aul...
  • Matheus: Tenho tres perguntas: Vi que só posso compr...
  • Paulo Tacio: Olá! Sim, você pode adquirir cada módulo e...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens