Curso de Hacker Mundo Dos Hackers

Hackers infectaram mais de 1 milhão de PCs Asus



Uma das coisas que nós do mundo dos hackers mais recomendamos em nossos posts, é que você sempre mantenha seu sistema operacional, firmware e programas atualizados, afinal são através das atualizações lançadas pelas desenvolvedoras dos hardwares e softwares, que brechas de segurança e bugs são corrigidos, mantendo assim o seu dispositivo sempre seguro contra invasores, eu ainda mantenho essa recomendação, mas o que venho noticiar aqui nesse post é algo digamos que um pouco contraditório :D.

Pesquisadores da Kaspersky Lab descobriram que hackers conseguiram aplicar um golpe sofisticado na fabricante de computadores e componentes ASUS, onde foram capazes de utilizar os próprios servidores da companhia para enviar vírus através de atualizações fornecidos pela própria ASUS. Ao que parece com o acesso privilegiado ao servidor comprometido da ASUS, os hackers conseguiram espalhar um malware do tipo backdoor, através de sua ferramenta oficial de atualizações. Segundo os pesquisadores da Kaspersky com o ataque os hackers podem ter infectado cerca de um milhão de computadores ASUS com o sistema operacional Windows, ainda segundo os pesquisadores, os hackers conseguiram efetuar o ataque por pelo menos 5 meses, antes que a companhia taiwanesa descobrisse o servidor comprometido e bloqueasse o ataque. Em nota a ASUS informou que esta ciente do ataque e que ao contrário do que os pesquisadores da Kaspersky afirmaram, o numero real de maquinas infectadas foram “apenas” 600.

Com esse ataque, ao instalar uma atualização em seu computador ASUS com o Windows, o usuário acabava instalando também o backdoor, feito isso o malware entregava o controle do sistema para os invasores.

Os malwares do tipo backdoor, como o próprio nome já diz (porta dos fundos), abrem uma “porta” para que o invasor entre no sistema da vítima, essa porta pode ser um servidor ou cliente que permita um acesso remoto através da Internet, ou um outro vírus que faça o mesmo. Nesse caso especifico para encontrar as máquinas alvo, o malware fazia buscas por meio do MAC dos computadores, quando o alvo era encontrado ele alertava um servidor de comando e controle dos hackers, para que o backdoor fosse liberado para a maquina.

Segundo o Diretor da Kaspersky Vitaly Kamluk: “Esse ataque mostra que o modelo de confiança que estamos usando com base em nomes de fornecedores conhecidos e na validação de assinaturas digitais não garante que você estea protegido contra malware”.

Maiores informações e detalhes técnicos sobre como os hackers conseguiram efetuar essa arrojada infecção em massa, serão apresentados pela Kaspersky no próximo mês, em um evento chamado Security Analyst Summit que acontecerá em Singapura.

Claro que apesar desse ataque ocorrido nos servidores da ASUS que acabou comprometendo as atualizações oficiais da companhia, as atualizações de segurança fornecidos pelas desenvolvedoras dos hardwares e softwares que você utiliza ainda são essenciais para que você mantenha o seu computador seguro e livre de ameaças, então a menos que o seu PC seja ASUS instale todas as atualizações :D, brincadeira, a ASUS já corrigiu as brechas em seus servidores, então pode instalar as atualizações da ASUS sem medo :D.

Eae o que você achou dessa invasão? Deixe seu comentário abaixo ;-)!!!

Nenhum Comentário para “Hackers infectaram mais de 1 milhão de PCs Asus”

Deixe seu Comentário

Comentários Recentes

  • Jailson: Oi amigo vc pode me ensina ou ajuda mesmo p...
  • Fabiano Junio: Boa noite, gostaria de montar seu projeto, ...
  • Sorriso :D: Como a própria publicação fala, para tornar...
  • Valnei: Clonei o whatsapp como na descrição, porem...
  • raphael: Eu testei ele pega o IP de conexão que o pr...

Galeria de Imagens

Ver mais imagens